sexta-feira, 16 de julho de 2010

O que é ano bissexto?


Se você sempre ouviu falar em “ano bissexto” e nunca soube o que de fato é, então essa é sua oportunidade de descobrir.
crédito imagem: novoser.wordpress.com


Todos nós sabemos que a Terra gira em torno de si própria e, é claro, ao mesmo tempo que gira em torno do sol. Porém, você acha mesmo que ela demora 365 dias certinhos para completar a volta em torno do Sol? Na verdade, não.

A Terra demora 365 dias e 6 horas para dar uma volta completa no sol. Portanto, quando você festeja o ano novo à meia-noite, deve festejar o próximo às seis da manhã (seis horas depois). No outro ano, deve festejar ao meio-dia e por aí vai, sempre contando 365 dias e 6 horas... Já imaginou a encrenca que ia dar festejando o ano-novo a cada hora? Ia pegar mal pro calendário, não ia?

Portanto, o que a gente faz? Simplesmente, esqueça essas 6 horas e coloque o bolso: finja que o mundo gira em torno do sol em 365 dias exatos. Depois de um ano, dois anos, três anos... no quarto ano serão 24 horas que você guardou no bolso (contando de 6 em 6). Ora, 24 horas é um dia! Então você pega esse dia que guardou no bolso e coloca a mais no calendário, formando um ano com 366 dias.

Portanto, ano bissexto nada mais é do que o ano com 366 dias. A Terra gira em torno do Sol em 365 dias e 6 horas. Essas horas são “esquecidas” durante quatro anos até formar um dia (6 x 4 = 24), que é posto no mês de fevereiro (29 de fevereiro).

Inteligente, não? Imagine comemorar cada ano-novo em horários diferentes. Ia ficar esquisito, não?

Essa postagem faz parte do canal "Curiosidades Express"

Nenhum comentário: