sábado, 13 de fevereiro de 2010

Auto Escola (Como controlar o carro?

Parte 3: Aulas Práticas
Hoje: Como dominar seu veículo?





No início das aulas práticas, você terá que se ajustar no veículo e dominar ele. Primeiramente, eis o que você precisa saber ao entrar no veículo:

1) Feche logo a porta (pode parecer besteira, mas é importante fechar bem a porta. São nesses detalhes que na hora do nervosismo da prova nos fazem reprovar)

2) Ajuste o banco (você não pode ficar muito para frente nem muito para trás. Os braços precisam estar levemente flexionados ao segurarem no volante).

3) Ajuste os espelhos (você vai ajustar três espelhos. Você precisa enxergar a maçaneta da porta traseira pelos dois espelhos laterais e ter toda a vista do painel traseiro pelo retrovisor do meio).

4) Ponha o cinto de segurança

Essas foram as primeiras medidas que devem ser tomadas sempre que você entrar no veículo. Agora, você vai aprender a dominar seu carro:



PUBLICIDADE (o artigo continua logo abaixo)




Chegar preparado no exame do Detran e passar na prova de direção é uma etapa árdua que nem todos conseguem vencer. Muitas pessoas, mesmo habilitadas, deixam os seus carros na garagem e enfrentam o transporte público somente por que o medo de dirigir é a barreira mais difícil de transpor.

Pensando nisso é que criamos o Kit Vença o Medo de Dirigir!
Aqui você encontrará: Um curso de legislação em áudio com toda a matéria da prova teórica do Detran. Um e-book com os segredos do exame de direção. E também um conjunto de vídeo aulas lhe explicando todas as manobras cobradas.







Os Pedais


Existem três pedais, que da esquerda para a direita estão assim localizados: embreagem, freio e acelerador.

A embreagem é o pedal que você aciona principalmente para a troca de marchas. O carro tem 5 marchas e a cada marcha engatada mais velocidade ele vai alcançar. Porém, nas aulas práticas, você manterá a segunda marcha, alternando, no máximo, até a terceira. A quarta e a quinta nunca será usada, até porque você terá que manter 40 Km\h nas aulas (30km\h perto de escolas).

Como acelerar e dominar o veículo?

Antes de dar a partida, verifique se o carro está no “ponto morto” (sem nenhuma marcha engatada) e mantenha o pé no freio.

Após ligar, ainda com o pé no freio, desça o freio de mão (a alavanca) e sinalize o pisca para a esquerda (indicando que você estará saindo em movimento).

Afunde totalmente o pé na embreagem e, então, engate a primeira marcha. Se você não pisar totalmente na embreagem, você vai “arranhar” a marcha ou então fará o carro dar um pulo para frente.

Após isso, tire o pé vagarosamente até sentir o veículo tremer levemente (fique atento ao ruído do motor). Esse é o chamado “ponto da embreagem”. Se você tirar mais o pé, o carro vai apagar.

Após achar o ponto da embreagem, você tira vagarosamente o pé do freio. O carro vai começar a andar. Faça um desvio mínimo para a esquerda e desligue o pisca.

Você já está andando!

Coloque o pé direito sobre o pedal acelerador e pise levemente, ao mesmo tempo que você tira o pé esquerdo da embreagem totalmente.

Para mudar para a segunda marcha, pare de acelerar, pise fundo na embreagem e engate a segunda marcha. Em seguida, volte a acelerar ao mesmo tempo que tira o pé da embreagem.

Não existe forma melhor de aprender do que dentro do carro da auto-escola com seu instrutor.

Para parar:

Para parar o veículo (num cruzamento ou para estacionar, por exemplo), pise primeiro no freio e, em seguida, pise fundo na embreagem. Quando o veículo parar, não esqueça de engatar novamente a primeira marcha (você perde ponto se arrancar em segunda marcha. Além disso, é muito provável que o veículo apague).

O Volante

Você precisa estar com as duas mãos segurando firmemente o volante, tirando uma delas apenas para a troca de marcha, sinalizar o pisca ou então ligar o desembaçador, os faróis ou acionar os pára-brisas.
Jamais apóie o cotovelo ou braço na janela aberta.