quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Gramaticando: Plural Substantivos SImples

O plural de alguns substantivos simples são, realmente, bem maldosos. Às vezes, precisamos ser um "Jack Bauer" (24 horas) para se sair vivo, ou então uma Olívia Dunham (Fringe) para resolver coisas que poderia ter mais sentido e com objetivo mais claro. Bom, deixamos isso de lado e vamos lá.

Hoje vamos falar do plural de substantivos simples. Claro que eu selecionei os que dão mais dúvida (e põe dúvida nisso), eu me confundi um pouco porque não me lembrava mais, porém consegui recuperar um pouco as memórias com um pouco de estudo (eu não sou formado em Letras nem nada do gênero, apenas sou um cara que gostava de gramática no colégio e que ainda gosto e que revivo isso publicando esses artigos aqui).

Qual é o plural de "pãozinho"? É "pãezinhos" ou "pãozinhos"? E de troféu? É "troféis" ou "troféus" (essa dúvida é bem clássica).Se escreve "cristãos", "cristões" ou "cristães"? "O óculos" ou "os óculos" São esses os casos que veremos hoje para encerrar nosso "passeio" pelo fantástico e bizarro mundo dos plurais (chame a Olívia, o Peter, a Astrid e o dopado do Dr. Walter e vamos queimar os neurônios em mais um caso no subsolo de Harvard!!)

(continue lendo)



1) NOS DIMINUTIVOS

Bem, as palavras no diminutivo se comportam, em relação à pluralização, da seguinte forma:

1.1) Terminados em INHO (sem Z): basta enfiar o "S" e "zé fini".

Exemplos:

Chinesinho = Chinesinhos
Chinelinho = Chinelinhos
Patinho = Patinhos

1.2) Terminados em ZINHO: tira o "zinho", pluraliza, tira o "s" e coloca o "zinho" de novo. Bem, como parece receita de bolo, vamos jogar com uns exemplos:

Pãozinho: 

1ª Tira o "zinho": fica "pão" (que é a palavra original)
2ª Pluraliza: fica "pães"
3ª Tira o "s": fica "pãe"
4ª Volta o "zinho": fica "pãezinhos"

E bate tudo no liquidificador... (receita sempre termina assim ou em "X minutos no forno").

Outros exemplos:

Barzinho = Barezinhos
Alemãozinho = Alemãezinhos

2) SUBSTANTIVOS SÓ USADOS NO PLURAL

Quem fala "me dá meu óculos" está errado. Tem que falar "me dá MEUS óculos".

Desse mesmo jeito, alguma palavras só podem ser usadas no plural, como "as costas", "as férias", ""as olheiras", "as núpcias", "as trevas", "os arredores", "as hemorróidas".

3) EM X

Se a palavra termina em "X", então que bom! Ela não muda, fica invariável.

Exemplos:

O tórax = Os torax

4) EM "ÃO"

E essa é a grande bizarrice do PLURAL. Parabéns, você chegou no nosso "chefão", no "final boss", no nosso "Bawser" ou no nosso "Dr. Neo Cortex". Mas como bom "Mário Bros" ou "Crash Bandicoot", vamos lá:

Palavras terminadas em "ÃO" podem se pluralizar terminando em três tipos: ÕES, ÃES e ÃOS. Como você vai saber qual é? Simplesmente, na base da DECOREBA. Sim, meus caros amigos, certo dia um gramático acordou de mau humor e resmungou: "vou catalogar os plurais. Vou sortear quais serão terminados em ões, ães e ãos". E, para completar, ainda tem os que admitem as TRÊS formas! Não é Gramática Reflexiva, mas é DECOREBA mesmo Gramática Normativa, bem normativa mesmo...

Exemplos terminados em ÕES:

questões, foliões, gaviões.

Exemplos terminados em ÃES:

escrivães, capelães, escrivães.

Exemplos terminados em ÃOS (todas as paroxítonas terminadas em "ão"):

artesãos, cidadãos, pagãos, cristãos

Veja aí que somente os terminados em ÃOS tem a regra das paroxítonas para ajudar. O resto, bem... se vira nos 30! Ah, antes que eu me esqueça, tem os que admitem as 3 formas. Em "aldeão", por exemplo, você pode escrever "aldeões", "aldeões" ou então "aldeãos".

Além de "aldeão", você tem também: ancião, ermitão, pilão, vilão, alcorão, charlatão, cirurgião, faisão, guardião, peão, anão, corrimão, verão e vulcão.

5) AS POLÊMICAS

Para você ver o grau de bizarrice dos plurais dos substantivos simples, tem aquelas palavras que até os grandes gramáticos se confundem, como o famoso titio "Aurélio", entre outros (eu estou repetindo "bizarrice" porque a coisa é bizarra mesmo, é um daqueles assuntos em gramática que não tem o que mais ENROLAR, ou seja, poderia ser muito, mas muito mais simples). O que fazer nessas horas? Bem, precisamos consultar o Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) e ignorar o Aurélio, o Houais e o Michaelis.

MAL = MALES
MOL = MOLS, MOLES, MÓIS... BEM, NINGUÉM SABE AO CERTO...
AVAL = AVAIS OU AVALES
CAL = CAIS OU CALES
MEL = MÉIS (o quê?) OU MELES (pior ainda)
CÔNSUL = BRASTEMP CÔNSULES
REAL (MOEDA DAS ANTIGAS) = RÉIS

Bem, para finalizar, o plural de "troféu" é "troféus". É que eu escrevi essa palavra lá na chamada (o texto de entrada da postagem que a deixa limitada na página inicial do blog) e não consegui encaixar em nenhum dos 5 pontos.

Acredito que terminamos a questão do plural (na verdade, são tantas regras que eu precisaria de um blog inteiro para isso) ou, pelo menos, vimos os principais casos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei!!! Obrigada

Anônimo disse...

Ajudou bastante