sábado, 28 de novembro de 2009

Celular pode explodir?

Celular explosivo? Mito ou verdade?

créditos imagem: http://www.risco.com.br/images/Foto-1-web.jpg

VERDADE


Não use celular no posto de combustível!!

Houve um acidente em 2007, num posto da Shell, que deixou um frentista gravemente ferido que acabou morrendo três dias depois.

Ele, Carlos Roberto dos Santos, subiu no caminha e usou o celular para iluminar a boca do tanque. Logo depois, aconteceu a explosão.

No posto de gasolina, principalmente no abastecimento, ocorre a dispersão de vapores inflamáveis provenientes dos combustíveis. Eles são mais densos ( mais “pesados”) que o ar e por isso permanecem numa altura mais baixa. Portanto, no posto, a gente fica submerso numa nuvem invisível de vapores de combustível.

O celular é um aparelho movido à bateria (que novidade!) que emite faíscas que a gente não vê. A faísca pode inflamar os vapores do combustível e causar danos.

Recomendações:

Usar o celular só a mais de 5 metros do posto ou na própria conveniência. Não se arrisque à toa! Há lei que proíbe o uso de celular nos lugares de venda de combustíveis. Siga as normas!

MITO


Muita gente deve conhecer o programa “Caçadores de Mitos”, da Discovery. É um grupo de cientistas (quatro homens e uma mulher) que vivem quebrando ou confirmando mitos. Para eles, o celular não pode explodir no posto. Porém, será que todas as variantes foram analisadas?

E então? Eis a questão...

Na pior das hipóteses, NÃO use o celular no posto de combustível. Não queira pagar para ver algo que não deva ser agradável...

Vídeo do acidente:
http://www.youtube.com/watch?v=gwxLFauVnTU

Vídeo do programa “Caçadores de Mitos”:
http://www.youtube.com/watch?v=P1Isx3lWn2Q&feature=related


Nenhum comentário: