quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Como se escreve? Viagem ou Viajem?

Como se escreve? Viagem com "g" ou viajem com esse "j". Para sua alegria, as duas formas estão corretas! O que muda é o jeito de usá-las. Você quer saber quando se usa um e quando se usa outro? Então confira abaixo de uma forma simples e fácil:

VIAGEM
Com "g" é substantivo.

Gosto daquela viagem.
A viagem de Clemiltovaldo foi tranquila.
Arrotônio passou mal durante a viagem.

Não entendeu nada? Veja então quando se usa "viajem" (logo abaixo) e perceba a diferença:


VIAJEM

Com "j" é verbo:

Eu gosto de viajar. 
Espero que Pafonciano e Creuzovaldo viajem bem amanhã. 
Berezalvina viajou ontem. 


REPLAY:

Com "g", é substantivo:

Faça uma boa viagem

Com "j", é verbo:

Espero que viaje bem. 



Qualquer dúvida, basta fazer um comentário. Seu comentário é muito importante para nós! Comente fazendo sua pergunta, sua crítica, sua sugestão ou até xingando: estamos abertos para te ouvir. Se você não comentar, você não estará contribuindo para o crescimento do blog e para a motivação do blogueiro. Se esse post foi útil ou inútil para você, faça um comentário, nem que sejá para dizer um "oi". Não precisa de dados, pode ser até anônimo, mas faça um comentário para eu não pensar que estou escrevendo para as paredes, por favor!


VEJA MAIS DÚVIDAS DE ORTOGRAFIA 

FAZER UM COMENTÁRIO

36 comentários:

Anônimo disse...

na frase: ... das suas viagens e etc..

Anônimo disse...

Na frase trazendo informações sobre a viajem está certo?

Vinic disse...

Na frase trazendo informações sobre a VIAGEM.

VIAGEM - substantivo

VIAJEM - verbo "viajar" conjugado

Poderia ser mais específico quanto a frase em que a dúvida foi gerada? Eu revi os exemplos, mas não entendi a sua colocação.

Anônimo disse...

no caso da palavra viagem ou viajem, como identificar o substantivo ou verbo, na frase?

Anônimo disse...

No caso de colocar a palavra VIAJEM, em um cartão "FAZEMOS VIAJENS E CARRETOS", a palavra esta correta?

Grato Adelmo

Vinic disse...

Não está correto. O certo é "fazemos viagens", pois só se deve usar o "j" para o verbo:

Eu viajo
Tu viajas
Ele viaja
etc...

Como não se trata do verbo, o correto é "fazemos viagens".

Vinic

Anônimo disse...

que alivio que das duas formas esta certo. achei que tinha errado fiquei morrendo de vergonha achando que tinha escrito viagem errado.

Vinic disse...

Opa! Está certo dependendo do contexto. As grafias "viagem" e "viajem" estão corretas: elas existem. Agora, o que é preciso atentar é se elas foram usadas de maneira correta.

Está errado falar, por exemplo, que "a viajem foi agradável". O certo é "a viagem foi agradável".

As grafias das duas palavras existem e estão certas, mas o seu uso pode estar errado.

Saliento mais uma vez que "viajem" é verbo (eu viajo, tu viajas, ele viaja...), enquanto "viagem" é substantivo (a viagem foi boa).

OK?

Anônimo disse...

obrigada pela dicas me foi muito útil

Anônimo disse...

galera muitíssimo obrigada pela dica, pois me salvou muito agora ao desejar boas ferias ao meu chefe que irá viajar amanha....rsrs

Anônimo disse...

Excelente dica. Gostei muito

Deh disse...

Fugindo das viajens; viagens... queria q me explicasse rapidamente quando eh usado na forma correta os Porque´s. So quero q me relembre, lembro de 4 por que.
1.Esse> "Por quê" separado com chapeuzinho, esse> "por que" separado, esse> "Porquê" junto e com chapeuzinho, esse> "porque" junto junto. Cada um deles tem uma funçao determinada em cada frase, vc pode me ajudar a lembrar?

Vinic disse...

Olá Deh,

Você pode conferir esse assunto nessa postagem:

http://blogdogramaticando.blogspot.com/2011/04/usar-por-que-porque-por-que-ou-porque_21.html

Nesse link está localizado a postagem referente às diferenças da grafia dos "porquês". É uma postagem do blog do Gramaticando, meu blog de língua portuguesa.

Espero tê-la ajudado.

Abraço.

Anônimo disse...

Obrigado, entendi bem, valeu msm...

vando disse...

complicado essa historia da viagem heim, obrigado fiquei confuso ainda.

OLHODEGATA disse...

NA FRASE: CUIDADO PARA QUE SUA VIAJEM NÃO SEJA SEM VOLTA.

A PALAVRA VIAJEM ESTÁ CORRETA NO CONTEXTO?

Vinic disse...

Não.

O correto é: "Cuidado para que sua VIAGEM não seja sem volta".

Viagem, nesse contexto, não é verbo, mas sim substantivo. Se é substantivo, então se escreve com "g".

Você poderia dizer: "Cuidado para que VIAJES com volta", por exemplo (soa estranho, mas é apenas um exemplo).

Nesse caso seria um verbo, tanto que está conjugado:

Que eu viaje com volta
Que tu VIAJES com volta
Que ele viaje com volta
...

Vamos recapitular mais uma vez:

Substantivo:
Espero que sua VIAGEM seja boa
Verbo:
Espero que tu VIAJES bem

Se a dúvida persistir, basta falar que tentarei outro modo de explicar.

Um abraço!

Vinic disse...

Olá Vando,

Tentarei explicar melhor:

Imagine se a gente tivesse que falar assim:

Eu VIAGO
Tu VIAGAS
Ele VIAGAS
Nós VIAGAMOS
Vós VIAGEIS
Eles VIAGAM

Não podemos, certo? Então, para verbo, nós trocamos o "g" pelo "j".

Logo:

VIAGEM - sempre será substantivo

VIAJEM - sempre será VERBO

Você só pode usar VIAJEM (com J) se for verbo, ou seja, se alguém estiver praticando a ação de VIAJAR.

Fulano viajou bem

Nesse exemplo, o verbo é "viajar", que está conjugado na terceira pessoa:

Fulano (ele) VIAJOU (pretérito perfeito)

Senão, teríamos que dizer: "Fulano VIAGOU bem", o que é errado.

Se não for verbo, então você escreverá "viagem".


Agora, veja:

A VIAGEM é boa

Nesse caso, viagem é verbo? Resposta: não!

O verbo é "ser" (verbo do tipo "de ligação"), que conjugado fica "é".

Nesse caso, VIAGEM não é verbo. Eu não posso conjugá-lo:

"Eu viago
Tu viagas
Ele viaga
Nós viagamos
Vós viagais
Eles viagam"

Por isso que a gente troca o "g" pelo "j".

Eu viajo
Tu viajas
Ele viaja
etc...

Você só vai usar o "j" quando for verbo:

Eu viajei\viajo\viajarei
Tu viajastes\viajas\viajarás
Ele viajou\viaja\viajará
etc...

Fora isso, é VIAGEM

Se não entendeu, se eu expliquei enrolado, pode comentar novamente que procurarei outro modo de te explicar, está bem?

Obrigado por compartilhar sua dúvida.

Anônimo disse...

Obrigada, sanei minha dúvida,já posso viajar.kkkk

Anônimo disse...

FOI ÓTIMO PARA MIM TIRAR ESTA DÚVIDA!
QUANDO ME DEI CONTA DE UMA MENSAGEM QUE RECEBI FALANDO A RESPEITO DA UMA VIAGEM DE TREM, ENTÃO TIREI A DÚVIDA
DE (VIAJAR E VIAGEM)!
FICO MUITO AGRADECIDA PELA INFORMAÇÃO!
MEU NOME É IVOME.

Anônimo disse...

Ainda bem que vc tem muita paciência rsrsrs

Marize disse...

Nossa gostei muito da explicação. Agora não me confundo mais. Obrigada.

Diego Farias Pio disse...

Boa noite a todos!

Uma dúvida, qual seria a frase correta:
Eu fiz uma ótima viajem. J
Eu fiz uma ótima viagem. G

Vinic Half disse...

Olá Diogo.

O correto é "eu fiz uma ótima viagem", pois nesse caso estamos lidando com um substantivo (e não com verbo).

Se fosse um verbo, poderíamos dizer, por exemplo, "eu viajei bem" (com "j").

Para mais artigos de gramática, basta acessar o Blog do Gramaticando:

www.blogdogramaticando.com

Anônimo disse...

qual e a forma correta?

volta logo dessa viagem? ou volta logo dessa viaje?

Vinic Half disse...

O correto é "volta logo dessa viagem".

Nesse caso, o "viagem" é substantivo.

Anônimo disse...

Adoreiii

visito esse blog todos os dias.

Aline Alexandra disse...

parabens pelo blog,muito util mesmo.

Anônimo disse...

Bom dia, gostaria de saber se na frase:( não vá viajar muito), se escreve com g ou com j?

Vinic Half disse...

Pelo fato de ser um verbo, o correto é escrever com "j":

"não vá viajar muito".

Anônimo disse...

Qual é o certo, viagens incríveis ou viajens incríveis.

Peter Ensi disse...

O correto é "viagens incríveis"

Anônimo disse...

Só quando voltar de viagem . Esta correto?

Peter Ensi disse...

Correto, isso mesmo.

Anônimo disse...

Ola Vic,na frase "se nao a vejo imagino-a e sou forte como as arvores altas" como classificamos segundo as subclasses dos verbos?

Peter Ensi disse...

Bem, vamos pensar...

1)"Se não a vejo"

Equivale a dizer "se não vejo ela" em termos pronominais.

Portanto, o verbo é transitivo. (o verbo "ver" pode ser "intransitivo" também, mas não é esse o caso).

2) "Imagino-a"

Equivale a dizer "eu imagino ela" em termos pronominais (é o mesmo caso anterior).

Logo, o verbo também é transitivo (ele também pode ser "intransitivo", mas não é esse o caso).

3) "sou forte"

Verbo de ligação (ou copulativo).