sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Qual a diferença entre prosa, poesia e poema? É tudo a mesma coisa?

Você sabe qual a diferença de prosa, poema e poesia? Acha que é tudo a mesma coisa, que é tudo igual? Então você está enganado, pois são conceitos diferentes. Saia da moita, saia do mundo da Lua e venha se atualizar mais! Conecte-se nessa postagem! Confira abaixo:

Se você está com pressa, vá direto para o final dessa postagem e leia o "replay".


PROSA: A prosa é, literalmente, o texto que nós mais usamos e conhecemos. A prosa vem na forma de parágrafos. Portanto, a prosa é um texto na forma de parágrafo.

POEMA: O poema é um texto na forma de versos. O conjunto de versos formam estrofes.

EXEMPLOS:

ABAIXO, UM EXEMPLO DE PROSA:


   "Você sabe o que fazer quando uma pessoa desmaiar ao seu lado? Ou então quando alguém ter convulsão e começar a se debater ao seu lado? O que você vai fazer quando encarar um terremoto: ficar parado, gritando por ajuda, ou seguir as dicas do VinicBlog para tentar te salvar?

   Se você acha que Sílvio Santos nunca trabalhou para a Globo, então você está enganado. Talvez você saiba a diferença entre psicólogo, psicanalista e psiquiatra. Ou então entre arquiteto e engenheiro civil. Se estiver em dúvida de como usar a crase ou a vírgula, então você não leu o projeto “Zero Dúvidas” do VinicBlog.

   Lendo o VinicBlog, você se surpreende, você tem assunto para puxar conversa, você tem coisa interessante para contar aos seus amigos. Tem cultura e tem informação. Saia dessa moita! Pare de ficar boiando no mesmo lugar! Saia do mundo da Lua e se conecte-se a esse mundo: VinicBlog! "


Observe os elementos da prosa: um texto escrito em parágrafos. É, literalmente, uma prosa.


ABAIXO, UM EXEMPLO DE POEMA:


VinicBlog!
Um mundo de coisas
reservadas num só blog!
Informação,
Conteúdo,
E total dedicação
As melhores produções
Direto para você
Meu amigo, meu leitor


VinicBlog!
Conecte-se nesse mundo!


Observem a nítida diferença entre a prosa: ao invés de linhas inteiras, há versos. Os primeiros 9 versos formam uma estrofe e os outros 2 formam outra estrofe.


Entendeu a diferença entre prosa e poema? Agora, qual é a diferença entre poema e poesia? Acha que é a mesma coisa? Não é não...


POESIA: Se refere ao conteúdo: sentimentos de quem escreve (eu-lírico).

POEMA: Se refere à forma: estrutura em geral, como rimas e números de estrofes.



EXEMPLO:

Ao amanhecer,
O sol se revela no horizonte
E resplandece sua luz
Que se fragmenta em espectros espetaculares
Tudo se renova numa manhã.
O orvalho da noite serena desaparece no úmido ar
E os pássaros
Voltam a voar

Escrito por: Vinic

A POESIA acima, escrita por Vinic, fala a respeito das características de um típico amanhecer: a beleza da luz solar ao penetrar na atmosfera e a manchar o céu com diversas colorações, decompondo a luz (espectro) na freqüência correspondente, como o vermelho, o laranja ou o rosa.

O POEMA acima, escrito por Vinic, possui uma única estrofe com exatamente 8 estrofes. Praticamente, não faz o uso da rima e não tem um título definido.


Vocês sacaram? POESIA se refere ao conteúdo e POEMA se refere a forma.



REPLAY:

Prosa x Poema

Prosa: texto disposto em parágrafos
Poema: texto disposto em versos, formando estrofes

Poema x Poesia

Poema: Se refere à forma ou estrutura
Poesia: Se refere ao conteúdo.