terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Qual a diferença entre engenheiro civil e arquiteto?

Arquiteto ou engenheiro civil?

Você sabe essa diferença? Caso negativo, leia o post abaixo para saber. Caso positivo, leia também para ver se está de acordo ou não. Porque aqui no VB é assim: o blog é feito para você, é feito por você.


Se você está com  pressa, leia somente o parágrafo logo abaixo:

Explicação principal:

ARQUITETO: planeja a obra (desenha e planeja tudo no papel)
ENGENHEIRO: constrói (faz os cálculos e concretiza o trabalho do arquiteto).


Se você não está com tanta pressa, leia os parágrafos seguintes.


O ARQUITETO

O arquiteto é o profissional que elabora a obra, dando seu início. Ele tem contato direto com o cliente e precisa captar as suas preferências, o seu modo de viver, suas relações familiares (no caso de obra residencial) ou suas relações com seus funcionários (no caso de uma obra empresarial). O projeto levará em conta todas essas observações a fim de garantir o conforto e o padrão de vida de seu cliente: ou seja, o arquiteto terá que planejar a “casa dos sonhos” do cliente para garantir seu bem-estar.

Esse profissional vai lidar, principalmente, com o desenho: estudar a melhor forma de aproveitar o espaço, lidar com urbanismo, paisagismo e design. É através dele que as maquetes são criadas e é através dele que o cliente terá uma leitura completa do que está sendo planejado, do que estará por vir.

Durante o projeto, são realizados vários estudos: estudo da iluminação solar (para proteger algumas partes da casa e para aproveitar em outras), estudo do vento (para deixar a casa ventilada).

O arquiteto deve levar em conta as legislações urbanísticas, sanitárias, ambientais, de segurança e etc... Portanto, ele deve conciliar as necessidades do cliente com as leis em vigor.


O ENGENHEIRO

É o profissional que vai cuidar da parte estrutural do projeto do arquiteto. Ele vai acompanhar todas as etapas da construção. Inicialmente, vai estudar o terreno: características dos materiais, tipos de solo e vento.

Embasado nesse estudo, ele vai escolher o tipo de material que será usado na construção para garantir segurança e economia. Vai especificar os tipos de instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Lidera as equipes de obra e cuida da burocracia, dos prazos, dos custos e das normas de segurança: os materiais escolhidos devem estar de acordo com as normas em vigor.

É o engenheiro que vai concretizar o projeto do arquiteto e garantir as condições de segurança. O engenheiro civil é responsável pela obra: se calcular errado e tudo vier abaixo, terá que responder por isso.



ARQUITETO X ENGENHEIRO CIVIL: ESQUENTANDO AS COISAS

Quem é melhor: engenheiro civil ou arquiteto?

Geralmente, há uma rixa entre o trabalho dos arquitetos e dos engenheiros civis. Porém, o trabalho dos dois são importantes para a obra. O VinicBlog encontrou uma forma muito criativa de mostrar o porquê (se for ler, leia tudo):


Puxa-saco do ARQUITETO:

É o arquiteto que planeja os belos prédios envidraçados e modernos, que projeta a estrutura de uma cidade inteira. Veja quantos cartões postais você conhece do mundo todo com construções magníficas! Palácios, torres, parques, estádios... Olhe para o Congresso Nacional, para a Casa Branca, para a Torre Eiffel, para o Masp, para a beleza dos grandes shoppings centers, para o castelo do Beto Carreiro e para a estrutura da Disneylândia. É o trabalho do arquiteto que fica na nossa mente, que marca a nossa memória.

O trabalho do arquiteto decide ou não a compra de uma casa por um cliente. Por mais segura seja a casa e por mais trabalhada seja ela pelo engenheiro, a forma e o design da casa, a disposição dos cômodos a fim de aproveitar a ventilação e a iluminação para preservar o bem-estar e a localização do terreno são pontos importantes para o cliente decidir pela compra ou não.

Além de tudo isso, é pela arquitetura dos povos antigos que a História e a Arqueologia se baseou, muitas vezes, para formularem o conhecimento humano.

Enquanto o arquiteto faz o trabalho estratégico e intelectual, o engenheiro faz o prático, faz o trabalho pesado. Quando tudo fica pronto, o cliente passará pela fachada da construção e, se ele gostar, ele vai comentar: “puxa, o ARQUITETO dessa casa é muito bom”.


Puxa-saco do ENGENHEIRO:

Tudo o que você leu aí em cima não vale nada sem o engenheiro civil; não passa de um amontoado de papéis com desenhos e projetos. É o engenheiro que vai concretizar os planos: ele tem que manjar os cálculos, estudar os melhores tipos de materiais para serem usados. Sem o engenheiro, o arquiteto não pode fazer nada! Sem o arquiteto, o engenheiro pode construir.

Será o trabalho do engenheiro que vai garantir que você durma com segurança, que vai garantir que a casa não desabe em cima de você e de sua família. Pois enquanto o arquiteto pensa em seu bem-estar, o engenheiro pensa na sua vida.

É ele que vai garantir a ordem das instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas. É ele que vai chefiar o trabalho dos pedreiros e por tudo em ordem.

É preciso dizer mais alguma coisa?




Como vocês podem ver, criamos a figura do “puxa-saco”, que revela estrategicamente a tamanha importância que o trabalho de cada profissional tem. Ninguém é melhor que o outro, mas sim se complementam: uma obra bem planejada e bem executada é a obra que foi projetada com a cooperação dos dois profissionais.

Quando for construir sua casa, chame os dois!


Vocês perceberam que o VinicBlog é neutro: ele não te obriga a pensar pelo lado A ou pelo lado B, mas sim expõe o fato a você. O trabalho dos dois profissionais foram igualmente valorizados, ao contrário de muitos sites por aí que valorizam mais um do que outro, de modo a influenciar na opinião do leitor.

O VinicBlog é assim: comunicação de qualidade. Nós mostramos o caminho. Você cria sua opinião.



17 comentários:

Anônimo disse...

que seria de ambos sem os pedreiros e que ninguem le da o verdadeiro valor pois que seria deles sem os pedreiros

Vinic disse...

Um esclarecimento...

Eu também concordo com você. Os pedreiros são mto importantes pois eles constroem a casa, eles a erguem e os respeito como respeitava meu falecido avô materno, que era pedreiro também.

O que seria da construção sem ter, efetivamente, o trabalho desses homens? Realmente, sem pedreiros não há obra. Será que o engenheiro e o arquiteto sabem preparar a massa pro cimento e erguer as paredes e colocar os pisos?

Eu concordo com o sr. anônimo aí em cima, mas só vale lembrar que o título da postagem se refere a diferença entre o arquiteto e o engenheiro, e não de quem é o mais importante para a obra, certo? Não é objetivo nosso discriminar ninguém não. Apenas apontamos as diferenças. Todos eles (arquiteto, engenheiro e pedreiros) são importantes para a concretização da obra.

Vinic

Jef disse...

engenheiro é o melhor é claro
sabe o porquê?
porque eu vou ser engenheiro é claro!!!hehe

muito bom esse tópico!!!

Anônimo disse...

Eu estou em dúvida do que prestar vestibular,entre as duas profissões.
O que seguir Vinic ?
Qual profissão tem remuneração maior ?
Gostei do blog.

Vinic disse...

Ah, eu já te respondi por meio do seu contato no formulário de contatos do VB, ok?

Abraço

vicfrie disse...

Há um pequeno porém nas duas profissões, é a figura do corretor de imóveis, e apesar de haver curso superior legal de Tecnologia em Negócios Imobiliários,2 anos apenas, mas, os corretores teriam melhor preparação profissional, e prevalece o "picareta",sem nenhuma responsabilidade técnica, o qual é incumbido da comercialização dos imóveis construídos pelos profissionais engenheiros, arquitetos e os pedreiros,uma vez concluída a obra são imediatamente esquecidos. Pior são os reflexos pela desconsideração aos construtores, a remuneração encolhida.

Elayne Alves disse...

olha só que descoberta espetacular rsr...
ñ agora é sério, realmente se pararmos pra pensar veremos que um presisa do outro tem aquele ditado (UMA MÃO LAVA A OUTRA) e realmente ñ só nessas duas profições é assim de um ajudar o outro existem muitas outras profições... FIM
eu gostei dessa histórinha kkk exclareceu munta coisa pra me e digo independente de serem um melhor que o outro eu ainda
pretendo cursar ARQUITETURA...

Anônimo disse...

qual e o salário de ambos (engenheiro e arquiteto) e eu posso fazer as duas profissoes se eu quiser??? gostei do site...

Débora disse...

Gostei muito sobre as opiniões dadas à respeito das duas profissões, bom as duas são importantissimas, são profissões que estão muito em alta e serão às do futuro.
Ja tinha uma sugestão sobre qual fazer um vestibular mais estava um pouco em dúvida! Mas o blog m ajudou a ter a opinião certa sobre o que serei para o resto da minha vida. Muito interessante o blog Obrigada me ajudou mto! por postarem tudo que tira a dúvida das pessoas que pretendem fazer faculdade mais aiinda nao tem opção ele ajuda muito a escolher muito bom.

Dhayane Rezende disse...

Muitooo bom,adorei o blog e faz jus ao enunciado! Lendo, concluir que não se pode comparar os dois trabalhos, pois cada um exerce uma função diferente apesar de necessitarem um do outro para que um projeto seja concluído, pois, o engenheiro necessita do projeto do arquiteto pois sem ele não á o que se concretizar e o arquiteto necessita do engenheiro para que seu projeto seja concretizado!

Anônimo disse...

Acho que o trabalho do engenheiro é mais importante que o do arquiteto, mas se vocês forem olhar pro lado econômico, ambos ganham a mesma coisa,(de acordo como eu pesquisei)mas enquanto o engenheiro se mata de trabalhar, o arquiteto está numa sala setando, no computador(não que o arquiteto não faça nada)fazendo desenhos que também são essenciais para uma construção. É por isso que quereo me formar em arquitetura.
Mas só estou expondo minha opinião, quem pensar diferente faça o que achar correto.

Anônimo disse...

gostei muito do site!! eu não sabia a diferença entre o arquiteto e engenheiro civil e agora ta tudo bem esclarecido! gostei muito da explicação =] parabéns!

Anônimo disse...

Eu tinha muitas duvidas de qual escolher engenharia ou arquitetura... pesquisei muito mas ao encontrar esse blogger eu tomei minha decisão porque agora sei qual é a diferença real entre essas duas maravilhosas escolhas profissionais ENGENHARIA é a minha.
Parabéns bom trabalho!

Carlos Capuchinho disse...

Continuando o puxa-saco do Arquiteto:

O Arquiteto também tem o amparo legal para efetuar os cálculos estruturais e acompanhar todas as etapas da construção.

Embora a maioria prefira trabalhar diretamente com o projeto, muitos arquitetos se especializam para cuidar também da obra, principalmente para obras de pequeno e médio porte.

Outra função necessária e normalmente não explorada pelo profissional de arquitetura é o gerenciamento da obra, pois é o profissional correto para fazer a compatibilização dos diversos projetos que a obra pode ter: arquitetura, fundações, estrutural, elétrica, ar condicionado, sistema de combate a incêndio e acompanhar para que todos estejam de acordo com o executado.

Anônimo disse...

Li tanta bobagem ai em cima que prefiro nem comentar. Bom, sou formado em ambas as profissões. Sou arquiteto e engenheiro civil. Portanto, como atuo nas duas áreas sei, como ninguém quem é o melhor. Ambos são essenciais para que o sonho do cliente adquira solidez. Não adianta discutir quem é o melhor ou pior porque não tem. São complementares.

Anônimo disse...

Olha vc que eh formado(a) nos dois, gostaria de saber se vc indica fz os dois, pois estou pensando seriamente nesta opção, se sua resposta for sim, qual das duas devo fz primeiro? Ou dá para fz as duas ao mesmo tempo?

Anônimo disse...

Apenas para esclarecer: O Engenheiro Civil também faz grandes projetos arquitetonicos e tem a atribuição para tal; lembrando e corrigindo : A OBRA MAIS FAMOSA E VISITADA DO UNDO ,A TORRE EIFFEL, É PROJETO DE ENGENHEIRO CIVIL e não de arquiteto !