segunda-feira, 8 de março de 2010

Como medir a temperatura do sol?

Como medir a temperatura do sol?



Você sabia que, na superfície, a temperatura do Sol chega a 6000 graus celcius? Como você acha que chegaram a essa conclusão? Seria meio difícil chegar lá e aplicar o termômetro: antes de chegar lá já viraria churrasquinho. Então como os caras (cientistas) sabem disso?


Se você sair pesquisando por aí, é provável que encontre explicações complicadas de entender. Se você quer saber de um modo mais “descomplicado”, você está no lugar certo! Aqui, a gente descomplica as coisas só para você!

E então? Como medir a temperatura do sol?

É simples: já que a gente não pode ir lá, nós temos que nos virar por aqui. A questão é: o Sol é uma estrela gigantesca que bombardeia a Terra através da irradiação. Que diacho de “irradiação” é essa? Quero dizer que o Sol joga para terra luz e calor o tempo todo.

Para descobrir a temperatura, basta calcular a quantidade de luz através da área iluminada. A luz tem uma relação com o calor. Portanto, se “X” quantidade de luz ilumina uma área de Y metros, teremos um resultado Z para a temperatura.

Basicamente, é assim que a temperatura é calculada: através da luz vinda do sol. Aí é feito um cálculo maluco(a lei de Stefan-Boltzmann e a lei de Wien).


Para se ter uma ideia, o sol é contém 98% da massa total do sistema solar. Em seu interior caberiam 1,3 milhões de Terras.



Nenhum comentário: