sexta-feira, 16 de julho de 2010

Partidos Políticos



Na parte 1 nós vimos o que significa ser de “esquerda” ou “direita”, que é fundamental para entender o arranjo ideológico político. Hoje, veremos os maiores partidos políticos da atualidade (mais de um milhão de filiados, segundo a Wikipédia) para se ter uma noção geral do que cada um defende.



PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro : Fundado em 1980, possui uma orientação política centrista , que apoia todos os governos após a redemocratização do Brasil. É também conhecido por ser o partido que "é governo e sempre será" por justamente apoiar todos que estão no poder

PDT - Partido Democrático Trabalhista: Foi criado em 1981. O PDT defende o crescimento do país investindo na indústria nacional, sendo contrário às privatizações.
Democratas (DEM): é de Centro-direita, defendendo o liberalismo. Os Democratas são defensores da economia de mercado e do liberalismo econômico.

PP - Partido Progressista: Economia livre, que tenha visa ao bem-estar dos brasileiros e a eliminação das desigualdades. Ação econômica que leve em conta valores sociais como a criação de riquezas para todos.

PT - Partido dos Trabalhadores: Surgiu junto com as greves e o movimento sindical no início da década de 1980. De base socialista, o PT defende a reforma agrária e a justiça social.

PSDB - Partido da Social-Democracia Brasileira: O PSDB foi fundado em 1988. De base social-democrata, defende o desenvolvimento do país com justiça social. Atualmente, é a principal força de oposição ao governo Lula.

PTB - Partido Trabalhista Brasileiro:Fundado no ano de 1979. No seu início, pregava a volta dos ideais nacionalistas defendidos por Getúlio Vargas. Defende idéias identificadas com o liberalismo.

Nenhum comentário: