domingo, 14 de fevereiro de 2010

Auto Escola (Conversões)

Parte 3: Aulas práticas
Hoje: Conversões





As aulas práticas (e a prova prática) podem ser divididas em dois momentos: a baliza e o percurso.

Durante o percurso, você terá que fazer conversões, retornos, passar por quebra-molas, sinaleiras, preferenciais, estacionar e sair do estacionamento, dominar o carro na subida, passar por cruzamentos não sinalizados, etc...

Hoje veremos as conversões. Na próxima postagem, veremos o restante do percurso.

1) O que é?

A conversão nada mais é do que entrar numa rua à direita ou à esquerda.

2) Como fazer conversão à direita?

1: acione o pisca para a direita
2: reduza a velocidade, pare de acelerar e não acione a embreagem
3: quando você alinhar seu ombro com o cordão da rua por qual estará passando, gire totalmente o volante para a direita.
4: após estabilizar o veículo, pode acelerar

Observações:

Cordão = meio-fio
Se o carro ameaçar a apagar, então você pode dar uma pequena acelerada, sem exagerar.



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3) Como fazer conversão à esquerda?

1: acione o pisca para a esquerda
2: reduza a velocidade, pare de acelerar e não acione a embreagem
3: aproxime o carro para a linha divisória de sua rua.
4: quando você alinhar seu ombro esquerdo com a linha pontilhada da rua em que deseja entrar, gire totalmente o volante para a esquerda.
5: após estabilizar o veículo, pode acelerar.

Observações:

Nos dois casos, você deve “cair” para o lado mais à direita, evitando de ficar muito na ponta esquerda de sua faixa.

Evite acelerar e trocar de marcha na hora da conversão. Faça isso após estabilizar o carro para não perder o controle.

Caso especial: conversão à esquerda em rua de mão única

Nesse caso, a diferença é que, ao invés de se aproximar da linha divisória, você terá que se aproximar do meio-fio do lado esquerdo.