quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O que é UPP

O que são as UPPs? (rápido, objetivo, sem blá blá blá)

Você deve estar acompanhando a onda de ataques no Rio: ônibus e carros queimados, trocas de tiros, arrastões... enfim, é a guerra contra o tráfico.

Mas você sabe por que tudo isso está acontecendo? Então leia essa postagem: aqui você vai entender de forma rápida, objetiva e neutra, sem mensagens tendenciosas.




O que significa UPP?
Resposta: Unidade de Polícia Pacificadora

Qual o objetivo?
Resposta: É a estratégia do Governo Estadual para lutar contra o controle dos traficantes nas favelas (guerra ao tráfico). As favelas estão sob o controle do tráfico e é objetivo das UPPs aproximar a população da polícia e garantir a segurança das pessoas. Recupera territórios antes ocupados por traficantes e levam paz às comunidades. Trabalha com o conceito de “Polícia Comunitária”, ou seja: é uma estratégia baseada na parceria entre a população e as instituições da área de segurança pública. Tem o objetivo de desfazer a desconfiança da população em relação à PM (Polícia Militar).

Só se limita a isso?
Resposta: As UPPs foram criadas realmente para trazer a paz e promove políticas sociais. Como por exemplo, há policiais da UPP que dão aula de violão, de natação, capoeira, hidroginástica para idosos, escola de futsal... Portanto, após estabelecer a paz, as UPPs promovem atividades solidárias que beneficiem os moradores.

Desde quando?
Resposta: A primeira UPP foi ativada em 2008, na favela Santa Marta, com um efetivo de 123 policiais.

Como era antes?
Resposta: os moradores tinham a liberdade restringida pelos traficantes que dominavam suas comunidades e favelas. Como por exemplo, o gás, o serviço de internet e o serviço de televisão fechada (canais a cabo) eram disponibilizados e cobrados pelo poder local, ou seja: os moradores tinham que se submeter aos traficantes.

E as UPPs funcionam mesmo?
Resposta: essa é a grande polêmica da questão. Como o VinicBlog é um blog neutro e não compactua com mensagens tendenciosas, nós vamos apresentar os dois lados. Há aqueles que acham que não dão certo, pois o avanço da polícia causa guerra e isso envolve pessoas inocentes. Moradores ficam presos, ônibus são queimados, a cidade vira um caos, trocas de tiros, balas perdidas, os bandidos fazem arrastões, fecham ruas e tornam a vida de moradores inocentes um verdadeiro inferno. Há aqueles que afirmam que as UPPs realmente dão certo: como um remédio contra uma doença, provoca efeitos colaterais (a violência gerada pela guerra contra os traficantes), mas tem dado resultados. Os traficantes estão fugindo, estão se enfraquecendo. A reação violenta é prova de que os bandidos realmente estão acuados.

Um comentário:

bruninha_zikaw disse...

Taa certinhoos os traficantees eeu to coom elees ..
esses bandooo de veerme teem que morro meemoo .