quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

E agora?! Como chutar as alternativas na hora da prova?

Com o chute técnico, você aumenta a probabilidade de acertar a alternativa correta, beeeem no alvo
Hoje vamos começar a falar de um assunto que interessa a muita gente: vamos ver como chutar na maldita prova objetiva de concurso público (ou vestibular). Aqui, no VINICBLOG, você encontra as postagens mais completas da WEB. Não adianta procurar em outro lugar, outro site ou no You Tube: aqui é mais completo.

Deixa de embromation e vamos trabalhar. 

O  C H U T E 



Se você olhou para a prova, a prova olhou para você e a coisa ficou preta, vamos apelar para o chute técnico. Olhe para as questões que você não conseguiu fazer e faça as seguintes análises:

(continue lendo...)


1) REPETECO

A regra do repeteco é bem simples: quanto mais uma opção se repete nas alternativas, maior a probabilidade de ser ela a correta. E quanto menos a opção repete, menor a probabilidade. Exemplo:

A) gato vesgo e cachorro sem dente
B) cachorro sem dente e barata tonta
C) barata tonta e gato vesgo
D) gato vesgo e barba comprida
E) careca e gato vesgo

Observe que "careca" e "barba comprida" não repetem nenhuma vez. Então, a probabilidade das alternativas sem essas opções de estarem corretas é maior. O contrário ocorre com "gato vesgo", aumentando a probabilidade de ser a opção correta. A justificativa é: imagine que você tenha certeza de que uma das opções corretas é "careca": você não precisa saber se a outra estará correta, pois "careca" consta em apenas uma alternativa. Logo, para dificultar e ferrar a sua vida, o examinador repete as opções corretas para  evitar que você acerte a resposta de primeira apenas por uma das opções. 

Isso vale para questões de V ou F também. Por exemplo:

A) V F V
B) V V F
C) V F V
D) V V V
E) F F F

Observe que a probabilidade de ser a letra E é muito pequena, visto que a primeira opção é "V" nas outras alternativas. 

Com a análise do REPETECO, é possível excluir 1 ou 2 alternativas. Já ajuda, não? Qual é, mermão, ajuda sim! 

2) PALAVRINHAS MÁGICAS

Quando você for chutar, você precisa observar as "palavras mágicas". Vou explicar: é quando o exterminador examinador está muito mal humorado, quer realmente complicar sua vida e coloca uma alternativa que parece a mais correta do mundo, mas aí ele coloca, sutilmente, um "nunca", um "sempre" e o sentido muda completamente. São palavras que mudam completamente o sentido de uma citação. Cuidado então com "nunca", "jamais", "sempre", "completamente", "incondicionalmente", "definitivamente", "ninguém" e por aí vai... Isso se chama "generalização". Logo, se uma alternativa for muito generalizada, suspeite pois o exterminador [2] examinador está querendo arrumar um barraco na sua cachola. 

3) ELIMINANDO

Essa é clássica: você não pode chutar em alguma alternativa absurda. Logo, você pode eliminar completamente essa alternativa e aumentar suas chances de acertar a questão. Bateu o olho e viu que a alternativa é impossível, rabisca ela na hora. É conhecida como "eliminação": você não sabia as respostas certas, mas sabia as que estavam erradas ou então "menos certas". 

4) APROXIMANDO

Às vezes, por aproximação, você consegue excluir 1 ou 2 alternativas. Isso ocorre principalmente nas alternativas que possuem valores numéricos. Por exemplo:

A) 200 
B) 17,0
C) 19,5
D)  20,0
E) 2 

Observe a variação: o menor número é 2 e o maior é 200. Os outros três estão na média. 2 é muito pequeno e 200 é demais. Então, se você for chutar, a probabilidade maior de acerto, nesse caso, são as letras B,C e D.

5) ZERINHO OU UM 

Professores maldosos perfeccionistas do mal criativos de matérias exatas adoram problemas com resultados bonitos, principalmente os que resultam em ZERO ou os que resultam em UM, só para que  aluno pense: "puxa, fiz toda essas contas do cão para a resposta ser ZERO?". Logo, se você empacou numa questão, precisa chutar e tem ZERO ou UM nas alternativas e as outras alternativas não tem nada a ver, se eu fosse você eu chutaria no ZERO ou no UM. Já vi isso acontecer muitas vezes na minha época de colégio e em concursos públicos. 

6) DISTRIBUEIXIOM 

Esse é o MELHOR CHUTE de todos os tempos: o DISTRIBUIEIXION. Porém, o rendimento dele é inversamente à quantidade de questões em branco. Quanto mais questões você tiver que chutar, mais ineficaz será o distribuation (ou distribueixiom). Agora, quanto menos questões para chutar, mas certo será essa técnica.

O negócio é o seguinte: as respostas sempre vêm mais ou menos distribuídas em quantidade. Não tem lógica fazer uma prova onde todas as respostas sejam a letra A: se o cara fez a metade da prova, tem certeza que acertou e encontrou tudo A, ele chuta a outra metade no A e tira dez. 

 Logo, numa prova de 20 questões e com alternativas que vão de A até E, há uma média de 4 respostas para cada alternativa. Portanto, depois que você tentou de tudo e falta chutar 3 alternativas ou 4 e você não marcou nenhuma D, então chute na D, chute na alternativa em que você menos marcou. Se você for vendo que está marcando demais uma letra numa prova objetiva desconfie: você não está indo bem. Reveja todas as outras alternativas. 

7) "C" DE CRISTO, "D" DE DEUS

Não chute C de Cristo pois C pode ser de Capeta também. Nem D de Deus pois pode ser D de Diabo também. Isso não é chute: é sorteio. Portanto, não chute na primeira letra do nome de sua mãe, sogra, namorada, animal de estimação, seja lá o que for. 

8) LETRA "A"

A letra "A" é a alternativa da pegadinha: é a letra que você tem que tomar maior cuidado, pois é a primeira alternativa que você vai ler. O professor fica louco para que você leia rápido e se afobe e marque a letra errada. Ele pode colocar aquelas palavrinhas mágicas logo na letra A. Tome cuidado com a letra A. 

Além disso, nas questões em que se pede a alternativa INCORRETA, geralmente a letra A é CORRETA de propósito só para você se afobar e marcar. Em toda a minha vida, eu só vi umas duas respostas A em questão que pedia a alternativa errada. 


Essa postagem pertence à série "E Agora, o que eu Faço?"
Para ler mais postagens dessa série, CLIQUE AQUI




Um comentário:

Vilma disse...

Vinic,
que massa! Amei mesmo...
Parabéns!!!