sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Quando usar "por que"?

Por que? Porquê? Por quê? Porque... Quando usar o porque e o por que?


Muita gente se confunde ao usar "por que". Afinal de contas, é junto ou separado? Leva acento ou não? Pode parecer complicado, mas depois de umas dicas se torna fácil. Quando usamos a palavra "por que" corretamente?

Para sua infelicidade, existe todos os tipos possíveis: "por que", "porque", "por quê" e "porquê". Calma!! Não se desespere! Chega de blábláblá e confira a explicação abaixo:



1ª Caso: "Por que" separado!

1) Por que?

"Por que", SEPARADO e SEM ACENTO: faz a pergunta e NUNCA vem no final da pergunta (ou afirmação). Exemplos:

Por que o céu é azul?
Por que dá dor de barriga se comer muita feijoada?
Conte-me por que faltou ao ensaio ontem.

Pode ver então que o "por que", desse jeito, é o mais normal, é o que nós mais usamos.


2) Por quê?

Ixi, e agora? Com esse acento?!
Quando tem o acento, ou seja, um "chapéu" no "e", ele sempre vem no final:

O céu é azul por quê?
Dá dor de barriga se comer muita feijoada por quê?


Ela não gosta de mim, não sei por quê.


Entenderam a diferença???


"REPLAY"

Não está acentuado: NUNCA no final da pergunta.
Acentuado: SEMPRE no final da pergunta.



Esse foi o caso de "por que" separado. Agora vejamos o próximo caso:


2ª Caso: "Por que" juntos

3) "Porque"

Quando se usa ele assim, JUNTO e SEM ACENTO, ele não faz mais pergunta: ele faz uma RESPOSTA. Por isso, o "porque" é usado para responder:

O céu é azul PORQUE a luz do sol, ao passar pela atmosfera, dependendo da inclinação da Terra, se decompõe (espectro luminoso) e a frequência dela se revela azul, da mesma forma que acontece com o vermelho e o laranja.

Dá dor de barriga quando se come feijoada PORQUE acontece alguma coisa na nossa barriga... (eu vou saber? Bem, essa eu não sei responder. Quem souber, responda!)


Entenderam isso? O "por que" junto e sem acento (sem chapéu) é usado para responder e não para perguntar.

4) "Porquê"

Quando o "por que" vem JUNTO e ACENTUADO, é um pouco mais complicado... Ele faz papel de substantivo, sendo determinado por um artigo. Seria uma pergunta dentro de uma afirmação (que lindo, não? A gramática é bela³! Estou inspirado, me puxei pra criar essa frase filosófica).

Eu sei que você não entendeu coisa nenhuma. Veja os exemplos que você vai entender:

Eu só quero saber o porquê de o céu ser azul.
Eu quero saber o porquê de a feijoada dar dor de barriga.

Conseguiu ver? Usamos "por que" junto e com acento para fazer uma pergunta litaralmente "sem perguntar", ou seja, fazendo uma pergunta embutida numa afirmação.


DICA DO VINIC

Se tiver dúvida de usar "porquê" (junto e com acento), substitua por "a razão".

Exemplo:

Não entendo o porquê de ter ido mal na prova!
Não entendo a razão de ter ido mal na prova!

Portanto, na hora da dúvida, você já sabe o que fazer!



REPLAY

Junto e sem acento: usado para responder.
Junto e com acento: usado quando determinado pelo artigo (se troca por "a razão")



REPLAY DIDÁTICO:

Por que o céu é azul? (não está no final da pergunta)
O céu é azul por quê? (está no final da pergunta)

O céu é azul porque a luz do sol se fragmenta numa determinada frequência em contato com a atmosfera terrestre. (para resposder)
Eu quero saber o porquê de o céu ser azul. (determinado pelo artigo).


Se você leu tudo isso e não entendeu nada, então pode por a boca no trombone e fazer barulho! Basta fazer um comentário (pode ser anônimo, não precisa de nenhum dado pessoal) com sua crítica, pergunta ou elogio (eu gosto da parte dos elogios). 

Essa postagem foi feita para você e queremos saber a sua opinião a fim de atender às suas expectativas.

Desde já, muito obrigado.

IR PARA MENU DE ASSUNTOS

COMENTAR ESSA POSTAGEM

4 comentários:

Anônimo disse...

legal eu relembrei o uso dos por que?

Vinic disse...

Ah, q bom! Fiko mto alegre com isso! Nao sabe como está motivando o VinicBlog a crescer!

Mto obrigado pela sua participação. Pode contar com o VinicBlog!

Anônimo disse...

VINIC:
REPASSE PARA NÓS ESTAS DÚVIDAS.

1 - COMO ESCREVEMOS:
EM FRENTE OU ENFRENTE.

2 - DEFRONTE.

3 - EM CIMA OU ENCIMA.

SE PUDER MANDE TAMBÉM AS RESPOSTAS PARA:

pauloveloso@oi.com.br

Anônimo disse...

vinic adorei tudo....
e o pior é que eu estava precisando mesmo de umas aulinhas...
d+