sábado, 23 de janeiro de 2010

Qual o melhor lugar para se passar o verão?

Viajar para o Sul? Ir para onde?


Tem gente que pensa que viajar para o Rio Grande do Sul vai se livrar totalmente do calor. Está totalmente enganado! Para quem acha que lá a temperatura é baixa o ano todo se engana: a temperatura é alta em todo o Brasil. O que muda é a sensação térmica: algumas regiões são mais úmidas, outras mais abafadas, outras faz muito frio à noite, outras nem tanto...

Confira o post abaixo e descobra o melhor lugar para se viajar:


O Rio Grande do Sul não é frio o ano todo. O que muita gente não sabe é que ele é muito frio no inverno e muito quente no verão. Seu clima, o subtropical, tem a maior amplitude térmica do Brasil, ou seja, a maior taxa de variação de temperatura. Ao mesmo tempo que chega aos graus negativos numa madrugada de inverno na serra, passa dos 40º no meio-dia de um dia de verão numa cidade do interior. Bah! O verão no Sul é quente, tchê!

Ir para onde então?

Se você quer viajar você tem que fazer o que a maioria faz: ir para o litoral. É lá que você vai encontrar o vento úmido: durante o dia, o vento sopra do mar para a terra, trazendo toda a umidade e frescor do oceano. Se você quer ir para o litoral do Rio Grande do Sul é uma escolha boa. Visite Tramandaí, Capão da Canoa... São boas escolhas.

Mas cuidado com as temporadas: as cidades do interior se esvaziam e as estradas para as praias ficam cheias. Se programe para não ter dores de cabeça ficando preso em congestionamentos. Ou vá antes, ou vá depois. O ideal é definir onde você vai passar o ano-novo. O movimento aumenta muito na última semana de dezembro e na primeira de janeiro.

Além disso, faça a revisão de seu carro e encha o tanque: o que tem de carro parado na estrada por causa dessa falta de planejamento é uma coisa incrível. Se você vai pegar um típico Marcolopo Paradiso (tradução: se você vai se “busão”) ou vai pegar um Embraer da vida, compre as passagens com antecedência: elas são mais baratas e a probabilidade de ir no dia desejado é maior.


Uma coisa é certa: no Brasil, durante o verão, você vai passar calor. A questão é se você vai sofrer menos ou mais.
Se não quiser passar calor, terá que viajar para o Hemisfério Norte: enquanto é verão aqui, lá será inverno.


Essas dicas foram úteis? Foram Inúteis? Faça um comentário! (pode ser anônimo).