sábado, 22 de junho de 2013

O que é Pirâmide Financeira?


João teve uma ideia brilhante: espalhou pela internet uma propaganda que diz "descubra como ganhar dinheiro na internet". Pedro ficou maravilhado com a propaganda e João cobrou 100 reais para ensinar a ele a técnica. Ao receber o pagamento, João fala para Pedro: "a técnica é a seguinte: você precisa fazer propagandas convidando as pessoas a ganharem dinheiro na internet. É só isso!". E aí, Pedro repete o feito de João, espalhando propagandas sobre como "ganhar dinheiro na internet". Aí Pedro vende a ideia de "ensinar a ganhar dinheiro na internet ensinando a ganhar dinheiro na internet" para outras pessoas, que por sua vez irão lucrar com outras e mais outras pessoas. 

O melhor de tudo: João ganha uma porcentagem nos lucros de Pedro, que por sua vez ganha uma porcentagem nos lucros de vendas de seus compradores, que por sua vez ganharão uma porcentagem nos lucros de seus compradores, que por sua vez... 

Ou seja: você ganha dinheiro se você conseguir vender a ideia para outras pessoas e terá lucro em cima das vendas dessas outras pessoas, como uma espécie de pirâmide. Isso quer dizer que, quanto mais cedo você entrar no esquema, mais lucros você irá obter porque você terá indiretamente muito mais compradores por meio dos outros compradores. 

 No sistema que João montou, tudo dependerá da quantidade de pessoas envolvidas. O problema é que... quanto mais gente entrar nessa rede, mais difícil será conseguir novas pessoas... Então, os últimos que entram no esquema não conseguem mais vender o "ganhe dinheiro na internet" porque milhares já compraram e milhares já conhecem o esquema. E aí, o que acontece? Resposta: o dinheiro para de entrar e a rede entra em colapso. 

Esse fenômeno é conhecido como Pirâmide Financeira. É um modelo financeiro que depende do recrutamento progressivo de outras pessoas para fazer o negócio funcionar. Chega um momento que não há mais como recrutar porque já são milhares e milhares de pessoas envolvidas no esquema e, assim, a pirâmide quebra. É por isso que Pirâmide Financeira é crime, é uma fraude. 

Principais características de uma pirâmide financeira:

# Promessa de muito lucro 
# Envolve bônus e lucros em cima do recrutamento de novos clientes (porque é isso que faz a pirâmide funcionar)

A Pirâmide Financeira é um golpe que já existe por um século. Como ela é uma fraude, ela geralmente aparece mascarada, envolvendo a comercialização de algum produto concreto, por exemplo. Quem entra antes no sistema (ou seja: quem está perto do topo da pirâmide) ganha muito dinheiro, enquanto que a grande parte da pirâmide perde. 

Sempre que você tiver a oportunidade de entrar em algum negócio, se pergunte: "da onde sai o lucro"? Não existe sistema onde você aplica o dinheiro e ele magicamente lucra sem causar gasto para alguém. O dinheiro que você lucra não caiu do céu, mas sim do bolso de alguém. Sempre que alguém lucra quer dizer que outros perdem ou gastam. E, também, observe a questão da sustentabilidade: negócio sustentável é aquele que obedece a algum tipo de ciclo harmônico de gastos e de lucros. A fonte da pirâmide se baseia primordialmente no recrutamento de novas pessoas por níveis. Cedo ou tarde, não será possível recrutar mais ninguém e aí os picaretas que estão no topo abandonam o navio antes dele afundar.