terça-feira, 18 de junho de 2013

Dicas para acordar cedo

Acordar cedo pode ser uma grande tortura, desde que você realmente queira isso. Afinal, pequenas dicas podem ajudá-lo a tornar esse suplício um pouco menos doloroso, além de evitar perder a hora, que é algo terrível. 





É claro que a primeira coisa para acordar cedo é dormir cedo. Bem, isso é óbvio e... é algo que eu raramente faço por conta de minhas tarefas e responsabilidades. E antes de ingressar na maluquice do ensino superior e da pressão do Ensino Médio para me preparar para construir o meu futuro eu também costumava dormir tarde. Ou seja: dormir cedo não rola. Não curto muito. Nunca curti. 

Então, vamos ao plano B: o dilema da soneca. A opção "soneca" é uma faca de dois gumes e, por isso, depende de cada pessoa. Comigo, o soneca não rola. Não curto não... O celular fica despertando a cada minuto e eu fico apertando o "soneca" sempre pensando que terei mais um minutinho pra dormir... Já para outras pessoas, essa técnica de acordar a cada minuto com o "soneca" do celular pode dar certo. 

Se você também não curte muito o soneca vamos, então, ao plano C: programa milhas. O programa milhas nada mais é do que você colocar o seu despertador ou celular a milhas de distância de sua cama, sendo preciso se levantar para desligar o aparelho. Então, ao se levantar, a probabilidade de você conseguir ficar acordado aumenta bastante. Caso contrário, se você não se levantar, você provavelmente continuará acordado, ouvindo o alarme. 

Então, nesse ponto, o plano C apresenta dois complementos. O primeiro complemento é fundamental: se refere à escolha do alarme do celular. Tem gente que costuma colocar toques agradáveis ou bonitos. Até baixam música para servirem de trilha sonora. Esses estão fadados a permanecerem em "berço esplêndido". Meu filho, o toque de celular deve ser irritante, chato e, sobretudo muito alto! Você tem que tomar um susto ao ouvir o alarme e, logo depois, você deve ficar irritado ao ouvir o som dele. Só assim você reunirá forças e energias para batalhar contra as forças da profunda sonolência e conseguir se levantar da cama! O segundo complemento é: acenda a luz do quarto ou abra as janelas. Como eu tive épocas em que eu acordava às 5 da manhã, não adiantaria nada abrir as janelas (estava tudo escuro). Portanto, acenda a luz e se sente numa cadeira enquanto você se recupera do sono. A luz é poderosa! 

Se você não conseguir acordar com o plano C e os seus complementos, então o problema é seu eu não sei mais o que fazer. 

Para mim, o plano C é o mais eficaz e sempre dá certo. Eu acordo no susto e corro para desligar o celular. O segredo está no toque do alarme... Vai por mim. Isso funciona. 

Existem outras dicas que podem ajudar a você não ficar com aquela cara mal-humorada típica de quem acorda cedo (como a minha), como por exemplo:




*não deixar nenhuma tarefa que possa ser feita antes de dormir (como lavar a louça, arrumar e passar a roupa pra sair). Imagine você acordar e pensar: "tenho que fazer isso, aquilo e aquilo outro". Você já vai começar o dia mal, fazendo coisas que você poderia ter feito antes de dormir. Deixe sua roupa pronta, por exemplo. Não há nada tão agradável como acordar de manhã e ver a roupa passadinha da silva pendurada no cabide. Por outro lado, imagine acordar e pensar: "poxa, eu preciso ainda arrumar minha roupa!". Seu dia já começa mal...  

* acostume-se com os horários. Não há nada tão eficaz como você se programar a dormir a uma determinada hora e acordar em outra. Quando isso acontece, a pessoa é capaz de acordar sozinha no mesmo horário que ela está habituada, sem precisar de alarme ou qualquer outro estímulo (já aconteceu comigo várias vezes). Nas férias, porém, pela falta de rotina eu costumo trocar o dia pela noite até trocar a noite pelo dia novamente. Bem... mas é férias, né? 

* tome cuidado com as armadilhas do "dormir tarde". Você pode dizer: "ah, eu vou dar uma olhadinha na TV e aí eu já vou dormir". E então, essa "olhadinha na TV" dura muito mais do que você imaginava e você acaba indo dormir tarde. 

E entre outras dicas, podemos abordar a sua qualidade de vida: atividades físicas, beber água e blá-blá-blá... Manter o corpo funcionando de modo adequado, com saúde e qualidade, obviamente irá ajudar você a acordar cedo. 

Mas em termos práticos, eu prefiro mesmo é o plano C. 

Vai por mim.

Ele é quase infalível ;)

Nenhum comentário: