quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Auto Escola (prova prática!)

Parte 4: A prova prática




A prova prática será seu último obstáculo para tirar a carteira: aprovado, estará habilitado para dirigir por toda a vida.

Ao longo dessa longa série de postagens, você leu e aprendeu a fazer baliza, garagem, estacionar, controlar o veículo, e etc...

Hoje, eu vou te passar dicas para mandar bem na prova prática. Eu fiz auto escola uma única vez. Eu não sabia dirigir e passei na prova prática sem perder nenhum ponto. Eu também quero esse mesmo sucesso para você. Portanto, aí vão meus segredos:

PREPARE-SE

Não vá dormir tarde da noite: se prepare. Durma cedo, se alimente bem e descanse. Não chegue na hora da prova com sono e com fome.

MUITA CALMA NESSA HORA 

O nervosismo seria um daqueles "koopas" (tartarugas do Super Mário) querendo te pegar. Mantenha a calma: se você reprovar, você vai poder fazer de novo e fazer quantas vezes for preciso. Não é só você nessa situação: todos passam por isso.

SEJA EDUCADO E MOSTRE SEGURANÇA

Quando você se apresentar para o examinador, cumprimente-o e seja educado. Evite cara feia, evite ser antipático.  

Quando você sair da garagem, abra a porta para o examinador entrar quando ele estiver se aproximando: seja educado e seja cortês. Respeite ele e ele vai te respeitar.

CUIDADOS!

* Não interessa: se for desviar o carro, acione o pisca.
* Evite ficar no zigue-zague: permaneça num lado mais à direita de sua faixa
* Não tire as mãos no volante à toa
* Não pise na embreagem para fazer retornos, conversões. Não pise na embreagem antes do freio.
* Fique quieto: evite ficar puxando assunto com o examinador. Assim, você poderá se distrair... Mas ele NUNCA se distrai (mesmo conversando, a criatura está olhando para o seu pé, para os retrovisores, para o painel e ainda está conversando).
* Sempre que possível, ponha a terceira marcha (saiba fazer a redução correta). Isso mostra que você tem segurança e controle sobre o carro.
* Não ultrapasse os limites de velocidade (evite passar os 30Km/h)
* Use o calçado que sempre usou nas aulas práticas
* Jamais cumprimente alguém que está passando na rua, seja acenando, buzinando ou fazendo sinal de luz.

Eu segui tudo isso e me dei bem. Desejo o mesmo para você: não sou egoísta, expus todas minhas dicas.

E boa sorte para você!

PUBLICIDADE




Chegar preparado no exame do Detran e passar na prova de direção é uma etapa árdua que nem todos conseguem vencer. Muitas pessoas, mesmo habilitadas, deixam os seus carros na garagem e enfrentam o transporte público somente por que o medo de dirigir é a barreira mais difícil de transpor.

Pensando nisso é que criamos o Kit Vença o Medo de Dirigir!
Aqui você encontrará: Um curso de legislação em áudio com toda a matéria da prova teórica do Detran. Um e-book com os segredos do exame de direção. E também um conjunto de vídeo aulas lhe explicando todas as manobras cobradas.







16 comentários:

Bianca disse...

Olá Vini! Meu nome é Bianca, eu já fiz uma prova prática mais infelizmente rodei...Meus erros foram mudar a marcha errada, quando era para eu engatar a marcha 2° engatei sem quere a 4° e isso fez com que o carro perdesse força durante uma lomba e depois apaguei. Acredito que eu tenha cometido esses erros em função do meu nervosismo que é algo realmente incontrolavél! A minha próxima prova, é nessa sexta-feira (15/07), e o seu blog me ajudou muito!! Vou fazer o max para ficar menos nervosa possível derepente até tomar uma Maracujina que é um remédio natural e acredito que vai ajudar no processo também....
Bom...Então sexta eu volto aqui para contar como foi a prova!!

Vinic disse...

Bianca, essa questão da marcha é bem comum. É muito fácil engatar a 2ª ao invés da 4ª, já que ambas estão uma ao lado da outra e, claro, o resultado é fazer o carro apagar, já que está em baixa velocidade. Depois da prova prática, eu fiz isso várias vezes até se habituar com o outro carro.

O nervosismo é normal. Eu também fiquei bem nervoso durante a minha prova prática. Todos ficam nervosos, mas mantenha a calma e diga para você mesma: "eu consigo fazer isso nas aulas práticas, portanto eu vou conseguir fazer na prova prática".

Esqueça que o avaliador está ali e se concentre. Literalmente, esqueça ele. Não se esqueça que você sabe as coisas: tá tudinho guardado na sua mente e, aos poucos, a coisa vai fluindo.

Na noite anterior, durma bem, viu? Durma cedo, relaxe, tome um bom café. O teste é rápido e tudo o que tem que fazer você sabe fazer. A pior parte mesmo, que é aprender tudo, já foi. Há pessoas que passam de primeira, há outras que passam de quarta e há aquelas que passam de segunda, que será seu caso.

O problema da marcha é que você só percebe que engatou a 4ª tarde demais, mas deixa a coisa fluir e na próxima vez que você mudar da 1ª para 2ª, você vai se lembrar mecanicamente que engatou errado da outra vez e fará certinho.

Boa sorte na prova,

Vinic

Anônimo disse...

oi meu nome e josinaldo estou aqui aprendedo um pouco mais das sua dicas de como não ser reprovado pelos pequenos erros que cometemos nas horas de nervozismo.bom suas dicas irrao ser muito valiosas quando eu for tirar minha primeira habilitacao muito obrigado.

Vinic disse...

Vlw cara, boa sorte na aprovação de sua habilitação.

Flw, um abraço, obrigado por seu comentário.

Anônimo disse...

oi meu nome e ilse eu estou aqui aprendendo a faser as marças eu me atrapalho muito nessa hora ea controlar o nervozismo na hora das provas quero estar bem calma pra nao faser nada erado.com essas dicas comcertesa eu vou passar valeu comtinue escrevendo esas dicas obrigado.

Odete disse...

oi meu nome e Odete,acabei de pegar a minha carta,fui bem ate nas provas passei mais tenho um medo terrivel de dirigir saio um poco com o carro e chego em casa tremendo,nao consigo entrar direito na garagem,e qd e para sair dela ate saio mais o nervosismo atrapalha e muito,gostei muito das suas explicaçoes muito boas ,ate logo tudo de bom..

Anônimo disse...

Cara vlw mesmo...farei minha prova prática dentro de algumas horas... São mto valiosas tuas dicas... Coisas que não lembrava. Obrigado mesmo, muito obrigado. Tbm estou fazendo pela primeira vez A e B. Forte abraço. Na boa, tu não faz idéia do quanto tudo que escreveu foi importante pra mim...

Anônimo disse...

Oii! Tb to dando uma olhada nas tuas dicas. Minha prova e quarta!! Super nervosa. Heheheh bjs, adorei o blog

Vinic disse...

Pode ficar tranquila, pois todos ficam nervosos. A própria pessoa que vai te avaliar precisou fazer prova prática um dia, sentindo nervosismo.

Faça da prova prática apenas mais uma aula prática. Pense assim.

Boa prova, obrigado pela visita

Anônimo disse...

obrigado vine adorei tudo que tc.

Anônimo disse...

o meu exame é amanhã e vc meu ajudou muito
Amanhã eu vou mostra que passei obrigado.

Anônimo disse...

Meu nome é Juliana, e minha prova é amanhã. Suas dicas me tranquilizaram bastante! Você escreve muito bem, hehehe! Sinto que estou bem preparada pois, além das 20 aulas, fiz 10 aulas extras. Mas a ansiedade tá grande aqui! Quando você disse: "A pior parte, que é aprender a dirigir, já passou. Agora é só colocar em prática tudo que está em sua mente", me tranquilizei legal, muito obrigada!
Amanhã passo aqui pra dizer qual foi meu resultado! Espero que tenho sido "Aprovado", como foi com você!

Vinic Half disse...

Poxa, que bacana.

Dará tudo certo, pois você sabe o que deve fazer. A batalha maior é contra você mesma e não contra o avaliador.

Pense que você vai passar.

E você vai passar.

Anônimo disse...

Ooiie Vini me chamo Aline , e ainda nao tirei a minha CNH fiz 18 esse mes, e estou super anciosa! Ameei suas Dicas , tirei bom proveito! Beeijos :)

Marcia disse...

Oi Vinii to fazendo pela segunda vez todo o processo ... da 1º vez fiz 3 exames dessa 2º vez estou indo para o 2 exame ... fico extremamente nervosa e acabo me atrapalhando. O engraçado è que quando o meu instrutor esta comigo me sinto segura e faço uma baliza divinamente .. mais qndo chega no exame de direção a baliza se transforma em terror p mim ... nem chego ir p rua ...alias fui uma unica vez ... amanha vai ser a minha prova ... vou fazer umas aulas extras ... e por Incrivel q pareca hoje eu achei o seu blog e me lembrei d muitas coisas ja esquecidas ..mto Obrigadaa grande abraço !

Peter Ensi disse...

Essa questão de ficar tranquila com o instrutor e de ficar nervosa com o exame é uma questão psicológica: você sabe fazer a baliza, você sabe dirigir. Procure colocar em sua mente: "eu já consegui fazer isso antes e vou fazer novamente". Esqueça que o avaliador está ao seu lado e procure pensar que é apenas mais um treino. Se você acreditar que o exame é apenas mais um treino, então as coisas ficarão mais naturais.