terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Como fazer a prova de um concurso público?


Como fazer uma prova de concuso público?


Antes da prova

* A véspera da prova será o dia que você menos vai estudar: basta dar uma revisada geral e pronto! Separe esse dia para descansar: evite outras atividades. Descansar é descansar! Nada de ficar o dia todo na frente da televisão ou do computador forçando a vista.

* Separe todos os documentos necessários para a realização da prova. Geralmente, é identidade e algum comprovante de pagamento. Depende do concurso. Saber o que levar é sua tarefa: precisa saber dos mínimos detalhes de todas as fases do concurso.

* Separe o material que vai usar. Não leve uma nem duas: leve umas três canetas de mesma cor e as teste antes. Canetas recém compradas não garantem qualidade total. Se levar lapiseira, leve grafite. Caso contrário, leve um apontador para o lápis. Você deve levar uma lapiseira ou um lápis para ter um maior controle no preenchimento dos cartões, evitando erros que podem te levar à reprovação. A borracha deve ser “limpa”: às vezes, a borracha fica tão suja que mancha a folha quando for usada.

* Separe um relógio para usar durante a prova. Não fique dependendo da boa vontade dos fiscais para te informar o tempo. Porém, certifique-se se é permitido usá-lo.

* Durma cedo e se alimente bem. Não conseguir dormir por causa da ansiedade é normal e muita gente passa por isso. Não fique acordado com a desculpa de que não consegue dormir, acendendo a luz do quarto e ficando sentado na cama. Simplesmente, fique de olhos fechados que quando você menos esperar estará dormindo.

* Chegue com antecedência: chegue, pelo menos, uma hora antes. As regras dos concursos são claras: os portões se fecham e você perde sua chance. E então: “até o ano que vem!”. Nem as lágrimas serão capazes de fazer o portão abrir. Muitos candidatos perdem a prova por causa de atrasos: portanto, dê prioridade ao tempo. Se planeje para chegar com antecedência.

*Não leve celular ou qualquer outro equipamento eletrônico. Leve seu material na mão: o uso do estojo pode ser proibido.

*Quando você entrar na sala você não vai começar a fazer a prova de imediato: você fica um tempo esperando. Fique atento à todas as orientações dos fiscais: deve saber a duração da prova, o preenchimento dela, se é permitido ir ao banheiro ou tomar água. Vá ao banheiro e tome água ANTES da prova: assim, você estará ganhando tempo.


Durante a prova

* Você terá recebido um caderno com as questões e um cartão de respostas. O que vale é o cartão: suas respostas registradas nele serão corrigidos por uma máquina. Portanto, você tem que estar bem atento às instruções que foram dadas pelos fiscais.

* Mantendo a calma, comece a resolver as questões. Se ler o enunciado três vezes e não entender o pedido, passe imediatamente para a próxima questão. Se demorar para responder, também passe para a outra questão. Vai respondendo as questões, marcando as respostas tanto no caderno como no cartão com seu LÁPIS, fazendo uma leve marcação possível de ser apagada sem manchar o cartão.

* Ao chegar na última questão, olhe para o relógio e veja quanto tempo resta ainda. Faça uma breve pausa de cinco minutos, esticando os pés e os dedos da mão, sem olhar para os lados e sem exagerar: não pode dar brecha para os fiscais pensarem erradamente que você está colando. Faça essa pausa discretamente.

* Logo depois, comece a fazer as questões que deixou em branco. Apesar de raro, não se pode descartar a possibilidade de “resposta dada”: às vezes, o enunciado de uma questão pode ser a resposta de outra questão anterior.

* Monitore o tempo gasto regularmente: para isso, deixe o relógio em cima da mesa, de frente para você. Você precisa deixar um tempo para o preenchimento do cartão resposta à caneta: no mínimo, 25 minutos para uma prova de 20 questões: você terá um minuto para preencher a resposta de cada questão e terá mais cinco para fazer alguma possível revisão, tudo para garantir a maior segurança na hora de marcar suas respostas.

* Faltando 25 minutos para o final numa prova de 20 questões, comece a preencher à caneta as respostas do cartão, conferindo tanto a marcação no caderno como a marcação à lápis no cartão. Assim, você estará reduzindo a probabilidade de fazer uma marcação errada. As questões que você não conseguiu fazer ainda vai deixando em branco ainda, sem marcação nenhuma.

* Após marcar todas as respostas feitas, controle o tempo: será sua última chance de conseguir responder as questões que você não sabe. Controlando o tempo, leia com calma e interprete o enunciado dos exercícios, procurando algum tipo de “pegadinha” ou algum detalhe não percebido. No caso de cálculos, revise seus cálculos. Por mais trabalhoso que seja, se acha que poderá ser um avanço prossiga no desenvolvimento do cálculo. Poderá chegar próximo da resposta.

* Se não conseguiu ainda resolver as questões, chegou a hora do “chute”. Primeiramente, analise as alternativas e veja aquela que deve ser descartada “de cara”: elimine as alternativas que você tem certeza que está errada. Depois disso, chute na letra em que menos foi usada em suas respostas (sem ser a alternativa eliminada). Marque o “chute” diretamente à caneta. À essa altura, faltará pouco para entregar a prova.



Um comentário:

Anônimo disse...

Boaaa Mlk ! Bons textos ! Parabéns !