sábado, 23 de janeiro de 2010

O que significa o logotipo do Bradesco?


O banco Bradesco possui um logotipo bem legal. Se você não acha, você vai saber o porquê. À primeira vista, o símbolo não lembra muita coisa: tem duas colunas abaixo de dois arcos. Nós nem nos damos conta do quanto esse logotipo representa e como as ideias vão se encaixando com perfeição. Confira abaixo:

1) Forma geral


Observe que as formas geométricas formam uma árvore: os dois retângulos de diferentes espessuras representam o tronco e os dois arcos acima deles formam a copa da árvore.



Mas por que uma árvore? Aos olhos da instituição, a árvore simboliza vida, crescimento, desenvolvimento e abrigo, que são características constantes da relação que a corporação tem com seus clientes: mostrar a eles abrigo, segurança e crescimento.






Essa foi a interpretação geral, pois cada elemento geométrico tem um significado:



A IDENTIDADE BRASILEIRA


2) Arco Crescente (destacado em verde)


O traço que alcança o ponto mais elevado do logotipo é uma alusão à projeção celeste do Brasil (é parte da esfera azul da bandeira do Brasil, que da mesma forma que se encontra no meio da bandeira se encontra no meio do logotipo). Mais adiante você vai entender melhor, com uma montagem que o VB fez pra seu melhor entendimento.


3) Arco Central (destacado em verde)



Acompanhando o Arco Crescente, pela lógica, pode-se concluir que é a faixa da bandeira do Brasil onde estão grafados a ideia positivista “Ordem e Progresso”.

CONCLUSÃO:





Podem perceber que os traços se relacionam com a bandeira nacional, revelando a identidade brasileira.


A RELAÇÃO COM O CLIENTE



4) O ponto de encontro

A interseção dos dois arcos representa a conexão (encontro) do banco ao cliente, revelando a preocupação com o atendimento e com o relacionamento ao cliente.


5) As barras



As duas barras da base, cada uma com um tipo de espessura, simbolizam o tronco, ou seja, o suporte. Assim, dão a ideia de suporte e apoio ao clientes, não importando o tipo de seus portes.

Podem ver que uma é maior que a outra: isso faz lembrar de um gráfico de barras crescente, dando uma perspectiva de crescimento para a economia brasileira.


Juntando todas essas figuras geométricas, teremos uma imagem que faz referência a uma árvore, voltando para o significado original.

Por ser uma figura simples e simbolizar tantos significados, como a identidade nacional e a relação com o cliente, é um logotipo criativo e interessante.


Agora, veja o mistério do "C" do Carrefour e outras curiosidades clicando aqui. Ou veja os outros artigos da série, clicando aqui