quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Logo do Carrefour: o mistério do "C", da âncora, da encruzilhada e muito mais!



Não podemos abrir uma série sobre logotipos famosos e seus significados sem falar do Carrefour. O logo da empresa é muito conhecido principalmente por suas interpretações: talvez você já tenha encontrado o "C" do Carrefour, mas será que sabe da âncora, das setas, da encruzilhada? Nem tudo é o que parece ser. Antes de ler essa postagem, dê mais uma olhada na figura acima e veja se há algo em suspeito.

O logotipo dos hipermercados CARREFOUR é bem elaborado. Muito peculiar, o logo foi muito discutido. Há muita coisa por trás dele e o VinicBlog vai deixar tudo bem claro para você. Dê mais uma olhada na figura acima. Parece simples? Você enxerga alguma coisa? Mais adiante, você verá o porquê desse logotipo ser, praticamente, incrível! Talvez você o tenha visto muitas e muitas vezes, mas deixou de observar muitas coisas.

1) De onde veio o nome?

O CARREFOUR foi fundado em 1959, na França. A primeira unidade foi estabelecida perto de um cruzamento. Daí veio o nome “Carrefour”, que em francês quer dizer “cruzamento”. Se pronuncia desse jeito: “carfúr”.

2) Um cruzamento

Se você olhar bem para o logo, vai perceber que há uma figura geométrica destacada: é um losango (um quadrado virado, como o losango na bandeira do Brasil), que lembra o quarteirão, relacionado ao cruzamento (afinal, losango lembra quadrado, que lembra quarteirão, que tem esquina, que tem cruzamento, que em francês é Carrefour). Mais para baixo, quando falarmos do "C", você verá como esse quarteirão está representado.

3) Um cruzamento (2)

Podem perceber também que o logo tem duas setas: uma vermelha e outra azul, lembrando de uma encruzilhada (cruzamento) e, portanto, lembrando de Carrefour.

4) Uma âncora?

Os idealizadores do logotipo o acharam parecido com uma âncora: portanto, para explicar o fato, a semelhança com a âncora é em homenagem às embarcações da época, pois a maior parte dos produtos comercializados do Carrefour dependiam delas (pois chegavam à cidade através dos barcos).




5) Um “C”??

Agora vem a parte mais incrível e curiosa do logotipo: o famoso “C”. Isso mesmo! O logotipo, utilizando-se das perspectivas das cores, literalmente esconde um grande “C”. Precisa estar muito atento para encontrar a letra. Essa é a interpretação mais famosa do logotipo: existe até comunidade do orkut com isso. Você foi capaz de encontrar o “C” do Carrefour? Veja a figura abaixo, adaptada pelo VinicBlog:



Observe que ao redor do "C" existe um losango: representa o quarteirão (falado na parte 2 desse post)


Para ficar mais claro, aí vai outra imagem:






E as cores?

As cores azul e vermelho lembram do local de origem da empresa, ou seja, lembram da França.

Na próxima postagem, mais interpretações incríveis!