segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Os simbolismos da identidade visual do VinicBlog

Mudamos o template: agora, o blog está mais organizado e de fácil acesso. Além disso, mudamos o cabeçalho principal do blog, já dando as boas vindas (embora seja cedo) ao novo ano de 2011. Já faz um pouco mais de um ano que nós estamos mantendo o "logotipo verde" e nos identificamos com ele. É o maior tempo que um logotipo permanece adotado desde a criação do blog e isso tem seus motivos. Esse logotipo não é qualquer um: ele foi projetado e arquitetado e possui seus significados e simbolismos. É isso que faz um pequeno símbolo virar uma verdadeira marca. Conheça os significados do logotipo que está há mais tempo no VB do que qualquer outro adotado antes e descubra o porquê de ele ser tão especial para nós! (continue lendo...)




Nós, sempre na tentativa de descobrir a melhor identidade visual do blog, adotamos, ao todo, 8 logotipos em menos de 2 anos (uma média de 4 por ano, ou seja, 1 logotipo a cada 3 meses!). O "VB-6", que é o atual, é o sexto logotipo da família que segue a linha do "v", enquanto os outros três seguem a linha do "vb".

"VB-6" foi o que mais nos cativou. Representando um "v" de uma forma um pouco distorcida, forma um sinal de "positivo" ou de "correto" (daqueles que o professor faz quando corrige uma prova), lembrando o otimismo e o positivismo do blog. Aliado ao "verde", cor associada, de uma certa forma, à aprovação e os braços do "v", ao contrário dos logotipos anteriores, não são do mesmo tamanho: o primeiro é menor do que o segundo, representando, dessa forma, a ideia de crescimento. Ou então, uma descida e uma subida bem maior, que também está associada à ideia de crescimento (você pode cair, mas você sobe bem mais em relação ao lugar em que você estava antes). Por isso, o braço da esquerda do "v" é menor do que o da direita. E o braço da direita termina com uma ponta fina, representando uma seta para cima: isso significa a visão de futuro que o blog tem em sempre querer crescer.

Para assinar o banner das séries de postagens, nós usamos a versão preto-e-branco do logotipo. E por quê? Pois ao perder a cor, nós estamos dizendo que estamos valorizando e dando mais destaque ao banner em si, ou seja: ao invés de vangloriar a nossa marca, nós priorizamos o banner, priorizamos o conteúdo que é o nosso principal objetivo. E assinamos da forma "uma iniciativa: VinicBlog": nada tão singelo como uma iniciativa. Quem tem iniciativa não espera e não busca por resultados ou por reconhecimento e é essa a concepção do blog. Não criamos séries em busca do reconhecimento, mas simplesmente por iniciativa. Por isso, o logotipo perde a cor para dar um maior destaque ao banner (que representa o conteúdo), dando um destaque ao conteúdo e não desviando o foco ou a atenção para o logotipo.



E é essa a concepção do blog: crescer sempre e é isso que tem ocorrido. A cada dia, as visitas e as visualizações de páginas aumentam, os nossos medidores de audiência evidenciam isso. Hoje, com o lançamento do 20ª cabeçalho do VB, comemoramos mais de um ano desde a adoção da definitiva identidade visual da campanha "conecte-se a esse mundo".



VinicBlog: conecte-se a esse mundo.

Nenhum comentário: