domingo, 12 de dezembro de 2010

Gramaticando: Plural (Parte 1)

Qual é a primeira coisa que passa na nossa cachola quando ouvimos "plural". Na maior parte das vezes, associamos à letra "s". A coisa ficou fácil então: enfia o "s" em tudo e tudo fica maravilhoso e todos são felizes para sempre, paz, amor, sexo drogas rock roll.  

Então qual o plural de cidadão? E de charlatão? E  de pãozinho, de guarda-chuva, de guarda-luva, de cristão...? Hummm... eu acho que essa história de sair enfiando e metendo o bendito "S" em todo lugar não dá muito certo não. 

A partir de hoje você vai acompanhar uma pequena série de postagens relativa ao PLURAL das palavras para matar, assassinar, liquidar, exterminar, esteremitorizarerroerroerro  de vez suas benditas e malditas dúvidas nesse assunto. Está pronto? 

Hoje vamos falar do acento diferencial e de alguns casos particulares onde verbos, aplicado na 3ª pessoa do plural, bagunça e embola o meio de campo. Afinal, é "dem", "dêm", "dêem", "deem" ou "deeeeeêeeêm"? É "tem" ou "têm"? É isso que você vai ver nesse post!

(continue lendo)

1) O VERBO "DAR"

O verbo "dar" já é meio azarado. O coitado já é mal visto quando é usado para bagacerices ("Lindonalva dá para todo mundo!ui!" - o que você entende com essa citação?). 

Agora, esse verbo ainda enfrenta o problema do plural. Veja aqui embaixo:

Ela dá 

Elas dão 

Espero que elas d... 

Completando a 3ª citação, você com toda a certeza escreveria "dêem" certo? Claro que não: está errado! De acordo com a Nova Ortografia, não se usa mais acento em palavras terminadas em "eem" e em "oo". Logo, o correto é DEEM

2) VERBO VER 

O verbo "ver" ficou vendo o exemplo do "dar" e gostou tanto que copiou: logo, ele quis ser conjugado como VEEM. (Espero que elas veem). 

Então, para memorizar: "todos nós esperamos que elas VEEM e que DEEM também".

E há outros verbos que entram nessa gandaia: 

Elas LEEM, elas CREEM... 

O principal cuidado que você tem que ter é a questão do acento: NÃO tem acento nesses verbos conjugados desse modo. Logo, sempre que você vir um verbo conjugado apresentando essa configuração, você não acentua, certo? 

3) O PROBLEMA DO "TER" E "VIR" 

No "ter" e "vir" e em seus derivados, nós vamos usar o acento diferencial na versão "plural". Vejam os exemplos:

Ele tem dor de barriga. 
Eles têm dores de barriga. 

Vejam que no singular eu uso o "tem", mas quando jogo a 3ª pessoa para o plural a conjugação do verbo "ter" recebe o acento diferencial (circunflexo). Como eu disse, isso ocorre nos derivados também: conter, deter, manter...

Um comentário:

PAULO VELOSO 9 VELLOSO2008 ) disse...

VINIC:
VALEU...!
NOTA DEZZZZZZ...!
UM ABRAÇÃO DO IRMÃO PAULO VELOSO