terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Auto Escola (Baliza e Garagem)

Parte 3: aulas práticas
Hoje: Baliza e Garagem



A baliza é a primeira prova. Para muitos, é considerada a parte mais difícil, porém se for bem compreendida será fácil.

Eu não tenho como explicar aqui como se faz a baliza, pois o instrutor vai fornecer a você todos os pontos de orientação visualmente. O que me resta é dar algumas dicas e lembretes muito importantes.

Leia estas 7 dicas:

1) Quando você for para a baliza, você vai sair com o veículo que está estacionado na rua, atrás da baliza. Portanto, deve acionar o pisca para a esquerda ao sair.

2) Assim que sair, dê logo o pisca da direita, sinalizando que vai entrar na baliza. Esse pisca deve ser dado antes de o carro a alcançar, senão será descontado pontos.

3) Mantenha o pisca ligado até encontrar o primeiro ponto visual: ao encontrá-lo, pare o veículo, engate a ré, gire rapidamente todo o volante para a direita e entre na baliza.

4) Após encontrar o segundo ponto visual, pare o veículo, gire todo o volante para a direita e continue dando a ré, cuidando para não se aproximar muito ou encostar a traseira na baliza. Se encostar, você estará reprovado.


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Chegar preparado no exame do Detran e passar na prova de direção é uma etapa árdua que nem todos conseguem vencer. Muitas pessoas, mesmo habilitadas, deixam os seus carros na garagem e enfrentam o transporte público somente por que o medo de dirigir é a barreira mais difícil de transpor.

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5) Você pode fazer as rodas tocarem no meio-fio. O que não pode fazer é subir por cima dele: se fizer isso, estará reprovado.

6) Vai manobrando com o veículo até as duas rodas da direita se posicionarem dentro dos 50 cm do meio-fio. Se você encontrar os dois pontos visuais com precisão, terá que manobrar pouco e ganhará bastante tempo.

7) Quando conseguir, dê o ponto morto e puxe o freio de mão sem apertar no botão para fazer o ruído característico. Assim, o examinador, ao ouvir o ruído característico do freio de mão, saberá que a manobra estará concluída. Quando ele falar “garagem” você poderá sair da baliza.

Para sair da baliza:

Dependendo da posição do veículo, você terá que manobrar para poder sair da baliza. O importante aqui é o seguinte: o pisca.

Ao sair as baliza, você terá que acionar o pisca sempre, mesmo para manobrar. Você só não vai acionar o pisca ao dar a marcha ré para manobrar. Porém, sempre que ameaçar a avançar para frente, você aciona o pisca da esquerda.

Saindo da baliza e alcançando o terceiro ponto visual, o pisca só será dado quando a traseira do veículo estiver totalmente fora da baliza. Isso acontece quando você enxergar as duas pontas traseiras da baliza no retrovisor lateral direito. Quando isso acontecer, você tem que acionar o pisca para a direita a fim de manobrar para a garagem.

Garagem:

À medida que você for dando a ré para a garagem, vai alinhando o veículo com as duas pontas dianteiras da baliza, utilizando os espelhos laterais.

Ao entrar na garagem, pare o veículo assim que a frente passar pela parte dianteira da baliza. Assim, não precisa se preocupar se o veículo vai bater com a parte traseira da baliza.

Para sair da garagem, você deverá piscar para a esquerda.

Observação importante:

Durante todo o processo, você não vai precisar acelerar o veículo sempre: deixe a embreagem trabalhar.

Para fazer uma baliza e uma garagem rápida, não se preocupe em acelerar o veículo, mas sim em girar o volante rapidamente e a engatar rapidamente as marchar. Se tentar acelerar o veículo, tirando o pé da embreagem, terá o risco de fazer o veículo apagar.

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