segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Qual a diferença entre notebook, netbook e laptop?


E então? Você sabe a diferença entre os termos "notebook", "netbook" e "laptop"? Eu estava com essa dúvida na minha cachola já há um bom tempo. Hoje, quando você anda no centro ou no shopping, é bem comum de se encontrar nas lojas de informática esses dois tipos de aparelhos. Geralmente, o netbook é menorzinho, enquanto o laptop (ou notebook?) é maior.

Será só o tamanho da coisa que importa? Encontre as respostas aqui, nessa postagem.

(continue lendo...) 



NOTEBOOK X NETBOOK

Tão portátil que cabe no bolso!
Crédito imagem: insidetechno.com
O NOTEBOOK é a versão portátil de um computador normal. Geralmente possuem telas de 14, 15 ou 17 polegadas. Agora, o NETBOOK é uma versão portátil do NOTEBOOK. O NETBOOK, por ser menor que o NOTEBOOK, é menos poderoso (em termos de processamento e etc...), mais voltado para as tarefas realizadas na web. Os processadores são mais lentos e as placas de vídeo são mais simples. 



Rodar jogos e coisas mais pesadas nos NETBOOK não é tarefa simples: eles não suportam pois eles são, de fato, mais simples. Além disso, possuem menos memória e a maioria dispensa o drive óptico, leitor ou gravador de CD e DVD.

Portanto, no fim das contas, os NETBOOKS ajudam na mobilidade e ajuda para acessos rápidos para a internet, mas são muito limitados quando comparados aos NOTEBOOKS.


NOTEBOOK X LAPTOP

Efeitos colaterais de qualquer computador
Crédito imagem: trocistas.com





NOTEBOOK e LAPTOP são as mesmas coisas hoje em dia. Nos Estados Unidos, se fala mais em "notebook". Na Inglaterra, se fala mais em "laptop". Logo, são as mesmas coisas. Se podemos associar alguma diferença, talvez seja na ordem cronológica. Hoje em dia se fala mais em "laptop", enquanto antigamente, os primeiros portáteis, eram denominados como "notebook".








O vídeo abaixo não tem a ver com a postagem, então é apenas um complemento, ok? Eu o achei bem criativo: é para você saber a hora certa de trocar seu computador, hehe.




Essa é uma postagem subordinada à série "Você Sabe a Diferença"?
Para ler mais postagens dessa série, CLIQUE AQUI.
Acesse nosso menu de séries de postagens também, CLICANDO AQUI



8 comentários:

Betina P. disse...

Muito interessante. Sempre tive essa dúvida, mas nunca procurei algo sobre o assunto.
;)

Anônimo disse...

É o contrário, heim?
Hoje se fala mais em notebook que laptop.
Para tirar a prova disso, basta acessar os portais das principais lojas populares: Extra, Americanas, Casas Bahia, etc.
Verás que o mais popular hoje é "NOTEBOOK"

Vinic disse...

Hum... OK então.

Eu uso o termo "laptop", não só eu, como também as pessoas com quem eu falo, os colegas e familiares, pois primeiro surgiu o termo "notebook". Depois que veio o termo "laptop", eu parei de falar "notebook" porque todo mundo começou falar em "laptop".

Mas isso então passa a ser questão de opinião.

O importante é, como eu falei na postagem, "notebbok" e "laptop" são palavras que designam o mesmo produto. Consta diferença técnica e operacional entre notebook e netbook.

Sobre "laptop" e "notebook", eu ouço, hoje em dia, mais o termo "laptop" do que "notebook", mas como já disse, pode ser uma questão de opinião.

Obrigado pelo seu comentário.

Anônimo disse...

ola cara q eu saiba isso eu vi no guia do hardware a muito tempo,

netbook e uma miniatura de notebook com baixa qualidade de desempenho (mais voltado pra pessoas q so precisam usar web, word e outros desse genero)

notebook e um pc portatil com grandes variacoes de desempenho e mais fino logicamente q e um pc

laptop - tb e um pc portatil mais com um diferenca, ele e mais grosso q os notes comumm tendo assim uma maior refrigeracao (o q faz toda a diferenca no desempenho, nao adianta ter um puta note q vc usa 30 minutos e ele quase queima) e laptop veio antes o/!

Anônimo disse...

Cara não sei se foi onde eu fiquei nos EUA mas lá eles não entendiam muito bem quando eu dizia "notebook". Eles associavam essa palavra a um caderninho de anotações que eu carregava. Já quando eu me referia ao computador portátil como "Laptop" dava mais certo.

Fernanda disse...

Gostei do Post! Já pensou em divulgar também no www.plik.com.br ?

Marilucia disse...

Estes termos confundem bem né, na verdade é interessante o debate, assim aprendemos mais. Eu vi no site influx uma explicação bem interessante sobre os termos 'notebook e laptop' vou compartilhar com voces.

" A palavra notebook originalmente significa caderno. Assim, no princípio o computador portátil era semelhante a um caderno. Até cabia [e ainda cabe] em uma mochila. Desta forma, associaram a palavra notebook [caderno] ao computador portátil. Vale dizer que o caderno que tomaram como base para isto foi o caderno universitário.

Já a palavra laptop servia para diferenciar os tipos de máquina. Isto é, desktop é a palavra para fazer referência aos computadores de mesa [desk = mesa de trabalho, top = em cima]. Aí entra em cena palmtop, que é o termo usado para se referir às máquinas que cabem na palma da mão [palm = palma, top = em cima]. Depois a tecnologia trouxe os computadores portáteis que podem ser apoiados no colo, ou seja, o laptop [lap = colo, top = em cima].

"A diferença se houve alguma no passado estava no fato de que notebook era o termo usado para o modelo e laptop a palavra para todos os computadores que poderiam ser apoiados no colo. Uma confusão só! O fato é que hoje em dia laptop e notebook são simplesmente a mesma coisa. Ambas são utilizadas para o mesmo fim. Atualmente, os modelos são os mais variados possíveis. A distinção se houve alguma no passado, hoje não tem mais. Ao entrar em uma loja e pedir um laptop certamente vão te mostrar muitos notebooks e se pedir um notebook vão te mostrar vários laptops." (Denilso de Lima)

Achei bem interessante esta diferenciação!

Abraços!

Vinic disse...

Nossa, como eu aprendo com os comentários de vocês! Realmente, vejo que eu estava um tanto equivocado. Aprender é bom demais e é tão bom que vocês participem: isso enriquece o blog e é bom para todo mundo.

Obrigado pelos comentários de vocês.