domingo, 24 de janeiro de 2010

Como aproveitar bem um ar-condicionado?



Se você não quer passar pelo sufoco do verão, uma das melhores soluções é, sem dúvida, o ar-condicionado! Como é bom ter um ambiente fresquinho e agradável no meio do forno da cidade.
Encerrando a série “Verão e Inferno”, você vai saber como comprar um bom ar-condicionado e aproveitá-lo bem. Confira o post abaixo:

COMPRA

1) Cuidados iniciais

Antes de comprar seu aparelho, você precisa ver a tensão (voltagem) de sua residência. É bem comum o uso dos 110 v, mas é sempre bom observar se o aparelho é compatível com a tensão.

Outra coisa é ver o tamanho dele: uma parte do aparelho fica dentro do quarto enquanto a outra fica fora, tudo isso por meio de um buraco. Você não pode comprar um ar-condicionado com largura ou altura maior do que o buraco na parede, senão vai acabar tendo prejuízo.

Depois da compra, verifique a vedação do aparelho com a parede: o ar de dentro não deve se misturar ao ar de fora. Além de tudo isso, deve ter o selo do INMETRO.

USO

2) Onde colocar o ar-condicionado?

O aparelho deve ser posto numa altura superior, para garantir as chamadas “correntes de convenção”. Tente instalar ele bem acima, quase no teto: o ar frio vai descer, fazendo o ar quente do ambiente subir, ou seja, fazendo o ar circular e refrescar o ambiente. Se for colocado numa altura baixa, o ar não vai circular e não vai refrescar o ambiente.

Além disso, deve ser colocado na parte da parede que receba pouca luz do sol e deve ter sua frente totalmente livre, sem ser bloqueada por cortinas ou quaisquer objetos. Se tiver algo na frente do aparelho, a vazão do ar diminuirá, forçando o compressor, aumentando o consumo de eletricidade e reduzindo sua vida útil.


MANUTENÇÃO

3) Interna

O filtro deve ser limpado a cada quinze dias. Se o aparelho for muito usado, limpe o filtro usando água e sabão neutro uma vez por semana.

Uma vez no ano, o aparelho deve ter uma limpeza interna geral, que será feita por profissionais especializados na área. Essa limpeza geral vai reduzir o acúmulo de pó e de outros resíduos que ficam no evaporador e no condensador, melhorando a eficiência do aparelho.

Portanto, lembre-se de levar o aparelho a uma loja especializada para essa limpeza geral, pois senão ele vai perder sua eficácia.

4) Externa

Após desligar o ar-condicionado totalmente (da tomada elétrica), use flanelas e panos para limpar a frente e o gabinete (é o que reveste o aparelho). Não se deve aplicar água, álcool ou detergente diretamente sobre o ar-condicionado.


Após essas dicas, você poderá comprar um bom ar-condicionado e aproveitá-lo ao máximo, garantindo mais economia e mais bem-estar!