quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Para quê estudar?

Você já se fez essa pergunta? Então aí vai a resposta:

Eu vou ser claro e direto: afinal de contas, sou sincero e sou seu amigo, não vou ficar perdendo tempo selecionando palavrinhas bonitinhas para te agradar. Tudo o que eu falar aqui não é teoria: é prática, eu vivi tudo isso e sei muito bem do que eu estou falando.

VESTIBULAR

Para ser alguma coisa na vida, você geralmente tem duas opções: vestibular ou concurso público. Infelizmente é assim.

Você precisa passar no vestibular para fazer uma faculdade para viver outra aventura: caçar emprego. “Caçar”? Sim, pois hoje em dia o mercado de trabalho está tão concorrido que é a luta da sobrevivência: para caçar uma vaga, você não pode ser bom; você tem que ser mais do que muito bom (será que é erro de português?).

Você terá que fazer uma prova e adivinha: o que ela vai cobrar? Resposta: tudo o que você aprendeu. Se você achava chato aprender matrizes e escalonamento, ou então odiava probabilidade e progressões, regra de três, genética, termodinâmica, hidrostática, gravitação universal, física quântica com suas partículas carregadas ou neutras no espaço ou então a monstruosa química orgânica com suas nomenclaturas: benzeno para cá, fenol para lá, hidrocarbonetos... Não fique surpreso pois você terá que encarar tudo isso. Até saber “a cor do cavalo branco de Napoleão” você vai ter que saber.

Você tem que saber dessas “paradas” para poder fazer a prova para fazer a faculdade para ter alguma chance de conseguir um emprego em sua área.

Não interessa se você está na oitava série: o vestibular é “amanhã”, chega logo e você tem que estar preparado. Eu também achava que estava bem distante e, num piscar de olhos, estava dentro de uma sala cheia de candidatos.


CONCURSO PÚBLICO

O concurso público vai te garantir um emprego para a vida toda: é só fazer a avaliação e você estará empregado, com bufunfa no bolso garantida, sem se preocupar em ser demitido no outro dia.

Mas claro: por causa dessa mordomia toda, a avaliação é cruel e você tem que se esforçar muito mais, pois o concurso público é muito concorrido. Porém, será recompensado pelo resto de sua vida.


Você viu então? Se você já se perguntou “para quê eu tenho que aprender essa matéria no colégio”, eis a resposta: cai no vestibular ou no concurso público. Você tem que saber para passar e ponto final.

Você aprende toneladas de coisas durante anos para no fim das contas fazer uma única prova e se especializar, esquecendo a maior parte do que aprendeu depois de aprovado. Mas não se esqueça que será essa prova que vai garantir seu “ganha pão” num futuro bem próximo.


Nas próximas postagens, veremos como se sair bem nas notas do colégio e como se preparar para um vestibular ou para um concurso público.







Nenhum comentário: