sexta-feira, 12 de março de 2010

Descomplicando a Segunda Guerra Mundial (parte 2)

Segunda Guerra (Parte 2)





Vimos na postagem passada a principal causa da guerra. Hoje, vamos ver como tudo aconteceu.

A Alemanha queria expandir suas fronteira, mas a Itália e o Japão também. Com esse objetivo em comum, esses três países se uniram e formaram o Eixo.


Quando a Alemanha invadiu a Polônia para conquistar as terras, desrespeitando o Tratado de Versalhes, a coisa piorou: a Inglaterra e a França declararam guerra a Alemanha. Com o sistema de alianças da época, foram formados dois grupos: o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) contra os Aliados (Inglaterra, União Soviética, França e Estados Unidos).

RESUMO DAS CAUSAS

Se não ficou muito legal pra você entender as causas de tudo isso, aqui vai um reforço:

1) Na 1ª Guerra, quem saiu na pior foi a Alemanha: perdeu a guerra e estava completamente destruída.

2) Os vencedores assinaram o Tratado de Versalhes, humilhando a Alemanha. Por esse tratado, a Alemanha perdia vários territórios e tinha que pagar uma indenização de 33 bilhões de dólares aos vencedores. E olhe que os alemães estavam em péssimo estado após gastar dinheiro com a guerra.

3) A Alemanha resolveu se vingar. Desrespeitou o Tratado de Versalhes e, através de Hitler, começou a conquistar territórios. Invadiu a região do Reno e os países vencedores nem ligaram. Recuperou a região de Sudetos e os países vencedores não fizeram nada. Quando resolveu partir para cima da Polônia, os outros países perceberam o perigo e partiram para cima da Alemanha.


O FINAL

A Alemanha e a Itália se renderam. O Japão, meio teimoso, continuou com a guerra, lutando contra todos. Para dar um fim de uma vez, os Estados Unidos soltou duas bombas nucleares: uma em Hiroxima e outra em Nagasaki, obrigando o Japão a se render.

A Segunda Guerra foi a pior de toda a história. Foram mais de 50 milhões de mortos. Os ataques com as duas bombas atômicas mataram mais de 200 mil inocentes. Os custos da guerra chegam a 1,4 trilhões de dólares (imagine se esse dinheiro fosse usado para combater a fome no mundo?)



Um comentário:

Felipe Vieira disse...

Fala Parceiro!!

Vejo que você adora publicar séries de posts, sem contar os desafios...

Agora, eu tenho um desafio pra você lá no Leia Primeiro:

http://leiaprimeiro.blogspot.com/2010/03/leia-blogueiro.html

Topa?

Abraços!!
Leia Primeiro