domingo, 1 de novembro de 2009

O focinho do cão


Você sabe por que o focinho dos cães é gelado? Você tem algum palpite? Tente aí:

a) Por causa da respiração
b) Não é gelado, depende da raça
c) Por causa da troca de calor
d) Somente em dias frios


Então, qual sua resposta? Se você acha que é a letra “a”, muito bem: você errou! É a letra “d”: também não! A letra “b”: sinto muito. Letra “c”: acertou! Vamos descobrir então:

O focinho do melhor amigo do homem, na verdade, não é gelado, mas sim, úmido. O cachorro tem poucas glândulas sudoríparas, que são as glândulas que eliminam o suor. Como vocês devem saber, o suor serve para estabilizar a temperatura interna. No verão, nós suamos mais pois é mais calor e é preciso compensar a temperatura interna. Quando suamos, estamos nos “refrescando”.

Bem, o cachorro não sua muito. Como ele faz para manter a temperatura corporal? O coitado vai ter que apelar para a boca e para o focinho. Portanto, quando o cachorro fica com a boca aberta e com a língua para o lado de fora, não é sinal de que ele está cansado, mas sim de que está com calor: ele está eliminado calor para o ambiente, assim como o suor. O mesmo ocorre no focinho: sai ar quente para o exterior. Porém, quando esse ar quente encontra o ar frio do ambiente, esse ar frio se condensa, formando as gotículas de água e deixando o focinho mais úmido.

Se você gostou desse post, comente! E se você não gostou, comente também! Ajude o VB com suas críticas, elas são valiosas para nós!