quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Como economizar (parte 2)

Parte 2: dicas gerais



Na postagem anterior, iniciamos o assunto vendo a essência da economia: organizando os gastos. Hoje, você verá as dicas gerais de economia (como evitar gastos desnecessários). Nas próximas postagens dessa série, veremos a economia com maiores detalhes.
Agora, veja as dicas gerais:

1) Refeições em casa: jante e almoce em casa pois valerá muito mais a pena para o bolso do que jantar ou almoçar fora.

2) Compre usado: não é pelo fato de um produto ter sido usado por alguém que ele não tenha qualidade. Comprar produtos usados pode ser um bom negócio para você: é bom para o bolso e eles podem ter a mesma qualidade dos novos (basta selecionar).

3)Atacado: compre produtos de limpeza, higiene e alimentícios por atacado. Você pode comprar grandes quantidades pagando pouco, um negócio muito bom para o seu bolso. Os atacados não pertencem exclusivamente aos comerciantes.

4) Compre à vista: se você quer comprar um produto, faça um planejamento para comprar à vista. Os juros das compras parceladas podem ser o suficiente para você comprar o dobro de produtos à vista, ou seja, produtos comprados em parcelas podem custar o dobro (ou mais) do que se forem comprados à vista.

7) Faça uma poupança: ganhe dinheiro só por não usar dinheiro. Deixe uma quantia no banco rendendo juros.

Além de tudo isso, o mais importante, a essência da economia é:

Na dúvida, pense se a compra realmente é importante para você: aquele gasto vai fazer muita diferença em seu cotidiano? Você precisa mesmo dele? Há coisas mais importantes para se comprar além dele? Esse gasto vai te deixar endividado? Você tem dinheiro suficiente para comprá-lo sem se endividar?


Nenhum comentário: