sexta-feira, 16 de julho de 2010

Qual o estado físico do fogo e do relâmpago?

E aí? Fogo é sólido, líquido ou gasoso? E o trovão?

crédito imagem: tecnosolbb.com

Apesar de pesquisar muito e estudar sobre o assunto, simplesmente não consegui uma resposta concreta. Afinal, há muitos que dizem que o fogo não tem estado físico e há outros que dizem que o fogo é um plasma. Bem, foi explicar melhor essa “trágica” história.

1) Fogo não tem estado físico

Para muitos, fogo não tem estado físico, pois se trata apenas de energia. Ele não tem matéria. As chamas nada mais são do que luz e calor, ou seja, energia em movimento. É o resultado da combustão de alguma coisa.

2) O fogo é plasma

Você aprendeu na escola que eram três os estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso. Mas as coisas não são bem assim, pois existem pelo menos mais 2: condensação de Bose-Einstein (que vem antes dos sólidos) e plasma (que vem depois de gases). Na verdade, tem cientista que afirma que são 7 os estados físicos da matéria, mas essa aí é outra história...
Bem, o estado de plasma consiste em esquentar o gás até ver o que acontece com a coisa. O gás, como você bem sabe, é o estado em que as moléculas estão na “nigth”: estão pra lá e pra cá, chacoalhando, vibrando, dançando, em altas velocidades e bem dispersas. Esquentando esse gás, a energia será tenta que vai quebrar as ligações das próprias moléculas e teremos, assim, o estado de plasma.
O fogo é um exemplo de plasma, é um gás “superaquecido”.

3) O relâmpago

Relâmpago não tem estado físico, pois se trata de descarga elétrica. Partículas de um lado (do céu ou da terra) se atraem com partículas do outro lado (da terra ou do céu), formando os raios. É um fenômeno, não tem estado físico.

E eu, quando criança, acreditando que “trovões se formavam da batida entre as nuvens (quanto maior o estrondo, mais forte as nuvens se chocavam)”.

Essa postagem faz parte do canal "Curiosidades Express"

2 comentários:

Lightium disse...

Estado físico do relâmpago.

Existe uma linha de raciocínio que nos leva a crer que os relâmpagos possuem estado físico.

Como dito acima, relâmpagos são descargas elétricas, no entanto, estas descargas elétricas de altíssima tensão geram plasma e este sim, está no estado físico plasmático.

:)

Parabéns pelo blog.

Vinic disse...

Compreendi o seu comentário, muito obrigado por sua participação. Seu comentário é muito esclarecedor, até porque eu não sou da área das exatas, mas tenho curiosidade em saber certas coisas que se configuram na prática e estão presentes no nosso dia-à-dia.