sábado, 30 de janeiro de 2010

Como estudar matérias exatas?

Parte 4: Como estudar matérias exatas?

Dicas para um bom estudo na parte das exatas... Confira o post abaixo:

Matemática, Física e Química.

Essas são três matérias das quais eu não gosto. Talvez você goste: aí o estudo fica melhor.

Todas elas tem uma coisa em comum: fórmulas e raciocínio. Ficar parado, lendo e tentando gravar fórmulas não vai te levar a lugar nenhum!!! Você estuda fazendo exercícios!!! Não tem maneira melhor e mais eficaz do que essa!!!

Portanto, não perca tempo!!

1ª) Selecione o assunto e dê uma breve lida na parte teórica, ou seja, na parte explicativa do livro para ter uma noção geral.

2ª) Pegue uma folha separada e anote todas as fórmulas e dados importantes. Por exemplo: em termodinâmica, anote as fórmulas para mudar a unidade da temperatura (Celsius, Kelvin, Fahrenheit) e anote os valores das temperaturas do zero absoluto e da ebulição da água em cada unidade.

3ª) Com essa folha cheia de fórmulas, parta para cima dos exercícios: devore-os! Acabe com todos eles! Faça todos! Se você odeia o assunto, é sua oportunidade para se vingar: acabe com todos os exercícios, faça todos eles! Se você gosta do assunto, prove que você é bom no negócio e parta para cima dos exercícios com tudo!

O que você está fazendo?

Praticando os exercícios fornecidos a você através do livro didático ou diretamente do professor, você...

1) Estará decorando automaticamente todas as fórmulas e dados, pois você vai usar constantemente sua folha de fórmulas até memorizá-la por completo.

2) Estará exercendo a lógica, o raciocínio rápido. Na hora da prova, fará os cálculos mais rapidamente.

3) A prova vai ser moleza: será como a lista de exercícios que você fez. Só vai mudar os números: o resto é tudo a mesma coisa. O mesmo problema que usou maçã vai usar abacaxi e você fará cálculos idênticos.

4) Vai resolver a prova com nível de dificuldade superior. Praticando os exercícios, você estará apto a resolver problemas mais complexos, que precisam de raciocínio puro e interpretação. O cara que só tentou decorar as fórmulas estará bem encrencado.

5) Vai achar a matéria mais fácil e por isso vai gostar mais dela. Gostando mais dela, vai praticar mais exercícios para ter o gostinho de achar as respostas certas e então vai achar tudo mais fácil ainda. Se sentirá bem seguro.

Portanto, pare de ficar perdendo tempo tentando decorar as fórmulas e faça os exercícios! Comece com os mais fáceis e ridículos para ganhar mais segurança e gosto pela matéria, aumentando o nível de dificuldade.

Os melhores livros didáticos são aqueles que possuem exercícios organizados em nível de dificuldade, todos com respostas. Os melhores livros dessas matérias valorizam os exercícios para serem feitos.

Nunca olhe a resposta antes de resolver a questão: assim, você será, sem perceber, influenciado a chegar nela de uma maneira incorreta.

Se errar, reveja todos seus cálculos e veja se não errou um típico “1+1=3”. Se continuar errando, separe a questão para perguntar para o professor ou então para um colega (que pode responder melhor do que o professor, utilizando uma linguagem mais adequada para você).

Se você quer mais dicas, continue acompanhando essa série!


Nenhum comentário: