quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Dicas para Estudar para o Vestibular




Quem já encarou um concurso público ou vestibular conhece o desafio de ter que estudar e memorizar muita coisa. Decorar os fatos e os detalhes da História Geral e do Brasil já é algo complicado: afinal, são séculos e séculos para se decorar. Porém, História é apenas uma dentre diversas disciplinas que devemos estudar para o vestibular e demais concurso públicos. 

Como podemos ter um melhor aproveitamento nessa hora crítica? Veja, agora, algumas dicas para o seu estudo:


1) Aprenda a ler 

Muita gente não sabe ler. Muitas pessoas sabem pronunciar as palavras, mas literalmente não entendem o que estão lendo. Para ler de verdade é preciso entender o que está lendo. Geralmente, numa leitura superficial e desatenta, as pessoas se esquecem do que leram em questão de segundos (quando entendem alguma coisa). 

Logo, mais importante do que ler é reler É preciso ter paciência e disciplina para evitar as leituras superficiais. Isso se aplica muito nas disciplinas sociais e humanas, recheadas por muitos textos. Jamais avance para o próximo parágrafo sem relê-lo. Não é o cérebro que o ajuda a reter informações, mas sim é você que o ajuda a memorizar. Portanto, crie o hábito de reler tudo o que você ler. É a releitura que faz efetivamente a fixação do conteúdo na mente. 

2) O professor é você 

Depois de ler, reler e entender um determinado assunto ou capítulo, você pode explicá-lo para si próprio. Há um pensamento interessante que afirma que "ensinar é a melhor coisa para aprender". Logo, tome o lugar do professor e dê uma pequena aula para você mesmo. Explique o assunto como se tivesse alguém ao seu lado que não soubesse nada a respeito dele. É nesse momento que as dúvidas aparecem e são resolvidas. E dúvidas resolvidas ajudam na compreensão e também na memorização dos tópicos mais importantes. Às vezes, não conseguimos nos lembrar de um conceito específico, mas conseguimos chegar até ele por meio do raciocínio lógico proveniente da lembrança de uma dúvida esclarecida. Nas matérias exatas, por exemplo, nós podemos até nos esquecer da fórmula de uma equação, porém podemos chegar até ela se tivermos entendido a definição, o conceito. 

3) Resumão 

Depois de ler, reler e explicar para você mesmo, faça um resumo do que você aprendeu. Resumir é uma manteira de se estudar pela segunda vez e é algo importantíssimo para os estudos, especialmente para as matérias não-exatas. Você também pode resumir enquanto explica a matéria para você mesmo (unir esse tópico ao anterior). Outra maneira é ir resumindo na primeira leitura e, após reler o texto original, você volta para o resumo e complementa o seu estudo. 

Use as ferramentas da releitura, da técnica autoexplicatória e do resumo da maneira como achar melhor. 

4) Simulados 

Para as matérias exatas, não há outra saída: a melhor maneira de estudar é através dos exercícios. Faça as listas de exercícios do livro ou da apostila, mas sempre atente ao seguinte: siga um nível crescente de dificuldade. Não adianta começar num alto nível de dificuldade nem perder tempo patinando nos exercícios básicos. No caso de vestibular e de concursos públicos, refaça o maior número possível de provas antigas. Se você não estiver preparado para encarar questões de vestibular, então faça uma revisão, comece pelo básico e reveja os conceitos fundamentais. Não adianta partir para cima das provas antigas sem ter passado pelos exercícios mais simples, que têm o propósito de fixar os assuntos. E também não adianta encarar um concurso sem ter feito uma única prova antiga. É preciso compreender o estilo do concurso e se familiarizar com o ritmo de prova. 




Ainda há outros aspectos fundamentais para um bom estudo, como por exemplo: planejamento, organização, local e horário, tempo, concentração e descanso. Leia o edital de seu concurso e liste todos os tópicos do conteúdo. A partir daí, estabeleça um quadro de estudo semanal, organizando os estudos em cada dia da semana e o cumpra rigorosamente. Encontre o melhor local e o melhor horário para estudar e procure se concentrar ao máximo possível.  Procure estudar descansado: virar a noite e passar dos limites só trará mais prejuízo. É o mesmo que jogar tempo fora. Procure também maneiras para o incentivar a ter mais interesse pelos assuntos. O YouTube está repleto de video-aulas de diversos assuntos. Às vezes, é interessante tentar algo novo, principalmente quando estimula o estudo por outros tipos de mídias, o que o torna mais dinâmico. Outra maneira excelente de estudar é o estudo em grupo, que ajuda a manter o foco e o interesse. 




Nenhum comentário: