sexta-feira, 16 de julho de 2010

Gripado ou resfriado: é a mesma coisa?

É só cair um pouco a temperatura e a gente começa a ouvir o “atim”, o “autch”, o “cof cof”. Até que já vi coisas mais criativas, como “aaaaahhhthiiiautch!”, “aaaaaahará”, mas isso não vem ao caso. Nessa semana a temperatura caiu bastante aqui na cidade... juntando com a chuva e um vendaval acabei resfriando... Ou será gripe? A gente confunde às vezes, não? Bem, vamos resolver isso então:



UMA COISA CHAMADA RESFRIADO

É uma infecção que pode ser causada por vários vírus. O vírus é uma coisa que às vezes é considerado um ser vivo e outras não... numa próxima oportunidade eu falo um pouco mais deles. Bem, mas voltando: o principal vírus do resfriado é o rinovírus. Esse desgraçado compromete o nariz e a garganta, provocando na gente febre baixa (não passa dos 38 graus), irritação na garganta e a desgraçada coriza (congestão nasal). O nariz entope e você tem que respirar pela boca. E na hora de comer? Que tristeza, comer e respirar pela boca ao mesmo tempo... Essa chatice dura de 3 a 5 dias e fim de história: é uma chatice branda, você pode ir pro colégio, pro trabalho, nada de muito sério.

UMA COISA CHAMADA GRIPE

Ao contrário do resfriado, a gripe é causada por um tipo de vírus: o influenza. Tem esse nome por que significa, do italiano, “influência da estação”, ou melhor, “influência do inverno”, pois o frio do inverno facilita a gripe (já veremos isso). O nome do desgraçado é mais chique que o do resfriado, mas ele é mais desgraçado ainda: ele derruba o camarada mesmo. Ele causa febre mais forte, chegando a 40 graus e essa febre pode durar 5 dias (é o tempo do resfriado). Além disso, o desgraçado faz com que a gente tenha dores de cabeça, dores musculares, tosse e queda geral (como eu disse, deixa o infeliz de cama mesmo). A dor de garganta e a congestão nasal podem evoluir e essa chatice dura, geralmente, 3 semanas.

É O FRIO QUE CAUSA A CHATICE??

Quando eu era piá sempre achava que era o friozinho que causava essa coisa chata, ou seja, era impossível gripar do verão. Quem causa o resfriado e a gripe é o vírus. O frio faz com que permaneçamos em lugares fechados, tendo mais contato com as pessoas e em virtude da falta de arejamento os vírus tem mais facilidade de contagiarem as pessoas. Portanto, o frio ajuda os vírus a se disseminarem e contaminarem o povo. É claro que é possível ficarmos resfriados até no verão.


Às vezes pensamos que quando gripamos o melhor é se enfiar por baixo das cobertas e dormir, ficar deitado. Repouso demasiado não é o recomendado, pois você acaba predispondo o pulmão a ficar parado e desse modo acumulando secreções, podendo resultar até numa pneumonia.

AFFFF! TODOS OS ANOS TENHO GRIPE!

E vai continuar a ter... esse vírus são desgraçados e inteligentes: existe o fenômeno da recombinação genética. Todos os anos os vírus da gripe e do resfriado mudam, sendo necessário então a criação de todos os anos de novas vacinas.

MITOS E VIAGENS NA MAIONESE

Falam por aí que a gripe pode durar 2 meses (e a gente viu que dura 3 semanas). Além disso, alguém inventou uma frase: “a gente fica gripado 1 só vez; quem gripa não tem mais gripe”. Isso é uma verdadeira viagem na maionese, no ketchup, seja lá aonda (não foi feliz...): vimos que os desgraçados mudam todos os anos. E tem o outro mito de que ficar em repouso é bom (tem gente que pensa que não gastamos energia quando estamos em repouso no inverno. Isso é mito! Gastamos energia para nos manter aquecidos).

Nenhum comentário: