sábado, 2 de janeiro de 2010

Aonde ou Onde? Qual é o certo?



Onde ou aonde? Qual é o certo? Como usar? Aonde e onde? Onde ou aonde? Onde e aonde? Aonde ou onde?

Apenas uma letra é capaz de confundir nossas "cacholas". Onde e aonde são palavras com significados diferentes. Confira abaixo:


1) Onde

"Onde" significa "em algum lugar". Portanto, se refere a algo parado ou fixo:

Onde fica a sua casa?
Jeremias mora onde Judas perdeu as botas.
Clauvicleiton morou num lugar onde Berisberta morou.
Entendeu? Agora vamos ver a próxima situação para compreender a diferença:

2) Aonde

"Aonde" significa "para algum lugar". Portanto, se refere a algo em movimento.

Aonde você foi?
Para aonde aquele carro está indo?
Cremildes tropeçou naquela pedra: aonde ela foi parar, pois não estou enxergando ela?
Existem lugares aonde não é possível ir sozinho.


REPLAY

Para lugares fixos, significando "em algum lugar", se usa "onde"

Para indicar movimento, algo passageiro ou destino, significando "para algum lugar", se usa "aonde"

Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio, basta fazer seu comentário (pode ser anônimo). No caso de pergunta, me esforçarei para responder na melhor forma possível.

IR PARA MENU DE ASSUNTOS DE GRAMÁTICA

COMENTAR ESSA POSTAGEM

19 comentários:

Marilucia disse...

Vinic, valeu pelo posto, agora conseguir me lembrar dessas diferenças, admito que sempre uso onde tanto para "algum lugar" ou para "em algum lugar"

Vinic disse...

Pois é, uma letrinha faz toda a diferença. Mas é bem comum generalizar o "onde" para todos os usos, já nos acostumamos a falar e escrever assim, mas a gramática não leva em conta isso e mantém suas regrinhas.

mto obrigado pela participação, o VinicBlog agradece seu comentário.

Anônimo disse...

VINIC:
FIQUEI MUITO FELIZ POR VOCÊ TER ENVIADO PARA MIM AS RESPOSTAS DAS MINHAS DÚVIDAS.
É COM GRANDE PRAZER QUE ESTOU ENTRANDO TODOS OS DIAS NO SEU BLOG PARA VER SE TEM COISAS NOVAS.
OUTRA PERGUNTINHA:
ESTE VER É ACENTUADO OU NÃO?
NO MEU TEMP0 DE ESTUDANTE OLHA QUE JÁ FÁS MUITOS ANOS, ESTE VÊR ERA ACENTUADO (OXÍTONA TÔNICA).
E O FÁS:
É ACENTUADO E TERMINADO EM "S".
ESTÁ CERTO?
MAIS OPÇÕES PARA QUE VOCÊ NOS ESCLAREÇA E QUE TANTA GENTE AINDA TÊM DÚVIDAS.
ESSE TÊM.
QUANDO QUE NÓS ESCREVEMOS TEEM COM ACENTO E O PRÓPRIO TÊM?
UM OU HUM - SEI QUE A LETRA "H" É SIMBOLO ETIMOLÓGICO.
EX.: R$ 1.000,00 (HUM MIL REAIS).
ESTÁ CERTO.
BEM!:
VOU PARAR POR AQUI PARA QUE VOCÊ NOS ESCLAREÇA.

UM ABRAÇÃOOOOOOOO!!!!!!

VELLOSO2008 - PAULO VELOSO

Anônimo disse...

VINIC:
EU ERREI AO ME REFERIR QUE VÊR É UM OXÓTONO.
ESTE VERBO É SIM UM MONOSSÍLABO.
DESCULPE-ME, POIS, ERREI FEIO...

VELLOSO2008 - PAULO VELOSO

Anônimo disse...

VINIC:
VOCÊ SUMIU?...
POR ONDE VOCÊ ANDA?...
NÓS ESTAMOS ESPERANDO POR ALGO MAIS QUE NOS FAÇA SENTIR QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO.
ESCREVA MAIS SOBRE ESTES ASSUNTOS TÃO IMPORTANTES PARA O PESSOAL QUE ASSIM COMO EU, PRECISAMOS ESTÁ COM O PORTUGUÊS NA PONTA DA LÍNGUA.
E VINIC:
SE NO MEU TEXTO CONTIVER ALGUM ERRO DE GRAFIA OU MESMO PONTUAÇÃO, QUE VOCÊ ME CORRIA, EU GOSTQARIA MUITO DISSO.

ATT,
VELLOSO2008 - PAULO VELOSO
pauloveloso@oi.com.br

Anônimo disse...

NO TEXTO QUE ESCREVI, FICOU FALTANDO O "J" DE CORRIJA. AQUELE "Q" DE EU GOSTARIA PODE TIRÁ-LO. ESTE "Q" É UM "Q" DE QUEIJO QUE SAIU SEM SEM PERMISSÃO DO RATO QUE COMEU O QUEIJO.
SÓ UMA PIADINHA...

VALEU VINIC!...

TCHAUUUUUUUUUUUUUUUUU

VELLOSO2008 - PAULO VELOSO

Vinic disse...

Paulo Veloso, obrigado pelo comentário. Eu tenho enfrentado algumas dificuldades em relação ao blog e por isso estou meio "sumido". Do jeito que anda minha rotina, nem era para ter conseguido manter o blog no ar.

Essa semana ainda estará complicada, não posso prometer nada, mas a partir da semana que vem vou atender seu pedido, ok? Vou retomar o assunto com a gramática.

Anônimo disse...

Por favor me ajude estou em crise com a professora do meu filho. Por que nem todo gu é dígrafo e porque a palavra CONSEGUIU não é tritongo?garize

Vinic disse...

Bem, vamos por partes:

1) Por que nem todo "gu" é dígrafo?

Leia essas palavras:

GUERRA e ÁGUA.

Ambas têm "gu", mas apenas uma delas tem dígrafo.

Em "guerra", o "gu" tem um som único e é dígrafo. Em "água", o "gu" não pode ser dígrafo pois não tem som único (o "u" é pronunciado também).

Portanto, o "gu" será dígrafo quando você não pronunciar o "u", mas sim um único som.

+ exemplo:

FOGUETE (tem dígrafo), AGUENTAR não é dígrafo)

2) Por que a palavra "conseguiu" não é tritongo?

Bem, essa pergunta é novidade para mim, pois "conseguiu" tem todas as características de tritongo, que é quando uma palavra apresenta uma vogal no meio de duas semivogais na mesma sílaba. Ora, o "i" é uma vogal no meio de duas semivogais ("u") numa única sílaba (guiu).

O "i" tem que ser vogal pois define a sílaba, marca a sílaba. Como você tem sílaba sem vogal, como você tem sílaba só com semivogal se ela sempre está grudada numa vogal?

Como o "i" é vogal, então o "u" só pode ser semivogal, pois nunca há numa sílaba duas vogais juntas, mas sim sempre a junção das vogais (a,e,i,o,u) com as semivogais (i,u).

Portanto, está provado que "conseguiu" tem tritongo sim, seguindo a regra gramatical: o tritongo é o encontro de uma semivogal com uma vogal que se encontra com outra semivogal numa mesma sílaba.

VELLOSO2008 disse...

VINIC:
PRIMEIRO QUERO TE DESEJAR TUDO DE BOM NESTA SUA EMPREITADA. E EM SEGUNDO LUGAR, MANDAR-LHE UM BEIJO EM SEU CORAÇÃO...
CADÊ VOCÊ SEU DOIDO " COM TODO O RESPEITO ", AINDA NÃO CONSEGUIU TEMPO PARA NÓS SIMPLES MORTAIS. A SAUDADE É GRANDE...
"SÓ DESEJAMOS O BEM AS PESSOAS QUE REALMENTE SOMAM NESTE MUNDO PERDIDO E CARENTE DE BONS SERES COMO VOCÊ...!
POR FAVOR CORRIJA ESSE MEU COMENTÁRIO.
É MANDAR-LHE OU MANDAR-LHES
TE DESEJAR OU DESEJAR-LHES
COMENTE VINIC, POIS SERÁ MUITO BOM PARA TODOS OS SEUS LEITORES ASSIM COMO EU.
TUDO É POSSÍVEL, QUANDO A ORGANIZAÇÃO DOS MEIOS NÃO PRECISAM JUSTIFICAR OS FINS. (VELOSO)
MEU E'MAIL PARA CONTADO É:
paulovelosa@oi.com.br
fuuuuuuuuuuuuuuuuui

Vinic disse...

Bem, eu fiz uma postagem para esclarecer todas essas dúvidas, ok? Mais uma vez, eu agradeço ao maior comentarista do VB. Sua participação é importante para o blog.


O link do post é:

http://vinicblog.blogspot.com/2010/11/vinic-responde-comentarios_95.html

PAULO VELOSO (VELLOSO2008) disse...

VINIC:
O MAIS IMPORTANTE É SABER QUE VOCÊ VAI MUITO BEM...
ESPERO QUE NA SUA VIDA, O TEMPO SEJA O FIEL DA BALANÇA E TRAGA COM ELE BONS VENTOS PARA UM HOMEM DE VISÃO HUMANITÁRIA...!
SÓ UMA BRINCADEIRINHA:
TALVÊZ ALGUÉM POSSA PENSAR QUE SOU BOYOLA, MAS, A GRANDE SATISFAÇÃO É SEM SOMBRA DE DÚVIDAS, A COMUNICAÇÃO QUE NÓS TEMOS COM PESSOAS INTERESSANTES E DE RESPONSABILIDADE INERENTE AO DESAFIO QUE HOJE VOCÊ VINIC CARREGA PARA MUDAR UM POUCO A FACE DO BRASIL NA FORMA MAIS PURA E SINGELA QUE É A EDUCAÇÃO DE NOSSO POVO. POR ISSO MEU AGRADECIMENTO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO...
HÁ...! "NÃO SOU BOYOLA, E NEM EM SONHO FAREI O TESTE DE PROSTATA.
VINIC:
É SÓ UMA BRINCADEIRA. HAJA VISTA, QUE A REALIDADE DE UM POVO É MENSURADA QUANDO ESTE MESMO POVO EXIGE SEUS DIREITOS E TEM EM SUA SABEDORIA A EDUCAÇÃO PERMEANDO TODA SUA VIDA. (VELOSO)
SE VOCÊ QUIZER PODE CORRIGIR TODO ESSE MEU COMENTÁRIO...!
VINIC:
JÁ VI A PALAVRA "QUISER", ASSIM ESCRITA.
QUAL É A FORMA CORRETA...?
E MAIS UMA VEZ, UM ABRAÇÃO MEU CAMARADA...........!!!!!!!!!!!
FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUI

Vinic disse...

estou um pouco sem tempo mas logo eu corrijo seu comentário por completo. Obrigado por ele.

Sobre o "quiser", se escreve "quiser", com "s". Não existe "quizer".

abraço

PAULO VELOSO (VELLOSO2008) disse...

VINIC:
VOCÊ NÃO SABE COMO FICOU MEU EGO QUANDO ENTREI NO SEU BLOG E LI QUE MEU COMENTÁRIO ERA MUITO IMPORTANTE.
ESTOU ACOSTUMADO A COMENTAR MUITOS BLOGS, MAS, NUNCA TIVE A SATISFAÇÃO DE ME VER ENVOLVIDO EM TAMANHA HONRARIA.
PARA MUITOS PODE NÃO SER NADA, MAS, PARA MIM, É COMO SE EU PARALELAMENTE VIVESSE UMA FILOSOFIA EM QUE O PARTICIPANTE SINCERAMENTE FOSSE MAIS UM A SOMAR E NUTRIR OS PENSAMENTOS COM COISAS QUE DE FATO MERECEM A DESCOBERTA DE ALGUÉM QUE JULGAMOS NÃO CONHECER.
VOCÊ PODE ACREDITAR QUE A RECÍPROCA É TOTALMENTE VERDADEIRA...
VINIC:
TALVÊZ A MINHA RETÓRICA SEJA POR ADMIRAÇÃO A SUA PESSOA E QUE A SUA HUMILDADE TENHA CONQUISTADO UM HOMEM QUE NÃO ESTÁ ACOSTUMADO A TER DE VOLTA AS RESPOSTAS QUE GOSTARIA DE TER.
UM ABRAÇÃO MEU AMIGO!
PAULO CESAR VELOSO SOBRINHO

Marilucia disse...

Paulo Veloso sou Marilúcia uma admiradora do trabalho do Vinic, fã também e acabei de ler seus comentários sobre ele e endosso todos. Voce me parece uma pessoa bem sincera e que não tem medo de dizer o que sente mesmo que a mente poluída das pessoas achem outras cosias, obrigada por dar o valor devido ao Vinicblog e ao Vinic que para mim é um dos melhores blogueiros que já conheci.

Abraços

PAULO VELOSO (VELLOSO2008) disse...

MARILÚCIA:
A RECÍPROCA É TOTALMENTE VERADEIRA. HAJA VISTA, QUE NA ATUAL CONJUNTURA AS PESSOAS POR ABRIREM O CORAÇÃO E TER COM A VERDADE, ÀS VÊZES AS PESSOAS ATÉ ESTRANHAM E PENSAM QUE A GENTE É GAY OU NÃO TEM A MENTE LEGAL.
SOU CASADO E MUITO BEM CASADO E ADORO A MINHA MULHER.
SIM:
TEM GAY QUE É CASADO TAMBÉM. MAS, ESSE NÃO É O MEU CASO. GOSTO MUITO DO BLOG DO VINIC, ELE É UMA PESSOA HUMILDE E BRINCALHÃO, COISA QUE SOU TAMBÉM E GOSTO DE SER.
MAS, NÃO VAMOS SÓ FALAR DISSO.
GOSTEI MUITO DO QUE VOCÊ ESCREVEU E SINTO QUE VOCÊ É QUE NEM EU. DAMOS A CESAR O QUE É DE CESAR...!
A SINCERIDADE VINDA LÁ DO FUNDO D'ALMA É O COMBUSTÍVEL QUE A ALIMENTA.
UM BEIJÃO EM SEU CORAÇÃO.
SINTO QUE A FRATERNIDADE BUSCA EM PESSOAS CAUSAS E EFEITOS DURADOUROS QUE A PRÓPRIA VIDA VAI CONTINUAR EXISTINDO SÓ PELA DESCOBERTA DO AMOR FRATERNO...!
UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO, PARA VOCÊ E TODA SUA FAMÍLIA. SÃO OS MEUS DESEJOS SINCEROS.
E PARA O VINIC, DEIXO A MESMA MENSAGEM...!

Marilucia disse...

Obrigada Paulo, falar mais sobre o Vinic e sobre voce seria repetir tudo que disse. Apenas agradeço e te desejo também o Melhor Natal que possa ter e que em 2011 consiga concretizar e dar continuidade ao que começou em 2010.

Quando puder visita meu blog

Abraços, tudo de bom

Vinic parabéns por trazer pessoas como o Paulo para a blogosfera

Anônimo disse...

Professor, me surgiu uma dúvida quanto (onde e aonde), quando usamos aonde é porque a preposição "a" é exigida pelo verbo? Por favor, retire esta minha dúvida.

Vinic Half disse...

Sim, o "a" do "aonde" está associado à preposição "a", que corresponde à ideia de movimento (para tal lugar). É o meu jeito de memorizar que o "aonde" está associado ao movimento. Muio bem observado!