quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Como tirar a carteira de motorista

Se você já tem 18 anos você já pode tirar sua carteira de motorista. Porém, se voc~e acha que é só chegar na auto-escola, pegar um carro e sair andando por aí, "mandando ver", você está enganado: precisa seguir alguns passos. Enquanto sites tentam explicar através de longos textos que nos deixam com sono, o VINICBLOG vai sintetizar tudo em tópicos para facilitar sua vida, deixando tudo bem claro:



O QUE FAZER?

1) Procurar uma auto-escola

2) Levar os documentos necessários:

* Cópia e original de: identidade, CPF e comprovante de residência.
* Duas fotos 3x4 recentes, coloridas e com o fundo branco.

3) Você vai receber um boleto para ser pago e que vai confirmar sua matrícula

4) Após isso, você fará um exame médico e um exame psicológico.

5) Você vai participar de aulas teóricas: vai receber uma pasta com um livro explicativo e um livro para a prática de exercícios. Para controle, você vai assinar a lista de presença.

6) Após as aulas teóricas, você faz uma prova teórica (é preciso ter participado em todas as aulas). Ela tem 30 questões objetivas (com alternativas de A até D) e você precisa acertar 70%.

7) Ao ser aprovado no exame teórico, você marca as aulas práticas: você escolhe um carro e, literalmente, aprende a dirigir com um instrutor.

8) Após as aulas práticas, você fará uma prova prática.

9) Sendo aprovado na prova prática, você receberá a Carteira Provisória de Direção: você terá permissão para dirigir durante 12 meses .

10) Ao final desses 12 meses, se não tiver cometido nenhuma infração grave ou ser reincidente na média, você adquire sua carteira nacional de habilitação (CNH)

Observação: você poderá tirar a carteira para pilotar veículos de 2 ou 3 rodas (categoria A) ou automóveis (categoria B) ou os dois tipos ao mesmo tempo (categoria AB). Existem essas 3 possibilidades. Você não estará habilitado para dirigir vans, ônibus e caminhões. Portanto, não saia por aí pensando que pode dirigir qualquer tipo de veículo.

Para dirigir os outros veículos (categorias C, D e E) você precisará adicionar essas categorias mais tarde sob outras condições. Também não estará habilitado para dirigir ambulâncias e transportes escolares.




E DEPOIS?

Depois você terá que renovar sua carteira de motorista a cada cinco anos. Para pessoas com problemas de saúde ou em outras situações que possam afetar seu desempenho na direção, o prazo poderá ser restringindo a três anos.




COMO SE RENOVA A CARTEIRA?

1) Vá a um prédio do Detran com os seguintes documentos:

* Cópia e Original de: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência
* Duas fotos 3x4 coloridas e recentes, com o fundo branco

2) Você vai marcar um exame médico.






Nenhum comentário: