segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Como estudar para um concurso público?


Quanto e como estudar para a prova?


Quanto estudar?

Você tem uma prova marcada e um objetivo: ser aprovado. Cada tempo livre será a oportunidade de se preparar para essa prova.

Concentre-se na prova e dê prioridade aos estudos. Ver TV, se divertir, sair... Essa não é a hora. O que você tem que ter em mente é:

“É um período que vai passar”

Será um período de intenso estudo e preparação. Depois de fazer a prova, é só FARRA: você vai aproveitar, vai se divertir, terá o resto da vida para isso. Porém, para isso, precisa fazer o sacrifício de alguns meses se dedicar aos estudos. É um período que vai passar, que não vai durar para sempre.


Como estudar?

*Antes de tudo, você precisa saber onde está se metendo: que tipo de prova farei? Saiba quais são as fases, quais são as etapas, saiba tudo o que terá que passar.

* Para início, consiga as provas dos anos anteriores do concurso. Geralmente, as provas estão disponibilizadas na internet. Tente fazer essas provas e lidar com o tipo de questões que elas abordam. Se não conseguir, tente realizar provas com o nível de dificuldade semelhante. Se você se sair bem, estará no caminho certo: continue refazendo as provas. O melhor método de se estudar para um concurso público é refazendo as questões do nível em que é exigido.

Quando eu passei na prova de matemática de meu concurso, eu refiz mais de 20 provas (mais de 400 exercícios), além de 600 questões de provas de concursos semelhantes. Quando cheguei na prova, a sensação que eu tinha era a de refazer mais uma daquelas provas.

Portanto, quando você se habitua a praticar as questões do nível exigido pelo concurso, você acaba se sentindo mais seguro e suas chances aumentam. Não fique se enganando fazendo questões bem abaixo do nível exigido.

* Identifique em que tem sentido mais dificuldades e tente resolvê-las logo. Selecione os assuntos que considera mais difícieis e peça ajuda. Não perca tempo revendo o que você domina: mire em suas fraquezas!

Na próxima postagem, você vai ver como fazer a prova: como proceder, usar lápis, cartão de respostas, etc...


Nenhum comentário: