segunda-feira, 15 de março de 2010

Gramaticando Fonética (Parte 1)

Gramaticando: Fonética

O que você tem que saber em Fonética está aqui:

1) Fonemas

Fonema não é a letra (sinal gráfico), mas sim o som dela. Você vai entender melhor mais para frente, não vou ficar enrolando você aqui.

Os fonemas podem ser classificados em: vogais, semivogais e consoantes.

2) O que é semivogal?

2.1) Quando as vogais E, I, O e U têm o som da pronúncia mais curto ao se juntarem com outra vogal numa mesma sílaba elas viram “semivogais”.

Exemplo:

Na palavra “pátio”, o “I” e o “O” estão na mesma sílaba. Que som você pronuncia de forma mais longa? Você fala “patiiiiiiiiiiiiiiiio” ou fala “patioooooooo”? Claro que é “patiooooo”. Por isso, como o som do “I” é mais curto o “I” é uma semivogal e o “O” é uma vogal.

2.2) Quando a palavra terminar com “em”, “en” ou “am”, o “m” ou o “n” será semivogal também. Pode parecer estranho uma consoante virar semivogal, mas é isso mesmo: a gramática é uma caixinha de surpresas. Quando eu falar em dígrafo eu vou retomar essa ideia.

3) Regras

A Gramática é famosa por regras e exceções. Aqui não será diferente: o negócio, a partir de agora, é pura “decoreba”.

3.1) Dígrafos

Para complicar mais um pouquinho, existem fonemas que são representados por mais de uma letra e por aí vai. Estou falando dos “dígrafos”: duas letras com um fonema. São elas: RR, SS, SC, SÇ, XC, XS, LH, NH, QU e GU (esses dois últimos serão dígrafos quando o “U” não for pronunciado).

Exemplos:

CARRO ( 4 fonemas e 5 letras), NASCER (5 fonemas e 6 letras), TOALHA (5 fonemas e 6 letras), FOGUETE (6 fonemas e 7 letras), AGUA (4 fonemas e 4 letras: o “U” é pronunciado).

3.2) Dígrafos Vocálicos

É, simplesmente, o encontro de uma vogal com “m” ou com “n” numa mesma sílaba.

Exemplo:

SANTO (4 fonemas e 5 letras, pois se lê: SÃTO).

Exceção: como sempre, temos exceção...

Quando a palavra terminar em “am”, “em” ou “en”, o “m” e o “n” serão semivogais.

Exemplo:

DECORAM (7 fonemas e 7 letras: se lê “DEKORÃO”).

Na próxima postagem, vamos falar de ditongo, tritongo e hiatos.