quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Auto Escola (prova prática!)

Parte 4: A prova prática




A prova prática será seu último obstáculo para tirar a carteira: aprovado, estará habilitado para dirigir por toda a vida.

Ao longo dessa longa série de postagens, você leu e aprendeu a fazer baliza, garagem, estacionar, controlar o veículo, e etc...

Hoje, eu vou te passar dicas para mandar bem na prova prática. Eu fiz auto escola uma única vez. Eu não sabia dirigir e passei na prova prática sem perder nenhum ponto. Eu também quero esse mesmo sucesso para você. Portanto, aí vão meus segredos:

PREPARE-SE

Não vá dormir tarde da noite: se prepare. Durma cedo, se alimente bem e descanse. Não chegue na hora da prova com sono e com fome.

MUITA CALMA NESSA HORA 

O nervosismo seria um daqueles "koopas" (tartarugas do Super Mário) querendo te pegar. Mantenha a calma: se você reprovar, você vai poder fazer de novo e fazer quantas vezes for preciso. Não é só você nessa situação: todos passam por isso.

SEJA EDUCADO E MOSTRE SEGURANÇA

Quando você se apresentar para o examinador, cumprimente-o e seja educado. Evite cara feia, evite ser antipático.  

Quando você sair da garagem, abra a porta para o examinador entrar quando ele estiver se aproximando: seja educado e seja cortês. Respeite ele e ele vai te respeitar.

CUIDADOS!

* Não interessa: se for desviar o carro, acione o pisca.
* Evite ficar no zigue-zague: permaneça num lado mais à direita de sua faixa
* Não tire as mãos no volante à toa
* Não pise na embreagem para fazer retornos, conversões. Não pise na embreagem antes do freio.
* Fique quieto: evite ficar puxando assunto com o examinador. Assim, você poderá se distrair... Mas ele NUNCA se distrai (mesmo conversando, a criatura está olhando para o seu pé, para os retrovisores, para o painel e ainda está conversando).
* Sempre que possível, ponha a terceira marcha (saiba fazer a redução correta). Isso mostra que você tem segurança e controle sobre o carro.
* Não ultrapasse os limites de velocidade (evite passar os 30Km/h)
* Use o calçado que sempre usou nas aulas práticas
* Jamais cumprimente alguém que está passando na rua, seja acenando, buzinando ou fazendo sinal de luz.

Eu segui tudo isso e me dei bem. Desejo o mesmo para você: não sou egoísta, expus todas minhas dicas.

E boa sorte para você!

PUBLICIDADE




Chegar preparado no exame do Detran e passar na prova de direção é uma etapa árdua que nem todos conseguem vencer. Muitas pessoas, mesmo habilitadas, deixam os seus carros na garagem e enfrentam o transporte público somente por que o medo de dirigir é a barreira mais difícil de transpor.

Pensando nisso é que criamos o Kit Vença o Medo de Dirigir!
Aqui você encontrará: Um curso de legislação em áudio com toda a matéria da prova teórica do Detran. Um e-book com os segredos do exame de direção. E também um conjunto de vídeo aulas lhe explicando todas as manobras cobradas.