segunda-feira, 1 de março de 2010

Como o apresentador do jornal lê ao mesmo tempo que olha pra câmera?


Você já percebeu que, ao ver um telejornal, o apresentador fica olhando toda hora para a tela enquanto fala? Será que o camarada decora todo o texto? Ou ele lê? Mas se ele lê, como o jornalista fica olhando para nós o tempo todo? Como ele consegue ler ao mesmo tempo que fica olhando para a câmera?

O segredo do negócio é esse: TELEPROMPTER.

Vamos pensar juntos: é claro que o apresentador não decora todo o texto e todos os dados para falar durante o jornal. Portanto, ele lê e olha para a câmera ao mesmo tempo. Assim sendo, você deve concordar comigo que o texto, de alguma forma, é exibido na frente da câmera. Mas se o texto é exibido na frente da câmera, então como nós, telespectadores, não lemos o texto junto?

É simples: na frente da câmera tem um espelho inclinado que reflete o texto de um monitor (vídeo, tv). Esse espelho, entretanto, é transparente para nós (telespectadores), mas é visto pelo apresentador, é visto para quem está do “lado de fora”. Assim sendo, não tem como o espelho barrar a nossa visão. Isso ocorre pois o espelho é “semi-espelhado” e permite esse fenômeno.



Você pode perceber que o apresentador olha diretamente para a tela e os olhos dele vão se movendo, como se nós fôssemos uma folha de papel e ele nos lesse. Todo esse mecanismo é chamado de “teleprompter”.



fonte da imagem:
chicagoagainstobama.wordpress.com/

Nenhum comentário: