domingo, 24 de abril de 2011

O que fazer num incêndio?



Entenda o que você deve fazer e o que não se deve fazer num incêndio, pois lidar ou brincar com fogo pode custar muito caro. Você estaria preparado para enfrentar um? Leia essa postagem cedida pela tradicional série “E Agora!? O que Fazer?”




(continua...)



Fogo em Casa:

1) Como medida padrão, é de se esperar que você chame imediatamente os bombeiros e faça todo mundo sair o mais rápido possível, principalmente crianças e idosos.

2) Não se arrisque para salvar objetos pessoais. O fogo sempre tem como te surpreender e ele pode aparecer em qualquer lugar, principalmente quando você voltar ao quarto para pegar seu relógio de ouro, olhar para trás e se deparar com o corredor em chamas do nada, te deixando preso. Lembre-se de que ele se espalha muito rápido: quase tudo é combustível.

3) Se tiver muita fumaça, engatinhe ao invés de tentar correr em pé, sem enxergar nada e morrer sufocado. Tente improvisar uma máscara usando um lenço ou toalha molhada. Tente se manter o mais perto do chão possível.

4) Feche as portas ao sair. O fogo precisa de oxigênio para se propagar. Deixar as portas e as janelas abertas arejam o ambiente, deixando o oxigênio uma fonte inesgotável para alimentar o fogo.

5) Se você pegar fogo, atire-se no chão e role sobre si mesmo. Desse jeito, você estará abafando e privando o fogo do consumo de oxigênio.

Num lugar com porta fechada:

1) Não abra a porta se ela estiver quente. Se a maçaneta ou ela estiverem quente, então não queira saber o que o aguarda atrás dela.

2) Faça o possível para evitar a entrada de fumaça por baixo da porta. Use toalhas e panos molhados para vedá-la por baixo.

3) Vá para a janela: saia (óbivio) ou, se não puder (prédio, por exemplo), fique na janela gritando por ajuda e respirando antes da fumaça tomar o recinto por completo.

4) Se a porta não estiver quente, verifique vem fumaça por baixo. Só então, a abra devagar e com todo o cuidado do mundo.

Cuidado:
Nunca jogue água se os aparelhos elétricos estiverem pegando fogo. Existem várias classificações de incêndio para cada tipo de material (A a D) e cada extintor para cada caso. Não se aventure em pagar o fogo se você não tem esse conhecimento: simplesmente, abandone o local mais rápido possível.