quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

VB: fim da temporada de férias

Como você deve saber, o VinicBlog esteve há bastante tempo desatualizado por conta da minha falta de tempo. As férias vieram e eu resolvi voltar a publicar no VB trazendo a temporada de férias. Publiquei 118 postagens desde novembro, quando comecei as atualizações. Agora, minhas férias acabaram, viajarei e ficarei sem tempo para postar, exatamente como no ano passado. Porém, ao contrário do ano passado, tentarei manter o VB atualizado. Enquanto eu fico fora por um tempo, tentarei deixar postagens programadas para serem publicadas automaticamente em determinadas datas e horários. Assim, eu posso escrever quando tiver tempo e agendar a publicação da postagem.

Nesse período de férias, o VB aumentou consideravelmente o número de postagens diárias, porém, por conta das circunstâncias, tenho diminuído esse número. Tentarei manter o VB atualizado, embora o número de postagens diminua, que não é o meu desejo. Vou procurar publicar, no mínimo, 5 postagens semanalmente. Não posso garantir pois eu não me envolvo com promessas subjetivas, mas sim com objetivos, metas e alvos. Tentarei e me esforçarei para isso, em respeito ao leitor, em consideração à você.

Publico essa mensagem pois faz parte de minha filosofia mostrar com transparência as coisas como funcionam: não gosto de omitir nada de você, caro leitor. Não quero te enganar, dizendo que o blog ficará ativo e, no fim das contas, encerrar o regime de postagens.

Agradeço sua consideração. Lembro que eu mantenho esse blog por prazer: não sou nenhum problogger, nem blogueiro famoso como os gigantes que recebem milhares de visitas diárias, mas posso te garantir que me sinto mais realizado e alegre com minha simplicidade do que aqueles acostumados com a audiência, mas preocupados em ganhar dinheiro poluindo os templates de propagandas para serem clicadas e gerarem receitas. Se eu quisesse aumentar o tráfego do blog, eu simplesmente rebaixaria o vocabulário, publicaria imagens de mulheres sensuais, publicaria tirinhas de mau gosto, piadas, humor, bizarrices nojentas, encheria o blog de postagens de fails e com pérolas de orkut e msn, rebaixando o nível do VB. É desse jeito que blogs com menos de alguns meses conseguem atingir o patamar das centenas de visitas diárias. Não é esse meu objetivo, pois eu prezo pela qualidade e é por isso que a média de postagens no blog é baixa, pois eu penso em cada postagem ao invés de seguir copiando e publicando de forma avulsa do que rola na blogsfera. O VB é blog, sempre foi e eu tenho postagens de minha autoria ao invés de basear o blog na cópia desesperada de postagens dos outros. Pois hoje, na blogosfera, há muito mais cópias do que blogs verdadeiros.  Cansei-me de pesquisar por assuntos e encontrar o mesmo textos em dezenas de blogs, sem mudar uma vírgula. Cansei-me de visitar blogs de sucesso cheios de postagens copiadas de outros blogs. Cansei de ver alguns textos meus publicados em outros blogs e que chegam ao cúmulo de publicar uma imagem minha editando a figura para retirar meus créditos, além de manter o mesmo erro ortográfico que eu cometi.

Essas coisas realmente cansam. O blog (a definição) não foi criado com esse objetivo. Quando eu comecei, em 2007, blogs eram diários virtuais sem objetivo nenhum que publicavam o cotidiano de uma pessoa, mas meu objetivo era outro e eu, antes da explosão dos blogs com o padrão de hoje, já pensava como penso hoje.

Já pensei em muitas estratégias para o VB, desde se especializar num assunto até ser formatado num padrão de revista virtual mensal. Porém, a minha filosofia continua invariável: publico pouco, mas publico com credibilidade.

Em fevereiro, o VB completa 4 anos desde a primeira postagem e eu não quero deixá-lo atualizado. Quem constrói o VB não sou eu: é você, o seu comentário, a sua visita, caro leitor. Agradeço a você por manter esse simples blog no ar.

Vinic

Nenhum comentário: