quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Como ir bem nas notas do colégio

Em breve, as aulas vão começar, as férias acabar e você não quer começar com o pé direito fazendo aquela coletânea de notas baixas até pegar o ritmo das aulas novamente, certo? Vasculhamos nossos 4 anos de arquivos e encontramos algo bacana para você.

A postagem que você vai ler a seguir faz parte da série "Como Estudar", publicada pelo VB em 2010. Acesse essa e muitas outras séries no menu de séries de postagens, clicando AQUI. Boa leitura.




Se você está enrolado nas notas do colégio, você precisa estudar. Ninguém estuda por você. É chato ouvir isso, mas é a pura verdade. Confira o post abaixo:

1ª) Quando estudar?

Ao invés de passar a noite toda estudando na véspera da prova como um condenado, tire pelo menos uma hora todos os dias para revisar o conteúdo das aulas. Só isso basta! Separe uma hora, o que custa? Nesse tempo, pegue seus cadernos e faça alguma tarefa proposta. Em seguida, revise tudo o que foi aprendido na aula. E pronto!

Tem gente que vai estudar apenas um dia antes da prova e se enrola todo. E se o conteúdo for extenso demais? Se o conteúdo for complicado demais? Depois ainda pedem para Deus fazer um milagre e culpa Ele pelo péssimo resultado, como se ele fosse um empregado.

Tem gente ainda que estuda de forma desesperada indo para o colégio, estudando no ônibus ou no carro. Os mais “cara-de-pau” estudam no intervalo de aula, pedindo explicações desesperadas da matéria para os “QI”, “CDF”, “CRÂNIANO”, seja lá o que for...

Não precisa disso! Tire uma hora por dia para rever tudo o que aprendeu! Sempre que tiver uma prova surpresa, você terá muita chance de ir bem. Você vai ter boas notas sem dores de cabeça se tirar uma hora por dia para revisar o conteúdo das aulas.


2ª) Mas ele não estuda! Ele é CDF! E eu?

Toda turma sempre tem um “QI” que não estuda, não presta atenção na aula e vai bem. Não dá vontade de bancar o “QI” também?

Fique sabendo que os “QI” são os que tiram 1 hora todos os dias para estudar.

Ou então...

O cara que tem facilidade com a matéria foi o cara que estudou muito nas séries anteriores. Os mais estudiosos da minha quinta série eram os que menos estudavam na oitava série e iam bem. Quem faz uma boa quinta série tem base para fazer uma boa sexta e passa a ter base para fazer uma boa sétima... (progressão aritmética de razão 1. Que tal?). Quando chegar no primeiro ano, passa a ter muito mais facilidade para compreender a matéria, principalmente exatas (pois durante o ensino fundamental ele foi estudando e foi aprimorando seu raciocínio lógico) e também história, português (que é um “repeteco” entediante).


Além disso, ninguém é “CDF” por acaso: todo CDF estudou e estuda muito. Claro que sempre tem um que se acha, fazendo comentários idiotas do tipo “Ai meu Deus! Errei uma questão! Tirei 9,5! Que raiva! Como fui mal!” ou então “Não estudei nada para essa prova e sei de tudo, vou tirar 9,0”. E não é que a criatura consegue tirar “9”?

Portanto, não banque o “QI”, parando de estudar e achando que se vai dar bem. Fique no seu “quadrado”, pois cada pessoa tem seu grau de entendimento e de dificuldade. Você é você!

3ª) Como estudar as matérias exatas? Como estudar as matérias humanas?

Isso nós vamos ver nas próximas postagens... Você vai ver dicas preciosas para estudar certas matérias.

Fique conectado com a gente! O melhor está por vir!


Nenhum comentário: