sábado, 23 de janeiro de 2010

O que significa o logotipo do Bradesco?


O banco Bradesco possui um logotipo bem legal. Se você não acha, você vai saber o porquê. À primeira vista, o símbolo não lembra muita coisa: tem duas colunas abaixo de dois arcos. Nós nem nos damos conta do quanto esse logotipo representa e como as ideias vão se encaixando com perfeição. Confira abaixo:

1) Forma geral


Observe que as formas geométricas formam uma árvore: os dois retângulos de diferentes espessuras representam o tronco e os dois arcos acima deles formam a copa da árvore.



Mas por que uma árvore? Aos olhos da instituição, a árvore simboliza vida, crescimento, desenvolvimento e abrigo, que são características constantes da relação que a corporação tem com seus clientes: mostrar a eles abrigo, segurança e crescimento.






Essa foi a interpretação geral, pois cada elemento geométrico tem um significado:



A IDENTIDADE BRASILEIRA


2) Arco Crescente (destacado em verde)


O traço que alcança o ponto mais elevado do logotipo é uma alusão à projeção celeste do Brasil (é parte da esfera azul da bandeira do Brasil, que da mesma forma que se encontra no meio da bandeira se encontra no meio do logotipo). Mais adiante você vai entender melhor, com uma montagem que o VB fez pra seu melhor entendimento.


3) Arco Central (destacado em verde)



Acompanhando o Arco Crescente, pela lógica, pode-se concluir que é a faixa da bandeira do Brasil onde estão grafados a ideia positivista “Ordem e Progresso”.

CONCLUSÃO:





Podem perceber que os traços se relacionam com a bandeira nacional, revelando a identidade brasileira.


A RELAÇÃO COM O CLIENTE



4) O ponto de encontro

A interseção dos dois arcos representa a conexão (encontro) do banco ao cliente, revelando a preocupação com o atendimento e com o relacionamento ao cliente.


5) As barras



As duas barras da base, cada uma com um tipo de espessura, simbolizam o tronco, ou seja, o suporte. Assim, dão a ideia de suporte e apoio ao clientes, não importando o tipo de seus portes.

Podem ver que uma é maior que a outra: isso faz lembrar de um gráfico de barras crescente, dando uma perspectiva de crescimento para a economia brasileira.


Juntando todas essas figuras geométricas, teremos uma imagem que faz referência a uma árvore, voltando para o significado original.

Por ser uma figura simples e simbolizar tantos significados, como a identidade nacional e a relação com o cliente, é um logotipo criativo e interessante.


Agora, veja o mistério do "C" do Carrefour e outras curiosidades clicando aqui. Ou veja os outros artigos da série, clicando aqui



25 comentários:

Anônimo disse...

BEM,CADA UM TEM A SUA VISÃO MAS A MINHA É BEM DIFERENTE PORQUE FOI DEUS QUE ME DEU.
OLHANDO PARA O LOGOTIPO COM OS OLHOS DO ESPÍRITO PUDE VER UM NÓ PORQUE NELE HÁ DUAS PONTAS E SEU ENTRELAÇAMENTO É DE UM NÓ CEGO.SE VOCÊ PUXAR AS DUAS PONTAS VAI ESTABELECER UM NÓ CEGO.AINDA SE VOCÊ OBSERVAR BEM O LOGOTIPO É FORMADO POR 7 PLANOS.. 7 PLANOS PARA SE ESTABELECER A NOVA ORDEM MUNDIAL?
NÃO E SÓ O BANCO DO BRASIL QUE ESTARÁ DANDO UM NÓ MAS TODOS OS BANCOS DO MUNDO PORQUE ELES SÃO A PRINCIPAL BASE ECONÔMICA
DO SISTEMA DA BESTA.
OS BANCOS ESTARÃO CONTROLANDO TODA A ECONOMIA ATRAVÉS DO SINAL DA BESTA.
A BESTA FAZ QUE A TODOS,PEQUENOS E GRANDES,RICOS E POBRES LIVRES E SERVOS,LHES SEJA POSTO UM SINAL NA SUA MÃO DIREITA OU NA SUA TESTA,PARA QUE NINGUÉM POSSA COMPRAR OU VENDER SENÃO AQUELE QUE TIVER O SINAL,OU O NOME DA BESTA,OU O NÚMERO DO SEU NOME. APOCALIPSE 13,16-17.
LEIA A BIBLIA !!!!!!

SE TOCA!! disse...

Essa pessoa que escreveu esse comentário que envolveu a Bíblia só pode ser evangélico mesmo. Só esse tipo de gente que fala tanta asneira dizendo que é devoto á Deus e a sua Igreja. Moço(a) vá escrever besteira para o pastor da sua igreja lê, que assim vc o mundo real da suas bobagens.

Ah! e no dia que vc ler a Bíblia mesmo, vc vai ver que nada disso qque vc falou é verdade...

Anônimo disse...

Tolinhos! Para que interpretar uma coisa de maneira tão complexa, quando na verdade é extremamente simples? Basta olhar para ver que se trata de duas foices se enroscando: a famos briga de foice! Representa a briga de gente grande, mas mal encarada num embate por território, como a briga de faca entre ganges rivais da máfia! Basta ver o logo tridimensional na Faria Lima em Sampa!

Vinic disse...

Pessoal, cada um interpreta como quiser. O VINICBLOG trouxe uma abordagem totalmente profissional e oficial e não quero trazer nada de tendencioso aqui.

Obrigado pelos comentários de vocês e sejam qual forem, darei a máxima atenção e os respeitarei.

Comentários são excelentes pois trazem novos pontos de vista e dão uma flexibilidade e uma dinâmica maior ao blog, além de ser um reflexo da democratização dos meios. Agradeço, mais uma vez, à participação de vocês.

Leonardo disse...

Bom. Procurei saber o que significava, pois um dia destes dentro de um vagão do Metrô do Rio de Janeiro, fiquei prestando atenção na conversa de dois rapazes. Achei até interessante: um deles dizia que o símbolo tem haver com o acontecimento de 11 de setembro, nos EUA. Duas torres e em volta delas um avião circulando. Mas continuando a ouvir o que eles estavam conversando, percebi que se pareciam meio xiitas. Então, que é intrigante é.
Abraços.

Vinic disse...

É muito comum as pessoas adeptas às teorias conspiratórias encontrarem mensagens subliminares em tudo que elas veem. Simplesmente, elas consagraram o símbolo de duas barras verticais às Torres Gêmeas e tudo o que tem o formato semelhante está passível de entrar nas conspirações dos Illuminati e etc... Bem, eu respeito a opinião de todos e cada um tem a sua. O que eu trouxe aqui é a interpretação oficial do logotipo; portanto, não é nada tendencioso. Agora, inventar mensagens subliminares em qualquer figura é a coisa mais simples que tem. Cada um acredita no que quer.

@Kelvin_Kim_pb segue láá... disse...

Eu Acredito q isso naum seja árvore é as torres gêmeas e se colocar um avião na ponta dos arcos aíí vai parever com o atentado terrorista q ocorreu em 11 de setembro de 2001

Anônimo disse...

Bem, Vinic, adorei saber sobre o logotipo. É impressionante como a mente é tão funcional, como algumas linhas podem nos dizer tanto. Obrigada pelo seu esclarecimento. Foi muito legal. Bjs. ML

Lineu disse...

Leonardo vc esta correto representa a trajetoria dos avioes no 11/9 contra as torres gemeas.E a coisa é mais feia do que imaginamos valeu...

Anônimo disse...

Poxa, parece engraçado e até sinistro mas sempre que vejo, lembro do ataque de 11/9/2001. E sempre vejo esse logotipo como sendo as duas torres gêmeas(os liares) e os dois arcos como sendo os dois aviões indo em direção à elas.

pensamento disse...

As vezes o cara passa noites e noites tentando fazer uma marca, um logotipo, um comercial, e depois vem um monte de gente com visão religiosa, política e distorce tudo aquilo que a empresa tenta passar para o mercado. Ou o cara é péssimo em criar algo para o mercado ou temos uma nação de alienados religisos e políticos...

Anônimo disse...

P/ pensamento:

Eu acredito que essas coisas andam bem juntinhas!!!

Anônimo disse...

os logotipos significa,um passo alem de DEUS.o STAR GATE, são necessario que os dois andem junto para formalizar o portal.lembra das torre gemeas e o pentagono (estrela de daví)

Anônimo disse...

Gente do céu. É muita asneira junta. Fico com pena do cara que criou o logo do banco. Será que ele já leu isso tudo que o pessoal falou?
Eu sou evangélico, e sobre a primeira postagem só posso dizer o seguinte: Cara, você PRECISA ler mais a Bíblia, além de estudar um pouco de teologia, hermenêutica bíblica e escatologia. Complicado isso, né? Quanto aos outros, o que quer que eu fale não vai mudar muito a opinião conspiratória deles. O importante é que se use o bom senso.
O que eu via neste logo simplesmente era uma árvore mesmo, com a copa formando a letra B, inicial do banco. E só! Fui...

Fabrício disse...

Bom, eu já vi um pouco diferente. Eu vejo uma árvore, porém as duas barras (o tronco) na minha opinião, dá a idéia de dois prédios vistos de longe.......... Geralmente quando se fala de bancos, lembramos de escritórios em prédios enormes, em grandes centros como a Av. Paulista ou Wall Street.. Então ao meu ver, eu vejo uma árvore tendo o banco (Bradesco) como o tronco (base) sustentando a árvore.......

Anônimo disse...

pra mim, sao dois avioes indo de encontro as torres gemeas... esse banco e dos Iluminattis...kkkkk

alexandro disse...

Quantas teorias idiotas eu li acima.
A logo do Bradesco é apenas uma cópia mal acabada de uma empresa portuguesa, industria de transformação cortiça desde 1924.
http://www.jpscorkgroup.com/

Anônimo disse...

Um religioso fanático e comunista? Essa é nova pra mim. Mas eu ri aqui.

parananetwork@gmail.com disse...

É SIMPLES ! O SÍMBOLO FAZ APOLOGIA AS DUAS TORRES (USA) O GRANDE SACRIFÍCIO FEITO PARA SATÃ E OS ARCOS REPRESENTAM 2 AERONAVES AOS QUAIS DESTRUÍRAM E DERRUBARAM! PESQUISE SOBRE MENSAGEM SUBLIMINAR DAS TORRES GÉMEAS NO YOUTUBE O GRANDE SACRIFÍCIO! E MENSAGENS SUBLIMARES EM GERAL! E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES!

lima disse...

EU POSSO DIZER O SIGNIFICADO DO SIMBOLO BRADESCO....OU LOGOTIPO C PREFEREM...TRATA SE DE CONTORNOS DE UMA PONTE INCLUSIVE A PROPTRIA INSTITUICAO FEZ TAL ASSOCIACAO DAI Q SAIU A IDEIA ISSO EU SEI PQ VI...

Anônimo disse...

O Vinic está correto. Para quem tem dúvida, é só clicar http://institucional.bradesco.com.br/campanha/simbologia/simbologia.html

E sobre o comentário infeliz sobre ler a Bíblia, independente de qual a religião de quem tenha escrito, se vocês procurarem os discursos de ascensão de Hitler ao poder, de 1933 a 1937, verão que é muito, mas muito semelhante. Ou seja, fanatismo, qualquer um que seja, costuma vir de ignorância, falta de consideração pela pessoa alheia e do ódio. E quem tem esse tipo de postura, pode ser qualquer coisa, menos um ser do divino.

Anônimo disse...

Bom pesquisei porque trabalho na atento e entrei para trabalhar para o produto bradesco, lembrei que meu treinador estava explicando exatamente oque esse site falou, curti a explicação e alias sou como dizem ''evangelica'' e acredito que o amigo do comentario da biblia estaja totalmente errado, mais cada um tem sua opinao.

abraço

Anônimo disse...

As "BESTAS" somos nós.

Anônimo disse...

Acho que ao pensarmos em criar algum logomarca devemos analizar todas as hipoteses, e passarmos de forma clara o que representa tal marca atraves dos traços. Acho que, o que traz a maudade de fato ñ é o desenho, mais sim a intenção por de tras dos traços, posso estar errado mais essa é a minha opinião, abraços.

Anônimo disse...

Olha aqui rapaz os illuminati sao os que comando o mundo, é simples a interpretaçao dessa imagem, se lembra das torres gemeas e os avioes batendo nelas é isso .