domingo, 24 de janeiro de 2010

O que significa o logotipo do Banco do Brasil?




O logotipo do banco do Brasil é outro totalmente incrível: à primeira vista, não lembra nada, porém se observarmos melhor, encontraremos o seu segredo. É um daqueles logotipos de que é preciso observar, ter uma visão lógica e associativa. Por isso, é mais um logotipo muito interessante. Confira abaixo:

O logo foi proposto em 1926 por um arquiteto, um desenhista e um designer, por meio de um concurso. O banco foi fundado em 1808 por D.João XI, sendo o primeiro banco estatal da história do Brasil.


Olhe novamente para o símbolo. Enxerga alguma coisa? São basicamente duas letras “B” entrelaçadas, que são as iniciais de “Banco do Brasil”. Estão formatadas por letras em itálico e se entrelaçam: uma fica ao contrário, encaixando-se com a outra. A figura abaixo deixa tudo bem claro:





Além disso, os dois “B”, da forma com que estão dispostos, lembram um cifrão ($), símbolo do dinheiro.

Continue acompanhando essa série!






6 comentários:

R4F4EL disse...

Muito interessante! Esse do BB eu já sabia, em algumas agências fica aparecendo no telão uma animação mostrando a formação desse logo. Muito legal, parabéns pelo blog.

Vinic disse...

Eh verdade. Eu acho q eles criaram as animações para comemorar os 200 anos do banco, eu nao tenho certeza.

É um logotipo bacana pois não nos damos conta do que ele representa e a ideia dele é simples: dois "B" distorcidos dando uma forma assemelhada ao cifrão ($).

Mto obrigado pelo seu comentário e fique à vontade para fazer sugestões, críticas e outras observações

Giovanna Alves disse...

Esse eu descobri na fila do caixa eletrônico. De tanto observar o logo, curiosa com o significado, acabei percebendo que eram duas letras B =)
Mas ainda fiquei na dúvida se tudo não era coisa da minha cabeça... Huahauhauhauahuahua...

Vinic disse...

HEHEHEHEHEH

Pois eh, a gent fica observando a logomarca e depois de saber o significado nós pensamos "porque não descobri isso antes"?

Vc estava certa, Giovanna. Não era "coisa" de sua cabeça não. E sua dúvida era a de muita gente, como eu também e continua sendo.

Obrigado pela participação e volte sempre. O VB é a casa de vocês, tudo o que escrevo é para vocês.

hattoware disse...

Bem, eu tbm observei essa animacao na fila do Bco do Brasil, numa tela em LCD, e tem uma caisa... ONDE E COMO FAÇO PRA BAIXAR ISSO NO MEU PC? se alguem souber, me envie um email, ok? nneylima@yahoo.com.br

Vinic disse...

Será que tem no you tube? Eu não sei (para baixar do you tube, basta ter o real player)