sábado, 21 de novembro de 2009

O que é vento?

Saudações leitores do VB!

Cá aqui estou mais uma vez!

Hoje vamos falar do vento. Vento? Isso mesmo, vento... Como você definiria “vento”? Se você está desesperado para fazer algum trabalho escolar ou não tem nada de útil para fazer, ou é uma pessoa curiosa em busca do saber você está no lugar certo!

Eu me admirei ao pesquisar sobre “vento” e encontrar sites que literalmente dificultam a coisa, conseguem complicar a explicação e enrolar a nossa cabeça. Bem, vamos devagar, por partes.

ITEM 1 – Como se forma o vento?

Vento é, simplesmente, o ar em movimento. Como assim? Calma, vou explicar tim-tim por tim-tim.

1) A Terra é composta pela atmosfera. Em todo o canto do mundo, estamos submersos numa camada de ar

2) A energia do Sol esquenta a Terra e esquenta o ar de uma maneira irregular, ou seja: o ar não é aquecido de uma forma igual em todo o hemisfério. Isso se deve ao fato de o Sol atingir cada ponto da Terra num ângulo diferente. Há outros fatores (o ar na cidade é mais quente do que na floresta).

3) Quando o ar se aquece, ele se torna mais “leve” (menos denso) e sobe

4) Como ele subiu, ele deixou um “espaço”, que é preenchido por outro ar, que se desloca formando o vento.

Conclusão: vento é o deslocamento de ar para ocupar o espaço de um outro bloco de ar que foi aquecido mais rápido e subiu.

ITEM 2 – Aprofundamento

1) Quando o vento esquenta e sobe, o lugar que ele estava se chama “zona de baixa pressão”, que é preenchido por um outro bloco de vento, que veio da “zona de alta pressão”. Portanto, vento nada mais é do que o movimento do ar das zonas de alta pressão para as baixas pressão devido às diferenças de temperatura.

2) Existem aparelhos que medem o vento, como a biruta (um “saco” com dois buracos que indica a direção do vento) ou anemômetro (além da direção, indica a velocidade).

3) Quando a velocidade do vento fica muito alta, facilitada pelo movimento de rotação da Terra, o vento vira “ciclone”. Furacão, tornado e tufão são ciclones (ventos fortes e circulares). Bem, os prejuízos que essas desgraças podem causar todos sabem...

4) O vento é importante, pois traz ar puro e oxigênio ao ambiente.

ITEM 3 - MARITIMIDADE

No litoral, durante o dia, o vento sopra do mar para a terra. E durante à noite, o vento sopra da terra para o mar. Esse efeito é chamado de “maritimidade”.

Para compreender isso, precisamos compreender uma idéia principal: a terra esquenta e esfria mais rápido que o mar. Pronto:

Durante o dia, quando o sol nasce, a terra fica mais quente que o mar. Logo, o ar sobre a terra esquenta mais rápido e sobe. O espaço vazio é preenchido pelo ar que está sobre o mar (mais gelado), se deslocando na forma de vento.

Durante a noite, a terra se esfria mais rápido do que o mar. O ar sobre o mar fica mais quente e sobe. O espaço vazio é preenchido com o ar da terra, mais frio.



Esse post foi útil para você? Por favor, deixe seu comentário. Ele é importante para nós.



Nenhum comentário: