domingo, 19 de junho de 2011

Dúvida do internauta

Olá povo,

Hoje vou responder uma pergunta dos nossos internautas (para enviar sua dúvida, basta usar o formulário de contato no final do Blog do Gramaticando ou do VinicBlog).

E a pergunta é: "É correto usar a expressão 'que nem' no lugar do 'como'?" 


O Gramaticando respode: SIM, mas cuidado com as circunstâncias.

Abaixo, vem a explicação:


A expressão "que nem" pode funcionar sim como uma conjunção subordinativa comparativa (em outras palavras, estabelece uma ligação entre a oração subordinada adverbial com a principal). 

Em outras palavras, tem o mesmo valor de "como". 

Porém, lembro-te que "que nem" (principalmente) e "como" devem ser evitados em redações e dissertações, por exemplo. São expressões mais coloquiais (do povão). 

"Frederica correu do cachorro que nem o carteiro"

"Frederica correu do cachorro como o carteiro". 

Veja que o uso do "que nem" e do "como" é mais característico da fala, da linguagem coloquial: não soa muito bem, não fica muito bonito. Numa dissertação, tu poderias escrever:

"Frederica correu do cachorro do mesmo modo que o carteiro correu dele". 
"Frederica correu do cachorro da mesma forma que o carteiro correu dele". 



Veja que está mais "chisk", por assim dizer. Está mais... completo, entende? Usar "que nem" ou "como" poderia resultar numa perda de pontuação em "adequação vocabular" numa dissertação.   

Para enviar sua dúvida, basta fazer a pergunta no nosso formulário de contato ao final do blog.

Acesse o Blog do Gramaticando: blogdogramaticando.blogspot.com

Imagem: caninablog.wordpress.com

Um comentário:

PAULO CESAR VELOSO disse...

VINIC:
AO PERCEBER QUE A PALAVRA TRIUNFO, EXERCE SOBRE TODAS AS OUTRAS, UMA IMPORTANTE DESIGNAÇÃO DE CONQUISTA, E SENDO SABEDOR DE SEUS FEITOS, É PRIMORDIAL QUE VOCÊ SEJA SEMPRE LEMBRADO COMO UM AMIGO QUE NUNCA DEVEMOS ESQUECER...
VOCÊ É PARA MIM UM IRMÃO QUE EU GOSTARIA DE TER...!
SEU MALUCO, FIQUEI PERDIDO NO TEMPO COM MEUS FANTASMAS E DEPRIMIDO COM À POLÍTICA, QUE SÓ FAÇO É COMENTAR NO CONGRESSO EM FOCO, E JÁ ESTOU CANSADO DAS MESMAS COISAS, POIS, ESCREVO COM TODA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E UM DIA VOU ACABAR NUM VELHO PORÃO DOS TRAIDORES DA PÁTRIA E MORRER PELAS MÃOS DA CORRUPÇÃO...
COLOQUEI NA CABEÇA QUE AGORA SÓ IREI COMENTAR AS MATÉRIAS DA MÁRCIA DENSER E DO RUDOLFO LAGO. POIS, NA VERDADE DOS FATOS, E NO CUMPRIMENTOS DOS ATOS, SÓ QUERO ME ENVOLVER COM ESSES DOIS COLUNISTAS.
SEI QUE VOCÊ É UM CARA ESPETACULAR E QUE SUA INTELIGÊNCIA ESTÁ ACIMA DA MÉDIA, POIS, AO LONGE FINCO MINHA BANDEIRA E COM TODA EXPRESSÃO DE AFETO E CARINHO FRATERNAL, NÃO ME DEIXO E NEM ME DOU O DIREITO, DE ESQUECER DO MEU MAIOR AMIGO...!

UM ABRAÇÃO, UM BEIJO EM SEU CORAÇÃO, MEU IRMÃO...!

VELLOSO2008