segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Verdade ou Mentira: o mistério do pão-francês (R)


No "Verdade ou Mentira" anterior, apresentei para você um trecho que falava sobre as denominações do pão-francês. Hoje, vamos divulgar a resposta e falar um pouco do pão mais consumido e prático do Brasil. Afinal, você sabe por que ele tem esse nome? Ele não é brasileiro? Vamos conferir (continue lendo)







Você tinha que ler o trecho e ver se ele era 100% verdadeiro o não. O trecho é:

O pão-francês também é chamado de "cacetinho" na região Sul do Brasil ou de "banguetela" (no interior da região, perto das cidades influenciadas pela imigração italiana). É chamado também de "pão jacó" no Sergipe. E então? Já comprou seu "cacetinho", sua "banguetela" ou seu "pão jacó" hoje? 


E então? É verdade ou é mentira.

Resposta: MENTIRA

Justificativa: o pão-francês não é chamado de "banguetela". Eu inventei essa palavra. O restante é certo: o pão-francês realmente é chamado de "cacetinho" na região sul e de "pão jacó" no Sergipe.

Agora, qual é a história do pão-francês? Vocês sabem?

Os pães no Brasil (de um modo geral) começaram a se popularizar no século XIX e eram duros e escuros, ao contrário dos da França, que eram claros e tinham o miolo branco. Os brasileiros que voltavam da Europa pediam para fazerem pães parecidos com os de lá e, então, apareceu o pão-francês, uma réplica dos pães da França.

Essa publicação está subordinada à série "Verdade ou Mentira"
em breve, novas atualizações.




Nenhum comentário: