quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Demitido? E agora, o que fazer?

O QUE FAZER QUANDO FOR DEMITIDO? Dicas que valem a pena serem lidas.


1.Primeiras Providências

Grande parte das empresas trabalha com alguma espécie de rompimento de contrato ou então com carta de rescisão. Revise-a com cuidado. Pense sobre seus direitos e opções antes de sair assinando qualquer coisa por aí.

2. Comunique

Comunique o fato aos seus parentes e amigos: não fique sozinho e deprimido. Converse com alguém em que você confia: comunique o fato, pois em breve você poderá ser visto como um exemplo de superação a ser seguido.
Não peça ajuda para uma pessoa que você praticamente ignorou ou deixou de lado: não a faça pensar que ela é útil para você somente nos momentos complicados.

3. Lidando com emoções

Perder o emprego é uma situação difícil, mas não é o fim do mundo. Mantenha-se calmo, pois suas atitudes definem o profissional que você é. Não fique perdendo tempo reclamando ou murmurando nem desconte sua raiva em seus amigos ou em sua família: não complique sua situação, evitando assim de “caçar” desentendimento por aí, agravando o problema. Enquanto você murmura e perde tempo, procurando culpados e xingando todo mundo, muitos desempregados por aí, na mesma situação que a sua, estão ganhando tempo criando seus currículos e lutando por vagas.

4. Hora de se mexer!

Rapidamente, atualize seu currículo. Na parte 2 dessa série de postagens, você vai saber como fazer um bom currículo. Aproveite o tempo vago para estudar mais ou, se puder (dependendo as finanças, por exemplo), faça um curso para se aprimorar.

Mas uma coisa é certa: desemprego não é férias! Grave isso: parado você não consegue nada. Encare isso como um emprego em que tens que procurar um novo emprego. Saia, ande, estude, se informe, se atualize: de acordo com as leis da física, se um corpo fica em repouso sem receber força nenhuma ele não vai para lugar nenhum (claro que depende do referencial, mas deu para entender literalmente).

5 Se planeje nesse período

Enquanto você procura emprego, empenhado em distribuir seus currículos, se atualizando com seu universo profissional, se aprimorando através de estudos para cada vez mais se tornar um profissional de qualidade para ser um forte candidato à concorrência, você precisa se planejar. Sem ganhar seu salário, você precisa moderar nos gastos. Talvez você tenha uma família para criar, talvez não... Porém, de todo modo, você precisa se planejar e se a situação ficar feia, precisa se controlar. Talvez será preciso fazer alguns cortes no orçamento, economizar água e luz... Mas tenha sempre em mente que organizando seus gastos você evitará dores de cabeça piores... Muito piores...

Enfim, não seja pessimista. Você não é o único que está desempregado: já é normal vivermos nessa situação. Hoje, milhares de pessoas vivem sem emprego e sobrevivem. Ser demitido não mata. O que mata é ser demitido e ficar sem fazer nada esperando um Anjo cair do céu com um cheque ou com uns “pila” verdinhos.

Nós somos resultados de nossas escolhas e de nossos atos.

Nas próxima postagem dessa série, você vai ler:

COMO CRIAR UM BOM CURRÍCULO?



Nenhum comentário: