domingo, 8 de novembro de 2009

Da onde veio a festa de aniversário

textos grandes
Créditos da imagem: RECADOS ONLINE
http://images.google.com.br/imgresimgurl=http://i266.photobucket.com/albums/ii270/profileglitter/fa7/012.jpg&imgrefurl=http://www.recadosonline.com/felizaniversarioengracado2.html&usg=__2x1wSY4EYeOgvZF4SPxkrD7dQ8=&h=434&w=600&sz=36&hl=ptBR&start=32&tbnid=ilEMROtfG_d3vM:&tbnh=98&tbnw=135&prev=/images3Fq3Danivers25C3%25A1rio%2Bengra%25C3%25A7ado%2Bbolo%26gbv%3D2%26ndsp%3D18%26hl%3Dpt-BR%26sa3DN26start3D18

No mundo todo, comemorar aniversário se tornou uma tradição única, difícil de ser esquecida. Mas afinal, quando o costume de soprar as velinhas começou? Será que alguém inventou? O VB vai descobrir isso para você, vamos lá então!

A moda que nunca deixou de existir

Fazer aniversário começou, nada menos, desde o ano 3000 A.C. Quanto tempo, hein? Não resta ninguém para contar a história daquele tempo, mas, porém, contudo, todavia, foram dois antropólogos que inventaram, quer dizer, descobriram isso.

Eram os egípcios e os gregos que realizavam esse costume apenas para gente chique, que no caso, eram os divinos: faraó e deuses. E mais ninguém, não adianta chorar. Mas com o tempo, a tradição foi se espalhando, até que chegou aos romanos. Eles facilitaram mais as coisas: com a tradição, passaram a homenagear o imperador, a sua família e os senadores (senadores??? Sim, Roma já foi República também, mas isso é outra história...).

Para o cristianismo, a Igreja não aceitou comemorar o aniversário por causa de sua origem pagã: afinal de contas, foi feito para celebrar o faraó e os deuses. Porém, no século 4, a Igreja passa a comemorar o aniversário de Jesus, com o nome de Natal. (viu??? Natal é nascimento de Jesus, o Cristo!! Não tem nada a ver com Papai Noel, que foi uma figura inventada para tirar o foco do verdadeiro significado do Natal. Por isso que Papai Noel é destinado para as crianças, para ter influências nelas desde cedo. Quando o Natal chegar, eu faço um post melhor... Aguardem pelo que eu vou falar!).

A partir de então, comemorando-se o Natal, o aniversário foi, pouco a pouco, tornando-se um costume cada vez mais universal, uma moda que pegou e nunca mais saiu de moda. Aos poucos, vieram as figuram simbólicas, como as velas, a musiquinha “Parabéns para você”, o bolo...

NOS PRÓXIMOS POSTS...

ORIGEM DOS SÍMBOLOS DO ANIVERSÁRIO (Velas, balões, bolo, "parabéns a você"...)