domingo, 14 de fevereiro de 2010

ENIGMAX: Resposta charada 3 (A Adição Misteriosa)




A charada 3 é classificada no nível difícil pelo fato de se associar a algum fato histórico. Você deve ter percebido que o ENIGMAX é uma série de raciocínio e estratégia que abrange vários campos: portanto, aqui você encontra charadas inéditas e de muita qualidade. Numa basta apenas o raciocínio, em outra é preciso atenção e em outra precisa de mais trabalho do que a lógica.

Bem, aí vai a resposta da charada 3:

Resposta: letra "C", naufrágio do Titanic (ver charada)


Para resolver o enigma, precisamos encontrar as três incógnitas em questão, ou seja, descobrir o valor numérico de “C”, “L” e “S”.

Cada letra dessa é única. Portanto, elas não podem estar substituindo zero ou nove, pois esses números já foram usados.

1) Primeiramente, disponha a adição na forma tradicional: os dois números um debaixo do outro e a resposta abaixo de um traço.

2) Observe que, na segunda coluna, você verá que “9 + 9 = 9”. Podemos concluir, então, que C + C terá como resultado um número com dois algarismos, sendo o primeiro o número “1” (para ser resto e ser somado na coluna ao lado).

3) Por “C” representar um algarismo único, pode-se concluir que C + C poderá assumir os seguintes valores (que devem ter dois algarismos, sendo um deles iniciado com 1, conforme explicado no item anterior): 12, 14, 16.

Ou seja, a letra “C” pode assumir os valores: 6, 7 ou 8. Abaixo de 5 não pode, pois assim o resultado terá apenas um algarismo. Ser 5 também não pode, pois L não pode assumir o valor zero, já que zero está sendo usado. Acima de 8 também não pode, pois 9 já está sendo usado e as incógnitas representam um único algarismo.


4) Se na segunda coluna, da esquerda para direita, aparece “9 + 9 = 9”, então sobrou resto 1 para a primeira coluna da esquerda para a direita, ficando assim:

1 + C + L = S

Se “S” representa um único algarismo, então “C + L” precisa ser menor que 8. Não pode ser 8 pois o resultado será 9, que já está sendo usado.

C + L pode assumir os seguintes valores: 7, 6, 5, 4, 3.


5) Diante disso, “C” não pode mais assumir os valores “7” e “8”, como foi dito no item 3.

Conclusão:

A incógnita “C” assume o valor “6”, portanto “L” assume o valor “1” e, por fim, “S” assume o valor “8”.

Portanto:

C = 6
L = 1
S = 8

Agora, partindo para a frase dada, temos:

Somando as incógnitas: 6 + 1 + 8 = 15.

Subtraindo os algarismo do resultado, em módulo: 5 – 1 = 4

Portanto, é o dia 15 do mês 4, ou seja, do mês abril.

No ano de 1912, o Titanic afundou nesse dia, três horas após chocar-se com um iceberg. O fato ficou famoso principalmente após o lançamento de seu filme, sendo um dos mais vistos no cinema de todos os tempos.

Podem ver que essa charada dá mais trabalho do que raciocínio e, além disso, precisa saber que o Titanic afundou no dia 15 de abril, o que pode ser facilmente descoberto numa rápida pesquisa do Google.

Nossos leitores acertaram, principalmente o brilhante comentário de Felipe, que respondeu certo e de forma objetiva. Portanto, meus parabéns. Vocês provaram que realmente podem.

O VinicBlog, reconhecendo e valorizando a capacidade de vocês, decide trazer algo mais à altura, algo mais sofisticado. Será que você continuará sendo capaz?



Nenhum comentário: