terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Como se portar numa entrevista de emprego? (o que fazer, o que falar...)

Parte 3: A entrevista

Tópico 2: O que fazer durante a entrevista de emprego.

Nessa série de postagens, você viu: primeiras providências ao saber da demissão, dicas valiosas de como criar um bom currículo e como se preparar para uma entrevista de trabalho. Após todos esses passos, você precisa saber como agir durante a entrevista. Então, aí vai mais uma série de dicas valiosas para você:


Antes de ir para a entrevista, leve uma cópia de seu currículo (aprenda a criar um clicando aqui). É imprevisível saber se o entrevistador vai soliciar uma via do currículo ou não.


1)A apresentação:

Não demore muito durante o aperto de mão, aproveitando esse momento para fazer uma breve apresentação, dizendo, de forma clara, quem você é. Mantenha o contato visual: evite ficar olhando para baixo ou para os lados. Também não fique encarando a pessoa como se ela fosse um E.T. Simplesmente, aja naturalmente.

Preste total atenção: ele vai retribuir o aperto de mão e deve falar o nome dele. Não esqueça do nome dele muito menos pergunte novamente mais tarde. Seja simples: “Bom dia, sou Fulano, como vai o senhor?”. Não demonstre desânimo. Se oferecerem a você café ou água, aceite e vai tomando durante a entrevista. Mas evite pedir água ou café: aceite somente se alguém oferecer.

Se perguntarem se você aceita água gelada ou natural, opte pela natural: a gelada pode afetar sua garganta, provocando uma maior dificuldade da fala.

O aperto de mão deve ser firme, seja que tipo de entrevistador for. Se você estiver sentado, levante-se para apertar a mão do sujeito. Se tiver até três pessoas, aperte a mão de todas. Tendo muitas pessoas, aperte a mão do responsável e cumprimente os demais de forma geral.

2) Postura e Comportamento

Há coisas que fazemos sem perceber e que os outros percebem em nós. Quando estamos distraídos, olhando para os lados, pensando em outras coisas, as pessoas que estão ao nosso redor percebem isso. Portanto, evite ficar olhando para os cantos ou para as janelas e, principalmente: não fique brincando com o lápis ou com a caneta ou rabiscando com eles.

Não sente como se estivesse no sofá de casa, ou seja, quase na cama do quarto. Mantenha a postura e o contato visual (como já foi dito, contato visual não é o mesmo de ficar encarando).

3) Como falar? Fazer piadinhas de vez em quando ou não?

Você precisa saber o volume certo da fala: gritar ou murmurar com o seu avaliador vai deixá-lo desconfortável. Saiba dosar o volume: se ele começar a se inclinar para frente, fazer uma careta para tentar te ouvir, tenha cuidado. Responda com frases completas, transmitindo confiança e certeza. Sua pronuncia é muito importante: evite erros de gramática. Usa palavras simples, que você conhece: não tente bancar o “culto”, pois poderá se dar mal caso se atrapalhe.

Evite fazer algum tipo de piada. Se o entrevistador fizer, dê um sorriso para ser simpático, não interessando se a piada é boa ou não. Porém, não caia na gargalhada, não dê risos falsos.
Por fim, evite fazer comentários sobre temas polêmicos ou sobre assuntos muito pessoais (times de futebol, religião, etc...)

4) E se eu errar?

Gaguejou, cometeu algum equívoco, confundiu, se atrapalhou, disse coisa que não devia? Se desculpe ao entrevistador e justifique dizendo que você está nervoso, pois você tem muito interesse na vaga. Se o entrevistador for bom, ele vai valorizar mais o fato de você ter lidado com a situação do que com o próprio erro.

5) Entenda bem e responda bem

Não interrompa o entrevistador quando ele estiver falando. Ouça a pergunta com atenção até o final e tente a interpretar bem. Se não entender ou se entender com dois sentidos, por exemplo, peça educadamente ao entrevistador esclarecê-la.
Suas respostas devem ser claras e diretas: não tente ficar enrolando, não tente o “embromation”. Por outro lado, se ele fizer uma pergunta que você deve apenas responder “sim” ou “não”, tente complementá-la, elaborando algo mais, como justificar ou dar exemplos. E nunca fale mal de empregos e de patrões anteriores.

6) O final

Talvez o entrevistador abra espaço para perguntas. Isso foi avisado na postagem anterior, onde vimos como se preparar para uma entrevista de trabalho. É sempre bom ter umas perguntas para demonstrar interesse pelo trabalho. O entrevistador espera perguntas como salário, benefícios e horários, mas você pode fazer algo diferente, como perguntar a ele sobre a carreira profissional dele ou a situação atual da empresa.
Se despeça com cortesia, demonstrando segurança e tranqüilidade. Não confirme seus contatos com ele: somente se forem solicitados pelo entrevistador. Tenha em mãos uma cópia do seu currículo: talvez ele peça a você no final ou logo no início da entrevista.
Outras dicas:

#Não chegue atrasado de jeito nenhum!! Chegar atrasado significa muita coisa, como falta de interesse e falta de planejamento. Procure chegar antes e aproveite o tempo de espera para organizar suas idéias e para se tranqüilizar.
#Não fique de braço cruzado: isso não gera uma boa impressão. Repouse as mãos sobre o colo.
#Nem pense em ingerir álcool, fumar, mascar chicletes. Se puder, evite medicamentos que possam te afetar durante a entrevista, como aqueles que o deixam tonto, com sono ou com náuseas.
#Evite as gírias e usa palavras simples.
#Se estiver muito nervoso para responder uma pergunta, solicite ao entrevistador para repeti-la. Enquanto isso, suspire e tente manter a calma.
#Não fale mal de empregos ou de patrões anteriores
#Nunca minta a respeito de suas qualificações
#Vá para a entrevista sabendo sobre a empresa e sobre seu setor.
#Nunca se vanglorie de suas conquistas.
#Procure fazer perguntas quando as circunstâncias permitirem.
#Sente-se apenas quando for convidado a se sentar
#Deixe o celular desligado (se você se esquecer e o aparelho tocar NÃO ATENDA. Simplesmente, desligue-o o mais rápido possível para não deixar o entrevistador te esperando)
#Agradeça ao entrevistador pela oportunidade (agradeça no final, quando se despedir)

Seja cordial, simpático e evite a arrogância. Seja educado e cumprimente o entrevistador tanto no início como no final. Você pode se destacar simplesmente pela sua educação.


Na próxima postagem dessa série, você verá:

RAZÕES PARA FALHAR NA ENTREVISTA DE EMPREGO

Essas postagens têm sido úteis para você? Você pode comentar quando quiser, fazendo um elogio, uma pergunta ou uma crítica. Estamos abertos a comentários. Desse jeito, você nos dará a certeza de que não estamos "escrevendo para as paredes". O seu comentário nos motiva... E MUITO!



Nenhum comentário: