quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Saiba como foram as primeiras transmissões de TV no Brasil

A televisão no Brasil começou em 1950, com a criação da TV Tupi.



Quem trouxe a TV para o Brasil foi Assis Chateubriand. No início, o negócio foi tão primitivo que você faria melhor, aí em sua casa, usando a web can, a câmera digital ou sabe Deus o quê.

1ª Abacaxi: Não havia televisores no Brasil. Então Assis importou 200 aparelhos para serem distribuídos em pontos estratégicos de São Paulo. Como se não bastasse, as televisões não chegaram no dia da primeira transmissão por problemas alfandegários, mas Assis resolveu o problema usando sua influência.

2ª Abacaxi: Só havia 2 câmeras para transmitir tudo, mas uma delas pifou. Então, tudo o que foi ensaiado com 2 câmeras teve que ser transmitido por 1.

3ª Abacaxi: Tudo era ao vivo, nada era gravado (não havia videotape). Portanto, foram muitos os imprevistos e os improvisos. Para se ter uma idéia, o jornal ia ao ar sem horário fixo: 9:30 ou 10 horas, pois tudo dependia da sorte: programação ou problemas de operação.

4ª Abacaxi: O telejornal funcionava da seguinte forma: as reportagens eram gravadas como filme de cinema (câmeras 16mm). Era preciso, na maioria das vezes, revelar o filme. Então, as matérias eram enviadas por avião para o estúdio. Chegavam sempre em cima da hora ou... simplesmente não chegavam.


5ª Abacaxi: Mais tarde, em 1958, Chico Anysio (sim, aquele humorista da Globo) trouxe para o Brasil o videotape (VT) e a programação pôde ser gravada. Foi utilizado pela primeira vez no programa “TV de Vanguarda”, da TV Tupi. Mas o negócio era complicado... O VT tinha uma hora de duração. Por isso, as cenas eram cronometradas rigorosamente, mas sempre faltavam os 10 minutos das cenas finais, que precisavam ser apresentadas ao vivo. Portanto, ficava um programa gravado e ao vivo ao mesmo tempo.


NAS PRÓXIMAS POSTAGENS...

CURIOSIDADES SÍLVIO SANTOS


Sabia que...
Ele já trabalhou para a Globo (Roberto Marinho foi seu patrão)?
Já foi dono da metade da Rede Record?
Os primeiros 15 minutos da transmissão do SBT foram clandestinos?
Ele poderia ter sido o presidente da República (as pesquisas indicavam que ele ganhava do Collor e do Lula)?

Você vai saber:

Como ele vendia as coisas rapidamente quando camelô
Como ele conseguiu audiência irritando a Globo
Como ele conseguiu audiência alertando o telespectador a não ver o SBT
Ele podia ter morrido quando criança se ele não ficasse doente em casa

Padrão VINICBLOG de comunicação
conecte-se nesse mundo!